zoológicos para conhecer no Brasil

8 zoológicos para conhecer no Brasil

O passeio ao zoológico é uma ótima opção para famílias, pois desde as crianças até os adultos, todos ficam interessados pela vida animal e suas belezas. Existem diversos tipos de zoológicos espalhados pelo nosso país e todos eles promovem maior contato com a natureza, conhecendo ou revendo algumas espécies.

De acordo com o euamomeusanimais.com.br para os pequenos, poder ver de perto alguns animais que, até então, eram vistos somente em livros ou TV é uma experiência inesquecível. Portanto, se você quer levar as crianças para esse passeio incrível, não deixe de acompanhar o post de hoje e veja os 8 melhores zoológicos para conhecer no Brasil. 

1. Gramado Zoo, Gramado, Rio Grande do Sul

O principal destino de inverno do país conta com diversas opções de lazer para todas as idades, podendo ser aproveitado em qualquer época do ano. Além disso, oferece excelente qualidade de vida para seus moradores, fazendo com que muitas pessoas se interessem pela região e decidam investir nos apartamentos na planta em Gramado

Sendo assim, caso você more ou esteja de passagem pela cidade, não pode deixar de conhecer o Gramado Zoo, criado em 2008 com um conceito diferente dos outros zoológicos. Ele abriga somente animais da fauna brasileira e recria seu habitat natural, além de resgatar animais em situações de risco, realizar pesquisas e oferecer mais informações sobre as espécies, a fim de promover a preservação e conscientização dos visitantes. 

2. Zoológico de Salvador, Salvador, Bahia

Considerado um verdadeiro centro de referência na preservação de animais silvestres da fauna brasileira em extinção, ele conta com 84 espécies de aves, 40 de mamíferos e 34 répteis. O Zoo Noturno é uma das atividades mais interessantes, na qual os visitantes assistem a um teatro de sombras e fazem um passeio guiado para observar animais noturnos. Além disso, o Zoo em Família é outro passeio, com atividades dinâmicas e lúdicas, além de mini-palestras. 

3. Parque das Aves, Foz do Iguaçu, Paraná

O Parque permite o contato direto dos visitantes com os animais, sendo possível adentrar nos viveiros e apreciar de perto os moradores ilustres do local. Há o Viveiro Pantanal, com aves adaptadas ao ambiente aquático, o Reino das Borboletas, com diversas borboletas e beija-flores, além do espaço das Araras Mansas, que voam perto dos visitantes e ainda pousam para fotos. 

4. Zoo Pomerode, Pomerode, Santa Catarina

Esse é o maior zoológico de Santa Catarina, abrigando cerca de 1,3 mil animais de mais de 250 espécies, sendo que muitas estão em extinção. Além disso, o local conta com um núcleo de Educação Ambiental, com o objetivo de promover consciência nas crianças em relação à importância da preservação do meio ambiente e as mais diferentes formas de vídeo. Ainda existe o cinema 7D, com 12 opções de filmes com duração entre 4 a 8 minutos. 

5. Zoo Safari, São Paulo, São Paulo

Esse zoológico tem uma proposta bastante diferente, funcionando como um tipo de safari. Ou seja, você entra com o carro e passeia pelos viveiros dos animais. Em casos de animais mais dóceis, como camelo e lhama, por exemplo, o visitante recebe ração e pode alimentá-los com as próprias mãos. Mas, em outras espécies, as janelas devem ficar fechadas. Inclusive, é comum que os macacos subam em cima do carro, divertindo a todos. 

6. BioParque, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 

Revitalizado e reinaugurado há não muito tempo, esse é o zoológico mais antigo do Brasil. São cerca de 350 espécies de animais, sendo que muitas são raras e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, mico-leão-de-cara-dourada, tamanduá-bandeira e urubu-rei. Em vez de jaulas, o BioParque se tornou um espaço de conservação do bem-estar e da vida animal. 

7. Zoológico do CIGS, Manaus, Amazonas

Com certeza a grande atração do Manaus Zoo é o viveiro das onças, que permite passar por cima dos felinos em uma passarela de concreto. A visão de seu habitat de cima é realmente incrível e encanta não apenas as crianças, como também jovens e adultos. Além disso, toda a ambientação do zoológico foi feita para que os animais se sintam em casa e possam se reproduzir em seu habitat natural. 

8. Zoológico de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Por fim, o zoológico de Brasília foi inaugurado antes mesmo da própria capital, ocupando uma área de cerca de 140 hectares, sendo que 12 deles são destinados para a produção de alimentos dos animais. Dentro dele existem alguns projetos, como o Zoo Toque, que são visitas guiadas para grupos de deficientes visuais, além da Colônia de Feras, permitindo que as crianças tenham maior contato com a natureza. 

Então, agora que você conhece alguns dos melhores zoológicos do Brasil, já pode escolher qual visitar primeiro. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim podem aproveitar para visitar outros pontos turísticos da região com calma. Como consequência você garante a melhor experiência de viagem e promove momentos que as crianças nunca irão esquecer.