Wi-Fi 6

Wi-Fi 6: o que é, como funciona e o que muda na tecnologia

Você já ouviu falar de Wi-Fi 6? A tecnologia evoluiu muito ao longo do tempo, passamos de internet discada, para banda larga e agora temos a fibra óptica.

Uma das principais reclamações dos usuários é a perda de velocidade quando vários dispositivos estão conectados. A Claro Wi-Fi 6 chegou para atender essa demanda.

Em locais de trabalho onde muita gente usa o mesmo sinal, a perda de qualidade de conexão pode significar na diminuição da produtividade. E esse padrão de internet sem fio está sendo usado para mudar esse cenário.

Conheça um pouco mais dessa tecnologia lendo esse artigo!

O que é Wi-Fi 6?

Ter maior velocidade de internet é um pedido comum para muitos usuários. E a tecnologia evolui e traz diversas novidades como o Wi-Fi 6.

Este novo padrão de rede sem fio foi desenvolvido com objetivo de descongestionar a rede e aumentar sua capacidade. 

O Wi-Fi 6 foi oficializado em 2019 e a ideia surgiu por causa do grande número de dispositivos nas casas dos usuários. Por exemplo, uma família com quatro smartphones, uma Smart TV e mais um notebook. 

Nesse cenário, pode ser que a velocidade da internet não seja boa, em razão de ter muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo. É isso que esse novo modelo sem fio promete resolver.

Como funciona o Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia que utiliza ondas de rádio para que as informações de internet sejam distribuídas. 

O funcionamento é igual às de outras gerações, a diferença está na qualidade, que o torna mais veloz. Esta rede sem fio pode chegar a velocidades até superiores a 1.200 Mb/s.

Para que o usuário tenha acesso a essa tecnologia e consiga a performance esperada, é necessário que os aparelhos da casa sejam compatíveis com o Wi-Fi 6.

Já é possível encontrar roteadores com a nova versão, mas os dispositivos, como o smartphone, também exigem compatibilidade com a rede.

Quais as vantagens do Wi-Fi 6?

Quando muda alguma coisa, esperamos que seja para melhor. E com o Wi-Fi 6 não é diferente.

Por isso, vamos conhecer algumas das principais vantagens dessa tecnologia.

  • Reduz o consumo de energia: por utilizar a Target Wake Time a vida útil da bateria dos dispositivos conectados se torna maior;
  • Maior largura de banda: o Wi-Fi 6 expande a banda de 80 MHz para 160 MHz;
  • Maior eficiência: por usar o OFDMA, que subdivide canais com até 30 dispositivos. Com isso, melhora a eficiência da conexão;
  • Menor interferência: o sinal sem fio pode sofrer interferência de outras redes próximas. Nessa nova versão, isso não acontece mais.
  • Maior segurança: este padrão é mais seguro que os anteriores. E conta com a criptografia WPA3, tornando mais difícil de hackear acessos privados;
  • Melhor resolução para videoconferência: a alta velocidade de navegação permite que as videoconferências sejam transmitidas em 4k. E isso sem travar ou interferir na navegação.

A tecnologia do Wi-Fi 6 foi criada para resolver a questão de múltiplos dispositivos conectados e trazer maior qualidade de navegação. Além disso é mais veloz e apresenta maior estabilidade.