Letras de musicas românticas

Letras de musicas românticas

Ouvir música é bom para você? Ouvir letras de músicas românticas também? A resposta: muito! Descubra os muitos benefícios de ouvir música romântica, desde menos estresse, maior produtividade e inteligência ainda maior.

Claro, sabemos que o exercício físico é essencial para se manter em forma e saudável. Mas e se você quiser exercitar seu cérebro?

Aqui está uma solução simples: Toque um pouco de música romântica! Como se vê, existem vários benefícios impressionantes da música no cérebro. Continue lendo para aprender sobre eles.

Porque ouvir leras de músicas românticas faz bem?

A neuromusicologia é um novo ramo da neurociência responsável por examinar o impacto da música no sistema nervoso. Em outras palavras, esclarece como o cérebro entende e responde ao ouvir e fazer música.

Musicas românticas e saúde

Existem vários benefícios de ouvir músicas românticas e de fazê-la ou tocá-la. Para começar, a música pode melhorar o seu:

  • humor
  • alerta mental
  • atenção
  • memória
  • aprendizagem espaço-temporal

Ainda mais, os benefícios adicionais da música para a saúde incluem melhor sono e até alívio da dor.

Banda tocando música em casa para ilustrar os benefícios cerebrais de tocar e fazer música

Benefícios de ouvir letras de músicas românticas

Aqui está uma análise mais detalhada das muitas maneiras pelas quais ouvir músicas românticas beneficia o cérebro.

A música eleva seu humor

Um dos principais benefícios de ouvir música romântica é que ela faz você se sentir bem.

Isso porque causa a liberação de dopamina, um neuroquímico do bem-estar que pode levar a sentimentos de prazer. À medida que você sintoniza, o sistema estriatal que inclui o núcleo caudado, putâmen, hipocampo e cerebelo acende. É a mesma onda de prazer que acontece quando você come boa comida ou faz sexo.

Escutar letras de músicas românticas alivia o estresse

Outro benefício fantástico para a saúde de ouvir música romântica é que reduz o estresse.

Por exemplo, simplesmente ouvir uma música que lembra uma pessoa ou lugar especial é suficiente para reduzir os níveis de cortisol. (Como sabemos, esse hormônio do estresse pode causar estragos no corpo.)

Ao ouvir músicas românticas, você pode aproveitar a liberação de dopamina e serotonina, cancelando o cortisol. A partir daí, qualquer redução no estresse ajuda você a se sentir mais no controle de sua vida e os sentimentos de controle podem fazer você se sentir mais esperançoso e poderoso. Simplificando, ouvir música realmente  faz você se sentir melhor.

Dica: aumente os benefícios da música ao embaralhar sua biblioteca ou listas de reprodução. Ao ouvir uma música que não ouvia há algum tempo, você gera uma liberação maior de dopamina e serotonina.

Musicas românticas trazem bons sentimentos

Talvez surpreendentemente, ouvir música pode até gerar sentimentos de boa vontade e conectividade.

A ocitocina é outro hormônio que é liberado quando você ouve música romântica. Conhecido como o hormônio do amor, aumenta os sentimentos de intimidade e confiança.

Pesquisas em neurociência mostram que pessoas com níveis mais altos de oxitocina são mais gentis e generosas com os outros. Em outras palavras, enquanto ouvir música romântica sozinho é bom para você, fazê-lo com outras pessoas pode ser ainda melhor para promover uma maior conexão.

As músicas românticas fazem você melhorar sua memória

Em seguida, as áreas do cérebro associadas ao processamento de música e memória estão fortemente conectadas.

Ao ouvir músicas românticas, você abre uma caixa de memórias de Pandora. À medida que a música ativa o córtex auditivo, ela estimula simultaneamente o hipocampo (o berço e lar das memórias).

Estudos explorando o impacto de músicas familiares na atividade cerebral mostram que várias regiões do cérebro são ativadas, incluindo aquelas associadas à memória, linguagem e emoção.

À medida que você ouve uma música romântica, seu cérebro traz instantaneamente essa memória à mente, em parte porque as emoções ajudam a formar memórias de longo prazo. Enquanto isso, a ativação do hipocampo se fortalece, resultando em melhor memória.

Musicas românticas ajudam a fica mais inteligente

Acontece que outro benefício de ouvir músicas românticas é que isso ajuda você a pensar mais rápido.

Como todo o cérebro é necessário para processar música, um aumento de QI pode resultar naturalmente. Para interpretar e conectar os sons captados por cada ouvido, os hemisférios do cérebro precisam se comunicar. 

Ao ouvir músicas românticas, o corpo fica mais forte e tem mais conexões neuronais. Por sua vez, isso resulta em uma velocidade de processamento conectivo mais rápida, permitindo que você conecte ideias e conceitos mais rapidamente.

Além disso, ouvir as letras românticas você melhora as habilidades de linguagem e vocabulário, pois os músicos usam a linguagem de maneiras únicas para evocar diferentes ideias e emoções.

As letras românticas geralmente se assemelham a poemas dos mais simples aos mais complexos, elaborados com a ajuda de dicionário de rimas online. A poesia exige que o cérebro se concentre para interpretar o significado de cada palavra.

Em essência, tentar entender a mensagem de uma música romântica expande seu vocabulário e as regiões do cérebro associadas à linguagem.

Então, em suma, ouça as melhores músicas românticas, experimente coisas novas e mova-se ao ritmo do seu próprio tambor. Isso pode incluir música com ou sem letra, músicas rápidas ou calmantes, músicas para casamento ou uma mistura de todos e quaisquer gêneros e tipos.