O que não fazer com a sua fossa séptica

O que não fazer com a sua fossa séptica?

A fossa séptica substitui o esgoto encanado, sendo responsável por coletar e realizar o primeiro tratamento nesse resíduo doméstico. Entretanto, ela precisa de cuidados, que incluem o que não fazer com a sua fossa séptica.

É mais comum se ouvir falar do que precisa ser feito, mas sabe o que não fazer com a sua fossa séptica é tão importante quanto saber o que fazer. Esses cuidados também são necessários para aumentar a vida útil da sua fossa séptica.

Confira mais sobre o que não fazer com a sua fossa séptica no artigo abaixo!

Colocar estruturas pesadas em cima

Colocar estruturas pesadas em cima da sua fossa séptica entra na lista: o que não fazer com a sua fossa séptica. Isso porque algo muito pesado em cima da sua fossa pode sobrecarregar a estrutura dela. Dessa forma, podem surgir rachaduras e outros problemas que vão causar um mau funcionamento dela.

Além disso, a estrutura da fossa pode até ruir, o que, com certeza, é algo que você não quer. Por isso, você, jamais, deve fazer a parte de cima da sua fossa de garagem. Nem colocar máquinas pesadas em cima dela.

Plantar vegetações de raízes longas

Se você plantar vegetações de raízes longas perto da sua fossa séptica, essas raízes podem alcançar a tubulação da fossa e, até mesmo, a própria estrutura dela. Isso pode causar danos na estrutura do encanamento e da fossa. Dessa forma, poderá acontecer vazamentos de esgoto no seu terreno.

Entretanto, se você ainda quer colocar uma vegetação por perto, prefira colocar gramas. Ela possui uma raiz rasa que não te causará transtornos.

Despejar materiais não biodegradáveis

Jogar materiais, como papel higiênico e absorventes, na descarga é algo que você nunca deve fazer. Assim como despejar óleo na pia da cozinha. A fossa séptica não consegue processar esses resíduos, fazendo com que seu encanamento entupa.

Outras substâncias que você não deve despejar nas fossas são as químicas, como tintas e venenos (pesticidas). Elas são capazes de atravessar a barreira da sua fossa séptica e vão contaminar todo o seu terreno. Assim, tanto água e as produções que vierem desse solo estarão, potencialmente, contaminadas.

Deixar a água pluvial no mesmo encanamento

Colocar a água da chuva para ser escoada no encanamento da fossa, aumenta muito o volume que ela terá que suportar. No caso de uma chuva muito forte, a fossa poderá encher e toda essa água de esgoto irá retornar para dentro da sua casa pelos ralos. Além do risco de ocorrer transbordamentos.

Contudo, se você não possui outro meio de fazer o escoamento da água pluvial, uma boa dica é aumentar o calibre do seu encanamento e, também, a quantidade de volume que a fossa pode receber. Dessa forma, mesmo com um grande volume de chuva, a água será corretamente escoada.

Deixar a manutenção de lado

A última coisa da lista “o que não fazer com sua fossa séptica” é deixar a manutenção de lado. Qualquer manutenção é importante para que a fossa funcione corretamente e de forma segura. Assim, você não deve deixar de realizá-la.

Realizar a manutenção com uma empresa especializada, além de prevenir obstruções, garante a segurança da estrutura. Os profissionais qualificados são capazes de perceber problemas estruturais para que você possa resolvê-los a tempo. Além disso, eles podem indicar se você está fazendo algo que vai prejudicar a vida útil da sua fossa.

Por fim, agora que você já entendeu o que não fazer com a sua fossa séptica, lembre-se que, se você já fez alguma coisa dessa lista e agora está com problemas, a melhor solução é chamar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para te ajudar. E, se não fez, continue cuidando bem da sua fossa e não deixe de fazer manutenção.