Os concursos públicos podem ser sinônimo de estabilidade financeira e uma carreira cheia de prestígio, além de fornecerem uma alternativa para quem não tem seu próprio negócio. Por isso, são o alvo desejado de milhares de pessoas.

A importância de se manter focado antes de prestar um concurso público

Porém, ser aprovado em um concurso é um objetivo que demanda esforço e tempo para ser alcançado, sobretudo na atualidade, onde a concorrência se tornou maior.

O foco é primordial para quem deseja ser aprovado em um concurso público e é a partir dele que uma pessoa consegue dedicar-se o suficiente para se preparar para a seleção.
 
O preparo para o concurso público depende inteiramente da dedicação e esforço.

Deve haver uma rotina de preparação e estudo organizados, além de sempre manter-se focado para continuar persistindo em realizar a seleção, mesmo que a aprovação não venha de forma imediata.

Sendo assim, coloquei abaixo alguns aspectos úteis sobre a importância de se manter focado e dicas para se preparar para um concurso público e se organizar da melhor forma, visando conquistar a tão desejada aprovação. 

Vamos conferir juntos essas dicas!

1. Conheça a si mesmo para que consiga manter-se focado no seu objetivo


Ao prestar um concurso é essencial que você conheça a si mesmo e aplique esse conhecimento no momento de escolher o concurso público ideal para suas habilidades e vocação profissional. 

Precisará compreender qual área tem afinidade e gostaria de trabalhar para que assim, possa selecionar o concurso público que se encaixa no seu perfil.

O que vemos atualmente são pessoas que buscam estabilidade financeira e por isso realizam dezenas de processos seletivos de concursos de áreas que não se identificam e fogem da vocação profissional. 

Isso faz com que haja uma sobrecarga muito grande no período de preparação para a seleção, gerando frequentemente a não aprovação.

As pessoas optam por realizar um concurso público por diversos motivos como:

  • Aumentar a renda média mensal;
  • Construir uma carreira sólida e fixa;
  • Realizar um sonho de carreira;

Independentemente do motivo, é importante escolher qual concurso público se enquadra na área de afinidade e nas suas habilidades, para que futuramente, após a aprovação, possa estar trabalhando em uma área que domina e tem mais facilidade para aprender.

As áreas mais comuns são: policial, jurídica, saúde, administrativa e fiscal. Várias dessas áreas têm assuntos em comum nas provas de concurso, mas cada uma tem as suas especificidades que as diferenciam.
 
Você deve escolher uma das áreas e focar nela, para que consiga se dedicar ao máximo para a área desejada e organizar seus estudos com base nela.

2. Administre seu tempo


Para quem tem um objetivo em mente é necessário ter um foco determinado e se dedicar para alcançar seu objetivo. 

Vemos milhares de pessoas passando um longo período de tempo participando de seleções de concurso público, mas nunca conseguem ser aprovadas. 

Isso ocorre porque elas não conseguem ter uma constância no seu cronograma de preparação, esperando sempre por uma aprovação cair do céu.

Por isso, você precisará organizar bem o seu tempo de preparação e planejar seus dias sempre pensando no seu objetivo.

Temos sempre muitas tarefas para realizar no dia-a-dia que incluem cursos, trabalho, deveres domésticos e etc. 

Então, saber organizar o tempo para conciliar o preparo para um concurso público com todas essas atividades é um desafio, mas ainda assim necessário. 

Lembre-se de que haverá sempre outros concorrentes que estarão se dedicando arduamente dia-após-dia para passar em um concurso e você concorrerá diretamente com eles por uma vaga.

Diante disso, você poderá se organizar melhor usando as seguintes dicas: poderá fazer anotações em uma agenda ou até mesmo lançar mão da tecnologia para organizar seu tempo, montando um cronograma definido em um calendário, para que possa separar seu tempo diariamente para a preparação.

3. Organize o seu estudo


A última das dicas para quem deseja prestar um concurso público que pode ser um diferencial no seu preparo é o estudo.

O estudo é a principal chave para que você possa ser aprovado em um concurso público. Sem estudar e se preparar, a realização de um concurso será como apostar na loteria, ou seja, a aprovação dependerá somente da sorte.

Essa dica está muito atrelada à dica anterior, sobre a organização do tempo, pois somente assim você poderá estudar e se preparar adequadamente.

Além disso, é preciso saber o que fazer no seu tempo disponível para os estudos, pois não adianta ter várias apostilas de assuntos diferentes e querer aprender ou revisar todos ao mesmo tempo.

Separe seu cronograma de estudos por etapas, por assuntos diferentes, começando sempre por aquele que você considera mais fácil e terminando com o mais difícil. 

Dessa forma, você conseguirá aprender de forma gradual, começando pelo básico e preparando sua mente para trabalhar no aprendizado do conteúdo que tem mais dificuldade.

Você também pode criar um caderno com as anotações mais importantes sobre cada tópico estudado. Isso facilitará muito para quando for revisar todo o conteúdo novamente.