empreendedor de sucesso

O que estudar para se tornar um empreendedor de sucesso

Para entender os motivos de investir em treinamento e saber quais são os cursos ideais para você se destacar e ter um negócio de sucesso e bem administrado, leia o texto a seguir.

Pesquisas apontam que 34,5% dos brasileiros de 18 a 64 anos se consideram empresários. Essa é uma parcela expressiva de 45 milhões de pessoas que se reconhecem dentro da definição de empreendedor.

No atual clima econômico, os especialistas acreditam que o empreendedorismo vai precisar se desenvolver ainda mais, o que levanta preocupações quanto à formação desses profissionais.

Para entender os motivos de investir em treinamento e saber quais são os cursos ideais para você se destacar e ter um negócio de sucesso e bem administrado, leia o texto a seguir.

Por que buscar a capacitação?

Há empresários que criam negócios autônomos por necessidade, porque não possuem melhores condições de trabalho, o que os obriga a abrir um negócio para gerar renda para si e suas famílias.

Por outro lado, há empreendedores que iniciam um novo negócio mesmo que tenham outras alternativas no mercado.

Esse segundo perfil possui um nível de escolaridade e formação superior, o que aumenta os seus rendimentos e o desejo de ser independente.

Segundo a GEM Brasil, em 2014, 70,6% dos empreendedores afirmaram que foram motivados pela busca de novas oportunidades.

Com esse pequeno panorama em mente, confira os principais motivos para buscar maior capacitação na hora de empreender.

1. Adaptação ao mercado

O aumento dos índices de desemprego e a crise do mercado fizeram com que o empreendedorismo se desenvolvesse mais pela necessidade.

Os riscos desse fenômeno residem na tomada de decisões precipitadas, na falta de planejamento e no desafio de transformar necessidades em oportunidades.

É verdade que nenhum curso nos prepara para todos os desafios do mercado, mas certamente fornece as ferramentas e conhecimentos essenciais para lidar com eles da maneira mais competente e estratégica.

Isso é ainda mais evidente quando pensamos nas mudanças cada vez mais velozes. O público que usa a internet é muito mais difícil de ser cativado, por exemplo.

Novos aplicativos e dispositivos tecnológicos surgem com constância, e nesse contexto o empreendedor precisa se destacar e se adequar a essa realidade complexa para conquistar sucesso.

2. Procurar se atualizar

A empresa longeva é aquela que sabe se manter em evidência nos mais variados contextos e épocas.

Os cursos profissionalizantes para empreendedores têm a vantagem de motivá-lo a olhar para outros tipos de soluções e estratégias.

Seja conhecer novas tecnologias, como destacamos no tópico acima, ou pensar em outras maneiras de organização interna, o ponto é nunca estagnar.

A estagnação é sinal de que a marca não possui mais a mesma dinamicidade que a trouxe ao patamar de destaque.

3. Fazer networking

Todo empresário precisa ter uma ampla rede de contatos (network). Ninguém consegue empreender por muito tempo totalmente sozinho.

Os ambientes de estudo são muito férteis para estabelecer novos relacionamentos e conexões. Em suma, encontrar colegas que podem te ajudar.

Fazer parcerias e ampliar o leque de contatos no geral é muito pertinente para vislumbrar novas possibilidades.

Existem muitos nichos de consumo esperando para serem explorados com qualidade.

Uma conexão feita ao longo de um curso pode muito bem ser a porta de entrada para negócios extremamente prósperos.

4. Melhorar a tomada de decisões

Estar em posição de liderança todo o tempo pode ser bastante desgastante. Afinal, há sempre uma equipe de colaboradores à espera de uma decisão para executar tarefas de vários tipos.

Nesse sentido, existem cursos criados especialmente para melhorar a capacidade de liderança dos empreendedores.

Eles trabalham com técnicas de comunicação e gerenciamento de pessoas, elementos cruciais para a construção de uma postura de líder realmente compatível com os objetivos e ambições do empresário.

Ao longo do texto vamos entrar em mais detalhes a respeito das chamadas habilidades de liderança. Por ora, saiba que há métodos muito eficazes para aumentar a autoconfiança e a capacidade de resolução de problemas.

5. Aprimorar a oratória

A boa capacidade de falar em frente de muitas pessoas é um dos talentos mais valorizados em várias áreas de atuação.

Não se trata de uma capacidade totalmente inata. Do mesmo modo que é possível evoluir como líder, é possível se tornar um orador de primeira.

É questão de instrução e prática. Busque por cursos de oratória a fim de aprender técnicas de linguagens e se comunicar de forma mais adequada e diretiva com os clientes e colaboradores.

Tanto a equipe de colaboradores da sua empresa, quanto os colegas empreendedores certamente vão se impressionar – e mais negócios virão!

Quais cursos fazer para ter sucesso na carreira?

Ter uma ótima ideia é apenas o primeiro passo para iniciar um negócio de sucesso. Para ter a atitude certa, selecionar os melhores parceiros e colaboradores e identificar os motores de crescimento e inovação, é necessária uma boa base.

Nos tópicos abaixo reunimos algumas opções de capacitação bastante importantes para empreender. Vamos ver quais cursos são necessários para um empresário de sucesso!

1. Desenvolvimento humano

O empreendedorismo em si é um processo maravilhoso para se conhecer. Em todos os momentos, o empreendedor deve enfrentar seus pontos fortes e fracos, deve tomar decisões afirmativas e, ao mesmo tempo, deve estar alinhado com seus objetivos de vida.

Um negócio de sucesso, além de atender a demanda do mercado com qualidade e diferencial, também se enquadra no estilo de vida dos sonhos do empresário.

O autoconhecimento é necessário para que você abra um negócio no qual possa usar seus talentos, se alinhar com seus valores e realizar seus sonhos.

Empreendedorismo é o que separa quem segue e desiste na primeira barreira. A maneira como você pensa e se comporta sobre seus negócios, finanças e metas é o que determinará muitos de seus resultados.

2. Estratégia de negócios

O desenvolvimento de um plano de negócios estratégico é um dos primeiros passos para um negócio de sucesso.

Portanto, cursos voltados ao desenvolvimento de competências estratégicas e de planejamento no contexto de startups são essenciais.

Não espere respostas prontas: esses cursos lhe darão as ferramentas para tomar decisões mais eficazes!

Isso inclui ficar atualizado quanto às novas tendências do Marketing Digital, que é um ramo em franco desenvolvimento nos últimos anos, e crucial para alcançar os clientes no meio online.

3. Habilidades de liderança

Qualquer profissional que deseja se tornar independente deve desenvolver habilidades de liderança e estar disposto a tomar decisões.

Para isso, não basta girar em torno da entrega dos pedidos. Você deve desenvolver competências cruciais como:

  • Habilidades de escuta;
  • Bom relacionamento com clientes, funcionários e fornecedores;
  • Flexibilidade;
  • Carisma para liderar.

Procure cursos de criatividade, gestão e tudo o mais que possa te ajudar a entender os novos desafios do mercado.

Ser capaz de coordenar a equipe de marketing na hora de aplicar estratégias de Instagram Ads demanda características como essas.

4. Marketing e vendas

Você pode nem estar lidando com isso diretamente. No entanto, é certo que, se você está começando um negócio, precisa entender claramente qual mensagem deseja transmitir aos seus clientes e como fazê-lo.

Entender um pouco sobre atendimento ao cliente 2.0, estratégia digital, mídias sociais e branding pode ajudá-lo a falar melhor com os profissionais de marketing.

A partir daí, você vai ser mais qualificado para reforçar a identidade que a empresa quer vender para o público certo.

Além disso, os cursos de vendas ajudam os alunos a identificar maneiras de aumentar a renda de curto e médio prazo, fornecendo dinheiro para melhorar os investimentos.

Você não pode se dar ao luxo de perder recursos em ações como anunciar no Google Ads. Por isso, mantenha-se estudando e se atualizando acerca desses temas.

5. Finanças

Além de compreender a dinâmica de marketing, vendas e gestão de pessoas, um bom empresário deve administrar com eficácia as finanças da empresa.

O curso de finanças ajuda o aluno a distinguir despesas empresariais de despesas pessoais, bem como técnicas para não perder o controle das finanças em nenhum contexto, seja de crise ou de crescimento econômico.

Ter boas noções de capital de giro, investimentos, estoques, bem como custos de produção, marketing e frete, entre outros, é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Todos esses assuntos vão fornecer bases sólidas para que o empresário seja capaz de direcionar orçamentos otimizados para como funciona o Facebook Ads, para citar outro exemplo clássico do marketing digital.

6. Operações

Saber administrar operações é uma grande vantagem para qualquer empresário. Afinal, comprar e gerenciar estoques e insumos afeta diretamente a saúde financeira de uma empresa.

No caso das empresas prestadoras de serviços, a gestão das operações afeta diretamente os hábitos dos colaboradores, bem como o ambiente de trabalho e os resultados finais.

Considerações finais

Como você pode ver, o empreendedorismo é uma área profissional que demanda muito de quem está envolvido nela.

Buscar cursos de capacitação é uma decisão muito importante. Ela demonstra disposição para aprender e evoluir como profissional e, acima de tudo, como ser humano.

Afinal, no fim das contas, empreender é uma questão de construir relações e cativar pessoas. O desenvolvimento humano é imprescindível para isso.