Concurso detran

Concurso detran: conheça as dicas de como estudar para a prova

Passar para concursos públicos, como o concurso detran, é o objetivo de muitos brasileiros. Embora seja complexo e muito disputado, os concursos públicos acontecem com frequência e para diferentes áreas de atuação. 

Ao consultar renavam pela placa do seu carro e encontrar algum erro, certamente você precisará entrar em contato com algum concursado do Detran. Para se tornar concursado do Detran é preciso passar na concorrida prova.

Por isso, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre concurso Detran e conquistar a tão sonhada vaga. Vale lembrar que os concursos costumam ter processos seletivos longos e bastante disputados. 

Por que participar do concurso Detran?

Antes de conhecer as dicas para estudar para o concurso Detran é importante entender os motivos pelos quais esse tipo de processo é bastante procurado. Certamente a principal vantagem que faz as pessoas desejarem concurso público é a estabilidade.

A estabilidade profissional e financeira está relacionada com o fato dos profissionais concursados não poderem ser demitidos após um período de 3 anos de trabalho. As demissões só ocorrem em casos excepcionais e graves como crimes.

Além disso, para concorrer às vagas não é necessário experiência prévia, apenas cumprir os requisitos de escolaridade determinados para cada tipo de vaga. Com isso, é possível ter acesso a melhores remunerações mesmo sem ensino superior completo, por exemplo.

A remuneração dos concursos públicos também costuma ser maior quando comparadas ao setor privado. Portanto, ao se tornar concursado você tem direito a estabilidade de um salário acima do mercado por tempo indeterminado.

Por fim, outro fator que torna o concurso Detran e outros muito procurados é a possibilidade de receber vários benefícios além dos previstos na CLT. Entre os mais comuns podemos citar salário-família, auxílio e licenças para capacitação.

Disciplinas para o concurso Detran

Embora os conteúdos programáticos sofram alterações de acordo com o estado, em sua maioria todos eles apresentam as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Educação para o Trânsito
  • Legislação do Trânsito (Código Brasileiro de Trânsito)
  • Atualidades
  • Resoluções do Contran
  • Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros
Como estudar para o concurso Detran
Como estudar para o concurso Detran

Como estudar para o concurso Detran?

Agora que você já sabe alguns dos motivos que tornam os concursos públicos tão atrativos para os brasileiros, confira as dicas de como estudar para o concurso Detran. Assim como qualquer concurso, é preciso muita dedicação e tempo disponível.

1- Elabore um plano de estudos

A primeira dica para começar a estudar para o concurso Detran é desenvolver um planejamento de estudos que torne mais fácil o aprendizado. Para isso, é fundamental olhar provas e editais dos últimos anos e programas os conteúdos mais frequentes.

Com essas informações você pode determinar a importância de cada disciplina e o tempo necessário para cada uma delas, principalmente, de acordo com as suas dificuldades. Para isso, pode ser necessário aulas particulares ou cursinhos. 

Vale destacar que Matemática e Língua Portuguesa são as disciplinas mais cobradas pelos vários concursos públicos, entre eles o do Detran.

Portanto, é fundamental disponibilizar uma atenção especial a essas matérias e colocar mais tempo durante as semanas de estudo.

2- Estude as leis

Por se tratar de um concurso Detran é fundamental que os candidatos tenham conhecimento profundo sobre as legislações do trânsito brasileiro e regional. Logo, é essencial estudar frequentemente o Código de Trânsito Brasileiro.

Vale destacar que as leis podem passar por atualizações. Por isso é muito importante que esse estudo seja frequente e que siga até dias antes da realização do exame.

3- Conheça a banca do concurso Detran

Estudar sobre o perfil de prova desenvolvido pela banca é tão importante quanto dominar o assunto por completo. Entre as bancas mais conhecidas no mundo dos concursos estão a Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe, FGV e Vunesp.

Cada uma delas possui um estilo próprio de produção das provas, umas gostam mais de perguntas diretas, como certo ou errado, outras preferem ser mais contextualizadas. Além disso, as maneiras de contabilizar a nota também são diferentes.

Portanto, entender a banca e seu estilo é fundamental para direcionar a maneira como você deve estudar para o concurso Detran. A partir desses estudos detalhados é possível evitar surpresas durante a realização do exame. 

4- Resolva exercícios e provas anteriores

Além das várias horas de leitura sobre leis e outros assuntos para concursos é muito importante praticar. Por isso, é fundamental que você pegue diferentes provas e as resolva simulando o ambiente dos concursos.

Logo, determine um tempo para resolver as questões e um tempo limite para concluir a prova. Essa dica vai auxiliar a ficar mais preparado para o tempo da prova e também para entender os possíveis modelos de questões que podem cair durante a prova.

5- Foco na informática

Grande parte dos concursos públicos, como o concurso Detran, focam muito em informática. Por isso, se você não tem grande segurança com o assunto, é recomendável realizar um curso rápido sobre noções básicas de computador. 

A partir desse estudo você ficará mais apto para responder às questões da prova sobre os procedimentos relacionados a área de informática. Além disso, também estará mais capacitado para exercer suas funções ao ser aprovado no exame.

Resolva exercícios e provas anteriores
Resolva exercícios e provas anteriores

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender porque os concursos públicos, como o concurso Detran, são tão procurados pelos brasileiros. De modo geral, eles oferecem boa estabilidade financeira e remuneração acima do mercado privado.

Portanto, ao ser aprovado para concursos públicos o profissional passa a ter melhores benefícios de curto e longo prazo. Além disso, os concursos públicos garantem melhores oportunidades de ascensão profissional e valorização. 

Por isso, para realizar boas provas é preciso seguir as 5 dicas citadas acima, como elaborar um bom plano de estudos e conhecer a banca do edital. Para isso, é fundamental exercitar e estudar provas passadas.Agora que você já sabe tudo sobre o concurso Detran, que tal tentar entrar para o mercado de trabalho público? Para isso, procure se cercar de bons materiais, profissionais e se dedicar bastante durante os estudos.