Como escolher o tampo da mesa de jantar

Como escolher o tampo da mesa de jantar?

A mesa de jantar é um dos elementos mais importantes de uma casa, sendo utilizada para reunir família e amigos, fazer as refeições e até mesmo para trabalhar ou estudar. Nesse sentido, é importante que ela converse com o ambiente em que está localizada, adequando-se à decoração, além de promover praticidade e ser funcional no dia a dia. Tudo isso precisa ser pensado ao escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, pois dependendo do caso nem sempre a mesa que você deseja irá se encaixar no espaço disponível.

Contudo, se você já fechou negócio e agora que comprar a mesa de jantar ideal, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja algumas dicas importantes que preparamos para te ajudar a escolher o tampo perfeito para sua mesa.

1. Analise o estilo de decoração de sua casa

O primeiro passo é saber qual é o estilo de decoração do imóvel para garantir total harmonia e sofisticação aos ambientes. Isso porque, se optar por deixar cada cômodo com um tipo de decoração, irá passar sensação de bagunça e falta de planejamento. Portanto, se gosta de um estilo mais clássico, a mesa com tampo de vidro ou madeira é uma ótima alternativa. Por outro lado, em uma decoração mais rústica, o tampo feito com madeira de demolição será incrível. Lembre-se ainda de combinar com outros elementos do mesmo estilo, como as cadeiras, luminárias, lustres, etc. 

2. Considere a resistência e durabilidade do tampo

Outro ponto importante é que de nada adianta você ter um tampo bonito, mas que não suporta o peso colocado ou que acaba se desgastando em pouco tempo. Você deve ter em mente que esse é um investimento e que é melhor pagar um pouco mais caro no início e ter uma peça durável, do que economizar na compra e precisar trocar o tampo em um curto período de tempo. Nesse sentido, mesas com tampo de madeira, alumínio, granito ou mármore são excelentes. 

3. Área externa ou interna?

Por mais que seja uma mesa de jantar, ela pode muito bem ser usada em ambientes externos da casa, como na varanda ou área gourmet. Portanto, isso também precisa ser levado em consideração na hora da compra, pois dependendo do material, pode não suportar as mudanças climáticas e acabar estragando em pouco tempo. É fundamental conversar com o vendedor da loja e tirar todas as dúvidas sobre o material do tampo, pois em alguns casos, como com a mesa de madeira, é importante fazer um tratamento para que ela possa ficar exposta.

4. Medidas

Vale lembrar ainda que a mesa de jantar não pode ser apenas bonita e resistente, mas também deve se adequar ao ambiente em que será colocada. Portanto, não deixe de tirar todas as medidas do espaço antes de fechar a compra. Dessa forma, você garante que o tampo irá se encaixar na base planejada, além de ficar proporcional ao cômodo. Não se esqueça de considerar a circulação dos indivíduos no local, incluindo as cadeiras e o espaço entre elas nas medidas da mesa ideal. 

5. Materiais

Confira abaixo alguns dos melhores materiais para o tampo de sua mesa de jantar, considerando resistência, facilidade na limpeza e beleza: 

  • Madeira: resistente e versátil, a madeira pode ser usada em vários projetos, com diferentes tipos, como a madeira maciça ou MDF; 
  • Vidro: muito versátil, o tampo de vidro traz modernidade aos ambientes, lembrando que deve ser do tipo temperado; 
  • Alumínio: perfeito para ambientes com estilo industrial, o alumínio é bastante resistente, sendo ideal para ambientes abertos;
  • Granito ou mármore: as pedras naturais são muito resistentes e perfeitas para quem quer um tampo durável. O mármore é sinônimo de luxo, enquanto o granito é mais econômico e de fácil manutenção. 

6. Formato

Por fim, o formato do tampo também merece sua atenção. O modelo redondo permite que mais pessoas se sentem à mesa, sendo ideal para quem tem pouco espaço. Já o quadrado pode ser usado em salas pequenas, encostado na parede, ou ser encontrado em tamanhos maiores. O tampo retangular é o mais tradicional, com diversos tamanhos e variedades. Por fim, o tampo oval é perfeito para quem quer um estilo moderno em um ambiente amplo. 

Então, agora que você sabe o que considerar na hora de escolher o tampo de sua mesa de jantar, já pode colocar nossas dicas em prática. É importante deixar claro que, caso você seja leigo no assunto ou não tenha tempo para pesquisar qual será a melhor opção, uma boa dica é contar com a ajuda de profissionais especializados, como o arquiteto ou designer de interiores. Isso porque, eles têm maior experiência e conhecimento sobre o assunto, podendo orientar na escolha mais adequada de acordo com suas necessidades, preferências e orçamento. Além disso, também podem ir além e projetar todo o ambiente, conferindo elegância, sofisticação e muito estilo para o ambiente.