O que é recamier e com usar na decoração de um imóvel?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, um dos momentos mais esperados é a escolha da decoração e mudança. Afinal, é possível trazer a personalidade dos moradores, conferindo aconchego, bem-estar e, consequentemente, qualidade de vida no dia a dia. Nesse sentido, um elemento que vem ganhando cada vez mais destaque é o recamier, complementando e transformando a decoração. Ainda que não seja um elemento essencial, como o sofá, por exemplo, ele faz muita diferença. 

Portanto, se você quer deixar a decoração de sua casa ou apartamento mais interessante, continue acompanhando o post de hoje e veja o que é o recamier e como utilizá-lo em seu projeto. 

O que é o recamier?

Em resumo, o recamier é um tipo de sofá com os braços altos e curvados, podendo ter ou não um encosto. Ele também é conhecido como divã, tendo origem francesa e visual bastante clássico e sofisticado, tornando o espaço mais charmoso e aconchegante. 

Como usar recamier na decoração?

Ainda que seja bem característico, o recamier é uma peça versátil, podendo ser usado de diferentes formas e em cômodos variados. Portanto, confira abaixo algumas dicas de como incluí-lo em sua decoração:

Recamier na sala

Esse é o cômodo em que o recamier é mais utilizado, sendo combinado com outros móveis, como sofás e poltronas. Esse conjunto, portanto, oferece total conforto para os moradores e também para as visitas. Inclusive, ele também é chamado de recamier sofá, visto que muitos tipos são praticamente um sofá, faltando apenas o encosto, o que não o deixa menos confortável. 

Um modelo muito bonito e que combina com a sala é o recamier Barcelona, considerado um grande ícone do design e a cara do divã. Além de sua estética, ele também é excelente para quem quer um local para se deitar e ler um livro relaxando. 

Para ambientes mais modernos, também é possível investir em um recamier sem estofado, feito de madeira ou metal. Ainda que não siga a estética tradicional, com certeza ele irá trazer mais sofisticação ao ambiente. 

Recamier no quarto

Assim como acontece na sala, o recamier é muito comum nos quartos, sejam eles femininos, masculinos ou de casal. É claro que aqui, um recamier sofá não terá muito espaço, sendo que normalmente é colocado aos pés da cama e precisa se encaixar naquelas medidas. Inclusive, esse modelo também é conhecido como recamier calçadeira. No quarto de casal, a peça pode ser útil para sentar-se e calçar os sapatos, assim como servir de apoio para objetos usados no dia a dia e, por que não, para descansar? 

O modelo recamier baú é excelente para o quarto também, sendo mais prático que o tradicional e podendo ser usado até mesmo como sapateira. Ele ainda tem um espaço interno que pode ser usado para organizar itens, não possuindo braços e com parte superior estofada para servir como assento. 

Recamier no hall de entrada

Outro local que conversa muito bem com o recamier é o hall de entrada, principalmente se ele for mais espaçoso e você não souber como deixá-lo mais aconchegante. Com ele, você garante um visual mais charmoso e sofisticado, sendo indicado o modelo sem encosto. Além disso, em escritórios e ambientes comerciais, o recamier ganha cada vez mais destaque. 

O que considerar na hora de escolher o recamier?

Ao escolher o recamier para o ambiente, seja quarto, sala ou hall de entrada, é fundamental considerar o formato e o tecido da peça. Para decorações mais clássicas e elegantes, opte por um modelo com braços curvados com acabamento do tipo capitone e estofamento com tecidos nobres, como o veludo por exemplo. Já em estilos mais modernos, minimalista ou clean, o modelo de recamier com linhas retas e tecidos despojados, como o linho, será ideal. 

Como realizar a limpeza do recamier?

É importante realizar a limpeza de forma correta para garantir a durabilidade e beleza da peça. Uma limpeza superficial para retirar a poeira, o aspirador ou espanador de pó são excelentes. Mas, para casos mais graves, é importante utilizar água morna e detergente neutro, evitando qualquer produto abrasivo. Além disso, se possível, prefira contratar uma equipe especializada. 

Então, agora que você sabe o que é recamier, como utilizá-lo em sua decoração e o que considerar na hora de escolher o seu, já pode iniciar seu projeto. Essa peça é muito versátil, podendo ser usada de diferentes formas em cômodos distintos. 

No entanto, é importante que ele seja escolhido com atenção, a fim de garantir harmonia no espaço com os demais itens decorativos. Afinal, uma decoração clássica não conversa com um recamier em cores vibrantes e chamativas. Por isso, não deixe de contar com a ajuda de um profissional especializado, como o arquiteto ou designer de interiores. Com isso, você garante elegância, sofisticação e muito bom gosto em seu novo lar.

O que é recamier e com usar na decoração de um imóvel