Área de lazer pequena: 8 dicas para aproveitar melhor o espaço

É fato que os imóveis atuais, sejam casas ou apartamentos, estão cada vez menores devido ao aumento populacional. Contudo, isso não significa que não seja possível aproveitar os espaços, principalmente quando contamos com profissionais especializados e colocamos nossa criatividade para funcionar. Com a pandemia do COVID-19 e o isolamento social, as pessoas começaram a valorizar ainda mais sua qualidade de vida, optando por reformar ou incluir novas opções de lazer em seus imóveis. Portanto, se você quer investir em uma área de lazer em sua casa, continue acompanhando o post de hoje e veja 8 dicas para aproveitar melhor o espaço, mesmo que ele seja pequeno. 

1. Banheira de hidromassagem

Realizar a instalação de banheira de hidromassagem é uma ótima forma de criar sua área de lazer, pois além de ocupar pouco espaço, ela pode ser usada tanto no verão quanto no inverno, garantindo diversão e relaxamento durante o ano todo. No entanto, é fundamental realizar a manutenção de hidromassagem com a periodicidade correta, pois dessa forma você garante o pleno funcionamento da peça e, consequentemente, maior durabilidade. 

2. Avalie o estilo do ambiente

No momento que estiver planejando a composição de sua área de lazer, é importante avaliar o estilo de decoração que deseja para o espaço. Isso porque, ele servirá como guia para os tons que podem ser utilizados, assim como materiais, móveis e outros detalhes, como acessórios. Por ser um espaço comumente voltado para o relaxamento e contato com a natureza, uma boa dica é optar por estilos descontraídos, como o rústico, navajo e boho.

3. Escolha as cores

Depois de escolher o estilo, é importante avaliar as cores que pretende incluir no espaço. O ideal é investir em uma base neutra, como marrom ou bege, por exemplo. Contudo, isso não significa que outros tons não possam fazer parte, sendo que os quentes, como vermelho e laranja, contribuem para o aconchego do espaço, sendo ideais tanto para o verão quanto para o inverno.

4. Tenha os móveis certos

É bastante comum utilizar móveis planejados próprios para área externa em madeira, visto que combinam com o clima de relaxamento e natureza. Contudo, é importante que as peças passem pelo tratamento impermeabilizante a fim de garantir sua durabilidade e qualidade no dia a dia. Uma dica de móveis para esse ambiente é apostar naqueles que promovam conforto, como sofás, poltronas, bancos e banquetas, pois dessa forma, todos podem se sentar e aproveitar. 

5. Iluminação faz toda a diferença

É importante deixar claro que a iluminação faz toda a diferença no espaço, sendo necessário investir em itens de qualidade e, se possível, em um bom projeto luminotécnico. Contudo, uma dica para você já começar a criar seu ambiente é apostar em lâmpadas amareladas, visto que promovem sensação de aconchego e são mais confortáveis aos olhos. Dessa forma, você pode realizar eventos à noite e garantir que todos aproveitem o momento. Os cordões, luminárias e até mesmo piscas de natal são elementos que com certeza irão contribuir para o aconchego. 

6. Objetos decorativos

Depois de pensar na parte principal do ambiente, como móveis, cores e iluminação, é hora de incluir detalhes que farão a diferença na estética, como os objetos decorativos. Além de luminárias, aposte em peças que conversem com o estilo do ambiente, como esculturas, quadros e até mesmo itens menores, como difusores de ambiente, plantas secas, louças, etc. 

7. Plantas

As plantas são elementos incríveis, pois além de contribuírem para a estética de sua área de lazer, também promovem benefícios para sua saúde física e mental. Mas, ao contrário do que se pensa, não é necessário ter um grande jardim para cultivá-las. Inclusive, uma solução muito interessante é apostar no famoso jardim vertical. Afinal, ele irá ocupar apenas o espaço da parede que, provavelmente não seria utilizado, deixando o espaço mais aconchegante e bonito. 

8. Avalie a manutenção e limpeza do espaço

Por fim, mas não menos importante, você também deve pensar em como será a manutenção e limpeza do ambiente. Afinal, de nada adianta ter um espaço bonito, mas que nunca é usado por sujar e ser difícil de limpar. Portanto, além de utilizar tons mais escuros no piso, por exemplo, invista em revestimentos que sejam fáceis de limpar, como o porcelanato. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de criar uma área de lazer incrível em sua casa, mesmo tendo pouco espaço para isso. Mas, como falamos, uma boa dica para quem quer aproveitar ao máximo as medidas do local, é contar com a ajuda de profissionais especializados, como um arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, você garante um planejamento completo, aproveitando todos os centímetros de seu ambiente. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Torquato Tec. Sua empresa de manutenção e instalação de banheira de hidromassagem.

Área de lazer pequena