chapada diamantina

Chapada Diamantina: saiba como chegar lá e aproveitar as maravilhas naturais

Quem curte uma vibe tranquila, uma vida equilibrada com a natureza, cheiro de incensos e muita energia positiva, tem um local reservado para conhecer. 

A 425 km de Salvador, na Bahia, existe um dos lugares mais fascinantes do Brasil, a Chapada Diamantina. Esse território cheio de serras é considerado um parque nacional, portanto, protegido. Mas quem quiser visitar, tem livre acesso. 

A Chapada Diamantina é um dos principais pontos turísticos dos amantes do trekking, que nada mais é do que a caminhada em trilhas. Esse destino é tão cheio de diversidade ecológica, que todo mundo pode conhecer. 

O seu território compreende mais de 1500 km² repleto de grutas, cânions gigantes, cachoeiras altíssimas e grandes salões subterrâneos. Nem a arquitetura mais moderna do mundo poderia supor um espaço assim. 

Quer conhecer mais sobre a Chapada Diamantina? Acompanhe esse conteúdo completo e reserve a sua próxima viagem!

Onde fica localizada a Chapada Diamantina? 

A Chapada Diamantina não é uma cidade, e sim um parque nacional ecológico. Isso significa que essa região é altamente protegida, um tesouro nacional. Fica situada a 425 km da capital da Bahia, Salvador.

Para chegar na região a pode-se usar como cidade base a cidade de Lençóis, que permite ao turista toda comodidade possível. 

A cidade por si só é uma grande atração turística. Uma vez que é remanescente da época colonial, quando era um dos principais portos de extração de minérios. 

É possível encontrar edifícios do século XIX, museus, restaurantes, boa hospedagem e mobilidade para a Chapada Diamantina. 

Como chegar

Além do pequeno aeroporto com voos domésticos da aviação Azul, também é possível ir de carro, ônibus ou transfer para a região. 

Quem vai de outros estados pode chegar de avião em Salvador e contratar um transfer para Lençóis, ou ir de ônibus para a cidade. 

Há também quem prefira alugar um carro tanto para ir até Lençóis, quanto para conhecer a região da Chapada Diamantina. E essa é uma das opções mais procuradas, já que para chegar até lá de Lençóis é preciso um meio de transporte. 

Qual a melhor época para ir na Chapada Diamantina?

Mesmo que essa região seja incrível o ano todo, e forneça atrações em qualquer tipo de clima, é bom conhecer em épocas mais secas. E assim como a famosa cidade de Bonito em MS, a Chapada Diamantina também tem duas épocas bem marcadas: a de chuva e a de seca. 

Para ter maior segurança e conseguir fazer todos os passeios com tranquilidade, prefira a época seca que vai sempre do mês de maio até o mês de setembro. 

Em outubro, as chuvas começam a dar os seus sinais, mas a temporada de grande quantidade de água ocorre mesmo de novembro a abril. 

5 dicas de como aproveitar a Chapada Diamantina

Depois de entender como chegar até a Chapada Diamantina e qual a melhor época para programar a sua viagem, nada melhor do que realizar o roteiro. 

Essa é uma região muito grande, e assim que se chega perto dela é possível encontrar muitas agências de turismo que oferecem guias. 

Opte por sempre ter um com você, por mais que se conheça o tipo de passeio. Ter um guia garante maior segurança. 

E quem vai para essa região não pode deixar de conhecer esses pontos turísticos: 

Visite o Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é parada obrigatória. Esse é o pico mais elevado da região, para subir dá um pouquinho de trabalho, mas pela sua elevação a vista é magnífica e vale muito a pena qualquer esforço. 

Para subir o morro são cerca de 500 metros bem íngremes, mas que todo mundo pode fazer com algum cuidado. 

Vá a Cachoeira do Buracão 

A Cachoeira do Buracão é uma queda d’água com mais de 85 metros de altura. E o que faz esse passeio um dos mais incríveis que se pode fazer na Chapada Diamantina é como se chega até ela. 

Para conhecer a cachoeira, é necessário percorrer a nado um caminho estreito de cânions, que pode ser feito com snorkel. Uma vista que impacta por sua exclusividade. 

Assim que se escuta o barulho da cachoeira, é preciso nadar um pouco contra a correnteza, e aí aproveitar essa vista deslumbrante. 

Aproveite as trilhas no Vale do Pati

Quem vai conhecer a Chapada Diamantina ouve logo de cara se vai “fazer o Pati”. Essa é uma das trilhas mais lindas do Brasil, com uma natureza intocada pelo homem. 

A região conta com algumas poucas casas de moradores locais que não tem nem mesmo luz elétrica. 

Para conhecer essa trilha, é preciso levar mantimentos e se hospedar com um dos moradores locais para o pernoite. 

Confira a beleza do Poço Azul 

As fotos do Poço Azul encantam os viajantes. Isso porque essa gruta localizada na Chapada Diamantina anualmente recebe um efeito de luz que dá um toque mágico para a experiência, e deixa todo o ambiente com essa cor maravilhosa. 

Mas aproveitar um dia de sol para conhecer o Poço também vale muito a pena e os feixes de luz permitem imagens deslumbrantes. 

Passeie nas grutas

Conheça todas as grutas e cachoeiras que a Chapada Diamantina permite. Todas são únicas e são uma experiência muito especial para qualquer viajante. 

Marque no seu roteiro e peça ajuda aos guias para poder conhecer com mais qualidade as grutas que têm entradas de águas e permite o turismo de snorkel, por exemplo. 

Conclusão

A Chapada Diamantina é uma região que encanta qualquer pessoa. E se engana quem acha que ela só acolhe os mais aventureiros. Qualquer estilo de viagem que aprecie uma boa vista pode contar com esse destino. 

Ter como cidade base Lençóis também permite muitos outros tipos de turismo. Essa é uma região marcada não só pela natureza intocada, mas também por muita história, boa gastronomia e passeios divertidos. 

E o melhor, a menos de 500 km da capital baiana. Vale muito a pena conhecer esse destino deslumbrante que chama a atenção de turistas do mundo todo. 

Já separa as dicas desse artigo e prepare o seu roteiro pela Chapada Diamantina. Tenha uma das melhores experiências que é possível ter em meio a muita natureza, recheada de vistas inesquecíveis.