Como escolher o ralo ideal 

A escolha do modelo ideal seja ralo linear, oculto ou invisível deve ser sempre precedido pelas orientações de um profissional de engenharia ou arquitetura. Essa necessidade se deve ao fato de que cada ambiente precisa de um tipo de um escoamento e de uma determinada quantidade de ralos, dependendo da sua extensão. 

O ralo tem a função de escoar a água deixando o ambiente seco e facilitando sua higienização, auxiliando também na questão da segurança, pois pisos secos são menos propensos a causar quedas que podem provocar lesões graves, especialmente em pessoas idosas e crianças. 

Veja algumas dicas importantes para escolher o modelo de ralo ideal para cada ambiente. Prossiga na leitura desse artigo. 

5 dicas para escolher o melhor ralo para o seu ambiente

1. Conheça as proporções do espaço

Essa informação é essencial para que você saiba quantos ralos serão necessários. Geralmente os banheiros menores possuem apenas um ralo, enquanto que os maiores precisam de dois.

Espaços maiores como quintais precisam de ralos maiores ou mais quantidades para que a vazão da água seja eficiente. 

2. Busque informações sobre os modelos de ralos existentes e sua funcionalidade

Os modelos de ralos estão cada dia mais inovadores, contribuindo com a vazão da água e ao mesmo tempo com a parte estética. Para que você consiga esse feito é importante conhecer os modelos disponíveis no mercado e quais deles vão lhe atender melhor. 

Conheça agora alguns modelos: 

  • Ralo linear e ralo linear oculto; 
  • Ralo linear vazado; 
  • Ralo Invisível; 
  • Ralo Triangular; 
  • Ralo oculto, entre outros. 

Cada modelo combina melhor com um tipo de ambiente, de acordo com o seu uso e suas dimensões. Portanto, faça uma escolha consciente para que o escoamento da água não seja comprometido. 

3. Escolha um bom profissional para lhe auxiliar

Embora a escolha do ralo ideal pareça algo simples, é preciso avaliar muito mais que a estética, a funcionalidade não deve ser jamais esquecida. Sendo assim, é importante pedir um profissional habilitado e devidamente preparado para elaborar um projeto de acabamento. 

Entre outras questões que serão abordadas, como cor e tipo de revestimento, acessórios como bacia sanitária, pia ou cuba, tipo de chuveiro, a escolha do ralo para banheiro e para  outros ambientes deverá ser inserida nesse planejamento. 

Dimensões do espaço físico, utilidade de cada ambiente e quantidade de pessoas que vão utilizar e circular por ali, são informações indispensáveis e ao mesmo direcionadoras para a execução de um plano de acabamento assertivo. 

4. Adquira peças de qualidade

Não há nada mais desgastante que a reforma de um ambiente, especialmente quando ela é causada por quebra de acessórios de má qualidade. Além dos gastos com reposição, é preciso contratar nova mão de obra e materiais para o acabamento. Esses podem ser os mais dispendiosos. 

Para evitar estresse, desgaste emocional e gastos excessivos, o ideal é escolher peças de alta qualidade comercializadas por um fornecedor confiável. Mesmo que seja preciso investir um pouco mais, é importante pensar na economia financeira e de tempo promovida na conclusão do trabalho. 

5. Combine o ralo com a decoração do ambiente

Lembra que no início desse artigo mencionamos a importância de ter um plano de acabamento elaborado por um profissional? Pois, essa é uma forma de escolher o modelo e a cor do ralo de acordo com as cores que você pretende usar na decoração. 

Esse mesmo plano poderá ser usado como base para quem vai decorar o ambiente. Pois, ele terá a referência sobre as cores e modelos de acessórios utilizados. Dessa forma fica mais fácil combinar com os novos complementos que vão entrar naquele espaço.

Os ralos modernos são muito mais bonitos e garantem um aspecto de luxo e sofisticação. Sem falar que valorizam muito mais o espaço, seja os ralos ocultos, invisíveis ou os modelos lineares.

Conclusão

Foi se o tempo em que o ralo era escolhido de forma aleatória apenas para cumprir a função do escoamento da água. Atualmente ele é parte importante do acabamento e valorização do ambiente onde ele está instalado, obviamente unindo-se ao fato de que ele é uma peça funcional também na questão da proteção contra entrada de animais e gases que provocam mau-cheiro.

Ao escolher o ralo para a sua residência ou comércio, tenha em mente que essa função será muito mais exitosa se você seguir as 5 dicas apresentadas neste artigo. Assim, será muito mais fácil evitar erros que podem trazer prejuízos financeiros, além da perda de tempo e estresse. 

Com um bom projeto de acabamento em mãos você terá muito mais tranquilidade e direcionamento, além de fazer escolhas mais adequadas à sua realidade e necessidade, sem abrir mão da beleza e da funcionalidade. 

Os modelos de ralos modernos garantem um charme especial, por isso, são vistos como parte complementar de uma decoração bem estruturada. Por isso, mantenha-os sempre limpos, evitando assim entupimentos e preocupações. 

Como escolher o ralo ideal