Praias do Brasil

Praias do Brasil: você precisa conhecê-las!

O Brasil possui riqueza natural irrefutável, desde a Amazônia, passando pelos Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e da Chapada Diamantina, até as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina. Contudo, as praias do Brasil também são realmente fantásticas. 

Quais as melhores praias do Brasil?

Campeche 

Em uma ilha fica a extensa praia de Campeche, um lugar ideal para surfistas. Tem uma boa quantidade de vegetação que cobre suas grandes dunas. São águas transparentes, turquesa e areias brancas. 

Certamente uma das melhores praias do Brasil.

Para se hospedar no litoral catarinense, sua melhor opção é conversar diretamente com uma imobiliária.

Jericoacoara

Jeri, como os moradores o chamam carinhosamente, conseguiu manter seu cartão postal natural e isolamento graças ao fato de estar localizado no meio da reserva natural, dentro do Parque Nacional Jericoacoara, criado em 2002 para proteger os ecossistemas costeiros. 

Aqueles que gostam de esportes de aventura ficarão encantados com a viagem para a vila, porque você tem que atravessar enormes dunas e paisagens selvagens. Na chegada, a recompensa será brutal. 

A cena a ser contemplada incluirá algo assim: uma antiga e pequena vila de pescadores com ruas arenosas sem carros, pôr do sol que se escondem no mar, gigantescas dunas, redes penduradas sobre águas de águas cristalinas, manguezais, peixes coloridos e pequenos barcos na praia com música ao vivo. 

Fernando de Noronha

Este arquipélago do nordeste do Brasil é a meca do mergulho, um oásis de águas quentes e transparentes. É um destino de ecoturismo, pois faz parte de uma Reserva Natural na qual apenas um grupo seleto de 420 visitantes entra por dia para evitar a superexploração do turismo. 

Quem quiser viajar para Fernando de Noronha deve pagar uma taxa diária de preservação ambiental destinada a manter as condições ecológicas. 

O arquipélago é composto por 21 ilhas de origem vulcânica e está localizado no meio do Oceano Atlântico, a 545 km de Recife e a 360 km de Natal. 

As praias são ideais para mergulho, já que o mar tem uma visibilidade de até 50 metros e onde você pode encontrar uma grande variedade de fauna marinha, como raias, peixinhos dourados, golfinhos, tartarugas marinhas, tubarões e barcos naufragados. Não é à toa que Fernando de Noronha é considerado um verdadeiro aquário natural.

Porto de Galinhas

Localizada no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, a 65 km de Recife, é o destino ideal para famílias. 

Preserva a magia da antiga vila de pescadores, mas oferece todos os serviços de um destino turístico. Tem mais de cinquenta hotéis, resorts e pousadas, bares, restaurantes e lojas.

Sua maior atração são as piscinas naturais que se formam quando a maré cai. Os cardumes de corais perto da costa formam piscinas cheias de água cristalina e morna e cheias de peixes coloridos que vêm e vão. 

É um espetáculo para adultos e crianças, pois eles gostam de mergulhar sem nenhum perigo devido às suas águas extremamente calmas.

Maceió

A principal atração do Estado de Alagoas são as praias de Maceió, que estão localizadas em toda a cidade banhadas pelas águas do Oceano Atlântico. 

Maragogi fica a 130 km de Maceió, entre montanhas sinuosas e colinas. Tem vários hotéis localizados à beira-mar e uma grande barreira de corais que emerge na maré baixa. 

Também tem 22 quilômetros de praias, a maioria delas virgens. Suas águas são calmas e centenas de piscinas naturais são formadas. O mais conhecido é o galês, um dos maiores recifes de coral do mundo e um dos destinos favoritos para mergulhadores.

Em suas margens, você pode pegar caipirinhas em um de seus pitorescos barcos, dar um passeio de bicicleta, caminhar pelas trilhas ou visitar as barracas de artesanato locais.

Ilha Grande

Está localizada a apenas 180 km do Rio de Janeiro e é um destino ideal para quem procura contato com a natureza e sem luxos. Selvagem, isolada, a Ilha tem aquele ar descontraído de uma cidade pequena. Além de suas praias, as trilhas são uma das principais atrações. 

As trilhas também conectam as praias umas com as outras, já que não há estradas aqui, nem carros, tudo é feito a pé ou de barco. 

Há mais de vinte praias com águas cristalinas para visitar, onde você pode mergulhar, andar de caiaque e fazer passeios de barco pela ilha. A maioria das pousadas está em Vila de Abraão e sons de samba ou bossa nova em suas ruas. As pessoas andam despreocupadas.

A ilha tem 200 km2 de comprimento e é cercada por vegetação muito abundante. 

A praia Lopes Mendes é uma das melhores praias da ilha, com uma extensão de 2,8 km. Pode ser alcançada através de uma longa caminhada de três horas ou de barco, onde você sai de manhã de Abraão e leva 45 minutos. 

Lá você pode alugar pranchas de surfe e ter aulas.