festas alemãs no Brasil para participar

9 festas alemãs no Brasil para participar

É fato que a cultura trazida pelos imigrantes alemães foi difundida em nosso país com facilidade, sendo que até os dias de hoje, vários costumes germânicos fazem parte do cotidiano do brasileiro, presente desde a gastronomia e arquitetura, até na moda e festividades. Inclusive, algumas festas alemãs no Brasil são consideradas as melhores para se divertir, como a famosa Oktoberfest. Afinal, ainda que seja tipicamente germânica, com um toque brasileiro tudo fica ainda melhor, certo? No entanto, sabemos que nem todo mundo conhece quais são as festas tradicionais alemãs e por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre as principais.

1. Schützenfest, Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Considerada a quinta maior economia de Santa Catarina, essa cidade também é destaque por suas belezas naturais incríveis, opções de lazer variada e excelente qualidade de vida. Como consequência, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul, a fim de morar em um dos lugares mais desenvolvidos do país. Além disso, moradores e turistas podem aproveitar a famosa Schützenfest ou Festa do Tiro, organizada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu. Ela acontece anualmente e recebe várias atrações típicas, com apresentações de dança, musicais, além de diversas opções de pratos alemães. 

2. Oktoberfest, Blumenau, Santa Catarina

É claro que a famosa Oktoberfest não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo a maior festa germânica fora do território alemão. Celebrada com muito chope e cerveja, a cultura ainda pode ser aproveitada de diversas outras formas, com muita música, manifestações culturais e, claro, gastronomia. São 19 dias de muita festa e acontece todos os anos no mês de outubro no Parque Vila Germânica. 

3. Schlachtfest, São Bento do Sul, Santa Catarina

A cidade de São Bento do Sul é famosa por seus museus e paisagens naturais, mas além disso, é sede da festa alemã mais autêntica do Brasil: a Schlachtfest. As principais atrações são as músicas típicas, apresentações folclóricas, musicais, gastronomia farta e variada, além do delicioso chopp. A festa atrai não apenas os moradores, mas milhares de turistas que querem apreciar a cultura germânica e se divertir. 

4. Festa do Imigrante, Timbó, Santa Catarina

Outra cidade catarinense colonizada por alemães, Timbó também recebeu influências italianas. Nesse sentido, a fim de resgatar a cultura e perpetuar as tradições do povo alemão, hoje em dia ela realiza a Festa do Imigrante anualmente no mês de outubro. A comemoração conta com danças folclóricas, desfiles, bailes, apresentações musicais, gastronomia, etc. 

5. Bauernfest, Petrópolis, Rio de Janeiro

A Festa do Colono Alemão de Petrópolis é o segundo maior evento do gênero no país, contando com 3 palcos e centenas de atrações para toda a família. A fim de manter as tradições alemãs vivas, a festa tem entrada gratuita, sendo sediada no famoso Palácio de Cristal em Petrópolis. Com muito chopp e gastronomia típica, a cidade imperial se transforma em um verdadeiro burgo alemão. 

6. Festa da Colônia, Gramado, Rio Grande do Sul

Essa é uma das festas mais autênticas e interessantes da Serra Gaúcha, unindo a cultura dos imigrantes alemães, italianos e até mesmo portugueses. São diversos pratos típicos para saborear, além de muita dança e produtos feitos pelos colonos e pessoal da zona rural de Gramado. 

7. Festa Pomerana, Pomerode, Santa Catarina

Pomerode é conhecida por ser a cidade mais alemã do Brasil, sendo pequena e bastante charmosa. A Festa Pomerana acontece todos os anos, sendo o principal evento do calendário turístico da cidade, sediada no pavilhão de eventos. Com certeza as pessoas se sentem em casa, com o ambiente totalmente decorado de acordo com a cultura alemã, muita cerveja e comida de qualidade. 

8. Fenarreco, Brusque, Santa Catarina

Criada em 1985 na cidade de Brusque, seu objetivo era divulgar um dos pratos típicos mais famosos da cultura alemã: o marreco com repolho roxo. Ela também acontece em outubro e com o tempo ganhou cada vez mais destaque. Portanto, hoje é um grande festival, com música, desfiles, comida boa e cerveja, é claro. 

9. Kerbfest, Cunha Porã, Santa Catarina

Por fim, o Kerbfest é uma festa de origem alemã que acontece todos os anos em Cunha Porã. O evento é cheio de atrações musicais, concursos de rainhas, desfiles culturais, comidas típicas e muito chopp. É uma ótima opção para integração de moradores e turistas. 

Então, agora que você conhece algumas das principais festas alemãs no Brasil, já pode escolher qual irá curtir em sua próxima viagem. Como você deve ter reparado, a maior parte é sediada em Santa Catarina, visto que esse é um dos estados com maior incidência de imigrantes alemães. Sendo assim, nossa dica é criar um bom planejamento, pois dependendo de quanto tempo tiver disponível para viajar, pode conhecer mais de uma cidade alemã. Com isso, você garante uma viagem tranquila, assim como a melhor experiência.