Curso de ciências contábeis

Curso de ciências contábeis: saiba todos os detalhes sobre essa formação

Você sabe como funciona o curso de Ciências Contábeis e qual a função das pessoas que se formam nessa área? No geral, essa formação proporciona conhecimento profissional para exercer uma série de funções dentro da contabilidade.

Isso porque quando o aluno chega ao fim do curso de ciências contábeis, normalmente tem capacidade de fazer gerenciamento de contas empresariais e também de pessoas físicas. 

No entanto, tem um fator interessante sobre esse curso, durante o período da graduação, você se especializar em diversas áreas e cuidar de contas industriais, previdenciárias, dentre outras. 

Um contador pode ser responsável pelas contas de uma licitação, por exemplo. Em outras palavras, tem importância em todo processo licitatório.

Portanto, para você ter mais conhecimento sobre o curso de ciências contábeis, criamos esse artigo único. Acompanhe com a gente e tenha uma boa leitura!

Como é o curso de Ciências Contábeis?

Para começar, entenda que o seu primeiro ano cursando ciências contábeis será todo focado no básico. Ou seja, apenas nas disciplinas básicas, que são economia, sociologia, administração e direito. 

Além disso, o curso de ciências contábeis também possui aulas mais ligadas a formação técnica, como por exemplo teoria da contabilidade.

E qual a duração do curso? Em média, o curso de ciências contábeis dura quatro anos. No entanto, existem alguns fatores que podem prolongar um pouco mais a conclusão desse curso, como as exigências de trabalho ou estágio.

O que vou aprender no curso de Ciências Contábeis?

Primeiramente, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais determinadas pelo MEC – Ministério da Educação, o curso de ciências contábeis deve abordar conceitos sobre o cenário financeiro e econômico, internacional e nacional.

O conteúdo do curso de Ciências Contábeis é dividido em núcleos de formação básica, profissionalizante e teórico-prática.

Normalmente, a divisão do curso de Ciências Contábeis é feita em três tipos de formação. Entre elas estão: Formação básica, profissionalizante e teórico prática.

  • Formação Básica: São estudos que têm relação com outras áreas do conhecimento, como Economia, Direito, Administração, Estatística, Matemática, dentre outras.
  • Formação Profissionalizante: Aqui são feitos estudos específicos em Teorias da Contabilidade. Neste estudo podemos destacar as noções de atividades atuariais e de quantificações de dados de finança, patrimônio, governamentais e não governamentais, perícias, controladoria, dentre outras.
  • Formação Teórica e Prática: Nesta formação temos que mencionar as atividades complementares, o estágio curricular supervisionado, estudos independentes, e outras práticas usando softwares para a área contábil.

Afinal, o que faz o profissional de Ciências Contábeis?

Como falamos inicialmente, o curso de ciências contábeis oferece um leque de opções para o profissional atuar na área. Por isso, é possível encontrar uma variedade de contadores no mercado de trabalho, com qualificações e especializações diferentes.

Por isso, vamos destacar algumas das funções de um profissional contábil. Vamos lá! Esse profissional legaliza empresas, fazendo contrato social e realizando notificações de encerramento junto aos órgãos responsáveis. 

Ele também atua na administração dos tributos do negócio, registrando procedimentos contábeis da empresa. Fora isso, também faz o gerenciamento dos custos do departamento pessoal, cria as declarações para o fisco, contribuintes e órgãos competentes.

E não para por aí! Um profissional de contabilidade cria demonstrações contábeis, presta consultoria e muito mais. É tanta função que você certamente vai encontrar uma área específica para exercer a profissão.

Onde o profissional de Ciências Contábeis pode exercer a função?
Onde o profissional de Ciências Contábeis pode exercer a função?

Onde o profissional de Ciências Contábeis pode exercer a função?

Acima você viu o que faz um profissional de ciências contábeis, certo? Agora, é válido você saber onde é possível atuar como contador.

Em primeiro lugar, vale lembrar que a área contábil é ampla, por isso, você pode trabalhar em vários lugares. Por exemplo: escritórios de contabilidade, bancos, empresas,  industriais, agrícolas, comerciais, dentre outros setores.

Além disso, vale pontuar que você pode trabalhar como autônomo ou com sua carteira assinada, exercendo as funções sob supervisão. No entanto, tem um ponto que precisamos destacar: não fique sobrecarregado em hipótese alguma.

Por que estamos falando isso? Normalmente a maioria dos contadores trabalham sob pressão, o que pode causar doenças graves como ansiedade e estresse. Portanto, estude, se qualifique e sempre trabalhe de forma saudável.

O que é preciso para atender as exigências do mercado de trabalho?

Esse é um ponto de atenção! Para quem deseja exercer a função de contador é necessário alguns requisitos. Além do diploma em algum curso reconhecido pelo Ministério da Educação, o contador precisa estar inscrito no CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

Para você ter uma pequena noção do desenvolvimento de um contador, saiba que para o profissional atuar nas atividades com um desempenho pleno, ele precisa de mais ou menos quatro anos de experiência. 

Depois disso, com mais ou menos mais quatro ou cinco anos é possível ser um perito contábil e/ou auditor geral.

Mas, tem um detalhe: quem deseja atuar nas áreas de perícia contábil ou auditoria independente, é preciso passar no exame de qualificação técnica. 

Além disso, deve se registrar no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis – CNPC, Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI e também no Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Assim, você estará dentro das normas necessárias para atuar na função.

Quais são as competências mais exigidas desse profissional?
Quais são as competências mais exigidas desse profissional?

Quais são as competências mais exigidas desse profissional?

Outro ponto importante a se destacar são as competências de um contador. Até porque, todo profissional precisa de características adequadas para atuar com eficiência, com o contador não é diferente. 

Por isso, destacamos algumas competências listadas pelo Ministério da do trabalho. Confira!

  • Ter atenção com as funções profissionais;
  • Ser um profissional flexível;
  • Agir com ética e educação;
  • Ter conhecimento básico de informática;
  • Ter um raciocínio lógico apurado;
  • Guardar informações sigilosas;
  • Estar sempre atualizado;
  • Falar corretamente;
  • Saber como trabalhar em equipe;
  • Estar atualizado com a legislação;
  • Ter conhecimento em mais de uma língua.

Conclusão

Agora que você acompanhou o conteúdo deste artigo, você certamente já sabe os principais detalhes sobre o curso de ciências contábeis. Portanto, comece seus estudos agora mesmo e guarde todas as informações que aprendemos juntos nessa leitura.

Assim, você vai estar preparado para iniciar o seu curso e se tornar um profissional eficiente e realizado na área contábil.