Restaurante Salvador

Restaurante Salvador: saiba quais são as melhores opções

Para quem busca por uma boa comida e experiencias em restaurante, Salvador reserva algumas das melhores opções em todo o nordeste. A cidade traz toda tradição da culinária local, somada ao calor e a hospitalidade do povo baiano.

Mas antes fazer o aluguel de carro para sair explorando as opções de restaurante em Salvador, você pode conferir algumas das melhores opções.

Sendo assim, para te ajudar, separamos algumas dicas e alternativas de restaurante em Salvador. Continue a leitura e saiba mais.

Restaurante Salvador: como escolher onde comer?

Como já destacamos, para quem busca por opções em restaurante, Salvador é um dos melhores lugares. Mas como escolher o lugar onde comer?

Para fazer da sua experiência ainda melhor, existem alguns fatores que você pode considerar. Exemplo disso é buscar por restaurantes com algumas especialidades culinárias.

Salvador é repleto de opções em culinárias tradicionais, com pratos típicos e carregados de sabor.

Mas uma outra boa forma de escolher é observar as avaliações dos restaurantes. Com uma rápida pesquisa no Google você encontra as opiniões e avaliações de quem já foi ou frequenta o lugar. Dessa forma, é mais fácil decidir onde comer.

Outra dica é saber o que você deseja comer. Procure por pratos típicos da região e onde comer cada um. No quesito restaurante, Salvador não deixa a desejar.

Restaurante Salvador: o que comer?

Mas antes de falarmos sobre restaurante, Salvador é uma cidade repleta de opções em pratos e comidas típicas. Aliás, você já sabe o que come quando visitar a capital baiana? Confira algumas opções que não podem ficar de fora do seu cardápio.

Acarajé

Um dos pratos que você não pode deixar de comer ao visitar Salvador é o acarajé. Tradicional prato da culinária baiana, existem várias opções de bancas e restaurantes que serve essa comida típica.

Mas quem visita à cidade não pode deixar de comer o acarajé no largo da Dinha, ponto conhecido pela qualidade e sabor. No entanto, vale o cuidado com a diferença do acarajé frio e quente.

Não, não estamos falando da temperatura, mas sim da quantidade de pimenta que acompanha o bolinho.

Abará

Outro dos pratos típicos na culinária baiana, o abará é encontrado em vários locais de Salvador. O bolinho de feijão, cozido em banho-maria e embrulhado na folha bananeira, comumente acompanha uma moqueca.

Além disso, ele também pode ser recheado com vatapá e caruru, servido com camarão seco. Mas você também encontra opções de recheios em restaurantes que incrementaram o prato.

Arroz de Hauçá

Arroz de Hauçá
Arroz de Hauçá

Com forte influência do candomblé, o arroz de hauçá é um prato típico baiano trazida pelos povos africanos, mais especificamente o povo hauçá.

Normalmente o prato é oferecido para Oxalá e Iemanjá. Em resumo, a receita leva arroz sem sal, bem cozido a ponto de desmanchar. Após pronto, ele é consumido com carne-seca frita com alho e cebola e camarão e pimenta-malagueta ralados.

Moqueca

Apesar de ser encontrada em todo o Brasil, a moqueca baiana tem algumas regras de preparo específicas, que tornam o prato especial.

Uma delas, por exemplo, é o uso de azeite de dendê que, na Bahia, é mais forte que nas demais regiões. Além disso, o preparo é elaborado lentamente em panelas de barro.

A receita ainda leva pescado em postas, ou frutos do mar, pimentão, cebola, tomate, coentro, alho e, claro, pimenta.

Por fim, antes de servir, o prato ainda recebe uma generosa quantia de leite de coco, que incrementa a receita e dá sabor.

Vatapá

Mais um prato que não pode ficar de gora do seu cardápio ao visitar Salvador é o vatapá. Típico na culinária nordestina e do norte, ele está presente em, basicamente, todo cardápio em restaurantes na Bahia.

Acompanhado de outras comidas, ou servido como recheio em acarajé ou abará, seu preparo inclui ingredientes como amendoim, castanha de caju, azeite de dendê e leite de coco.

Outros ingredientes, como tomate, cebola, farinha de rosca e fubá também estão inclusos. E claro, não poderia faltar uma boa pimenta baiana. Mas você pode pedir seu vatapá “frio”, caso seja mais sensível a pratos picantes.

Mugunzá e Cocada

Por fim, não pode deixar de citar dois pratos doces bem tradicionais da região: o mungunzá e a cocada.

O primeiro é um doce feito de milho, açúcar, manteiga, leite e canela. Você provavelmente já conhece, já que em outras regiões, o mungunzá é chamado de canjica.

Também já conhecido pelo brasileiro, a cocada na baiana é encontrada em, basicamente, qualquer banca espalhada pela cidade.

Apesar de simples, a receita carrega toda tradição, e sabor, que só as cozinheiras de Salvador sabem levar ao doce.

Restaurante Salvador: as melhores opções

Restaurante Salvador: as melhores opções
Restaurante Salvador: as melhores opções

Agora que você já sabe o que comer nos restaurantes em Salvador, o próximo passo é saber onde comer. E para te ajudar, separamos algumas das melhores opções. Confira a seguir!

Amado

Com uma vista maravilhosa para a Baía de Todos-os-Santos e um cardápio repleto de criações próprias com ingredientes locais, o Amado é uma opção perfeita para explorar mais da culinária de Salvador.

·         Localização: Avenida Lafayete Coutinho, 660, Comércio, Salvador

Casa da Tereza

Outra opção para comer bem em Salvador é a Casa da Tereza. Premiada no Brasil e internacionalmente, a chef Tereza Paim traz suas criações e inovações, sem abandonar as origens da culinária local.

·         Localização: Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador

Dona Mariquita

Assim como a decoração, inspirada nos terreiros de candomblé, os pratos servidos no Dona Mariquita carregam todo sabor, cor e tradição da Bahia. Dessa maneira você tem uma opção de restaurante para aproveitar o melhor da rica culinária baiana.

·         Localização: Rua do Meio, 178, Rio Vermelho, Salvador

Manga

Apesar de trazer toda cultura e tradição da culinária local, o Restaurante Manga também despertará toda uma experiência sensorial. Dessa forma, mais do que comer bem, você terá uma verdadeira experiência gastronômica.

·         Localização: Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho, Salvador

Restaurante Origem

Por fim, para quem busca uma boa opção de restaurante, Salvador ainda traz o Restaurante Origem. O local conta com um menu degustação, criado mensalmente, respeitando a sazonalidade e frescor dos ingredientes locais.

Ou seja, mais do que só comer bem, você sempre terá uma nova experiência ao visitar o local em épocas diferentes.

·         Localização: Alameda das Algarobas, 74 — Pituba, Salvador — BA, 41820-500

Conclusão

Com excelentes opções de restaurante, Salvador traz alternativas para todos os gostos, bolsos e preferências. No entanto, cada lugar traz consigo um pedaço da cultura e da culinária local.

Sendo assim, você certamente terá uma excelente experiência em visitar a cidade.