Como criar uma sala de jogos em casa

Como criar uma sala de jogos em casa?

Depois de enfim encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de preparar a mudança e começar a planejar a decoração dos ambientes. Um espaço muito desejado e que ganha cada vez mais destaque nos projetos de arquitetura é a sala de jogos. Afinal, com a pandemia do COVID-19, começamos a valorizar mais a qualidade de vida e bem-estar dentro de casa, investindo em novas opções de lazer e melhorias para o dia a dia. 

Contudo, não é tão simples criar uma sala de jogos e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar algumas dicas de como colocar suas ideias em prática. Vamos lá?

1. Considere o tamanho do espaço 

O primeiro passo para criar sua sala de jogos na casa ou apartamento é analisar o espaço disponível para seu objetivo. Caso contrário, é provável que você cometa alguns erros importantes, como comprar mais jogos que o necessário ou ficar com muito espaço vazio na sala, deixando tudo desproporcional. Portanto, tire todas as medidas do ambiente, analisando se irá incluir outros móveis, TV, banheiro, geladeira, etc. Dessa forma, você consegue se planejar melhor e utiliza o dinheiro de forma mais inteligente. 

2. Invista na proteção acústica

É fato que reunir os amigos no fim do dia ou final de semana não é algo tão tranquilo como achamos que pode ser e isso pode incomodar os vizinhos, principalmente se morar em apartamento. Sendo assim, para garantir o lazer de todos em sua nova sala de jogos, sem incomodar outros moradores e vizinhos, invista em uma sala à prova de som. Devemos deixar claro que existem diversas alternativas que ajudam a impedir a propagação do som, como esponjas acústicas, por exemplo. 

3. Selecione os jogos

Essa é uma das etapas mais importantes, afinal, sua sala de jogos precisa atender seus gostos e preferências pessoais, além de ser totalmente personalizada e confortável. Sendo assim, pense se prefere mais jogos de tabuleiros, se gosta de videogames, jogos de carta, como pôquer, ou ainda se quer criar um verdadeiro fliperama. Com essas informações você consegue ter noção do que vai precisar incluir, de itens que precisa comprar, do quanto vai investir, etc. 

4. Iluminação

A iluminação com certeza faz toda a diferença em uma sala de jogos, deixando-a mais divertida e aconchegante. Uma boa dica é apostar em pendentes e iluminação indireta com todas as lâmpadas amarelas, visto que são mais confortáveis aos olhos. Além disso, incluir alguns detalhes com luz colorida, como vermelha, laranja e roxa ajuda a dar sensação de estar em uma verdadeira casa de jogos. 

5. Escolha referências

Vale lembrar ainda que existem muitas referências disponíveis na internet e você pode pesquisar para escolher o que realmente deseja para seu espaço. Além disso, também vale incluir referências de jogos antigos, filmes, séries de TV e até mesmo de países e suas características marcantes, como os famosos pubs ingleses. É importante colocar a criatividade para funcionar, mas também ficar atento para evitar deixar o ambiente com informação em excesso. 

6. Bebidas e snacks

Uma sala de jogos não pode ficar sem bebidas e snacks para beliscar enquanto todo mundo se diverte, certo? Sendo assim, pense em um espaço para guardar salgadinhos, amendoim, docinhos, balas, entre outras delícias que deseja consumir. Além disso, um minibar, geladeira ou frigobar serão excelentes para manter as bebidas sempre geladas sem precisar se deslocar por toda a casa. Com isso, você garante que todo mundo fique à vontade sem deixar de se divertir. 

7. Conforto sempre

É importante lembrar que nem todo mundo pode querer jogar os jogos a todo momento e, por isso, ter um espaço confortável é primordial. Nesse sentido, invista em sofás aconchegantes, poltronas, cadeiras, mesas e outros móveis que facilitem a vida dos convidados. Se quiser um ambiente mais descontraído, inclua um tapete grande e espalhe diversas almofadas gigantes por cima dele. Além de deixar todo mundo confortável, você cria um ambiente que remete os anos 80 e os famosos jogos da época, é claro. 

8. Considere o estilo de decoração

Os estilos industrial e urbano são os mais utilizados nesse tipo de ambiente, pois utilizam a amplitude do espaço como um elemento de destaque na decoração. Além disso, espelhos combinam muito bem com uma sala de jogos, principalmente para fazer com que ele pareça maior do que realmente é. Inclua também elementos da arte de rua, como grafites, adesivos, etc. 

Então, agora que você sabe como criar uma sala de jogos em casa, é hora de iniciar seu planejamento. É importante lembrar que contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores é fundamental, pois como possuem maior conhecimento e experiência, podem realizar as orientações necessárias. Mas, mais do que isso, promovem agilidade na execução, conferindo maior sofisticação, elegância e até mesmo economia, visto que farão as escolhas certas para seu espaço.