Como formalizar uma sociedade na empresa

Como formalizar uma sociedade na empresa?

É fato que ter o próprio negócio não é algo simples, sendo um processo bastante desafiador. Justamente por isso, muitas pessoas optam por contar com um sócio para que ambos dividam as responsabilidades no dia a dia.

Contudo, para garantir a legalidade e efetividade dessa relação, é fundamental formalizar a sociedade na empresa, contando com a ajuda de um escritório de advocacia. Mas, por mais que ele possa dar todas as orientações, também é importante conhecer um pouco sobre o assunto.
Com isso, você garante uma conversa mais fluida com o advogado online, agilizando ainda mais o processo. Portanto, continue acompanhando o post de hoje e saiba fomo formalizar uma sociedade na empresa.

1. Estabeleça o tipo de sociedade

O primeiro passo é entender em qual tipo de sociedade o negócio de encaixa, dependendo de questões como porte, cargo exercido por cada sócio, tipo de administração, etc. Os modelos mais comuns são simples, limitada, anônima e em nome coletivo.

2. Tenha os objetivos alinhados

É fundamental manter os objetivos alinhados com os demais sócios, a fim de garantir que tenham a mesma visão estratégica do negócio. Justamente por isso, deve ser feita uma reunião para elaborar uma lista de prioridades e finalidades do negócio.

3. Elabore um Contrato Social adequado

O contrato social precisa ser elaborado junto a um advogado especializado, a fim de garantir total segurança e proteção para o negócio e para os sócios. Alguns itens fundamentais são as responsabilidades de cada um, funções, estratégia de negócios, retiradas, etc.

4. Defina os direitos de cada sócio

O direito de cada sócio precisa ser definido para casos em que há falência de um dos sócios, para evitar problemas judiciais que envolvam os sucessores. Em geral, as responsabilidades costumam ser divididas por igual, sendo conhecidas como limitadas, solidárias e subsidiárias.

5. Faça o registro da sociedade

As sociedades podem ser registradas do Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial, dependendo da natureza empresarial e civil.

6. Faça uma revisão periódica do contrato

Por fim, é fundamental entender que a sociedade foi constituída dentro de uma realidade financeira e ao longo do tempo, a empresa tende a mudar, tanto em relação ao crescimento quanto em recuos financeiros. Portanto, uma revisão periódica deve ser feita para analisar todos os pontos e garantir que o contrato esteja sempre atualizado.

Então, agora que você sabe como formalizar uma sociedade na empresa, já pode colocar em prática as dicas de hoje.