Como montar um escritório de advocacia

Como montar um escritório de advocacia?

É comum que um advogado depois de formado abra um escritório de advocacia. Afinal, é uma forma de receber clientes com maior estrutura e poder trabalhar em um ambiente adequado. No entanto, é comum surgirem algumas dúvidas nesse momento, principalmente para quem vai montar o seu pela primeira vez. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar dicas de como montar um escritório de advocacia. Vamos lá?

1. Defina sua área de atuação

O primeiro passo é considerar o segmento do direito que pretende se especializar. Isso é fundamental, pois irá impactar na tomada de decisões ao longo de todo o negócio. O ideal é conhecer a fundo cada uma das áreas da advocacia antes de tomar essa decisão, acompanhando o dia a dia dos profissionais que já atuam para ter certeza do que deseja.

2. Analise o mercado

É importante deixar claro que o mercado atual pode mudar e não ser mais tão interessante no amanhã. Mas, você deve ter em mente que não existe um mercado saturado no Direito, pois se houver organização e souber trabalhar bem determinada área, você terá muito sucesso. Independente do que escolher, estude de forma aprofundada tudo sobre o segmento.

3. Pretende trabalhar sozinho ou com sócios?

Antes de montar seu escritório, é importante saber se deseja trabalhar sozinho ou abrir uma sociedade. Isso é muito importante, pois irá determinar a estratégia que irá utilizar e qual será o investimento necessário. Além disso, caso queira empreender em sociedade, os sócios precisam ser muito bem escolhidos, pois muitos escritórios fecham por falta de alinhamento e conexão entre os associados.

4. Tenha um planejamento financeiro

Além de entender sobre direito, você também precisa ter noção sobre administração e finanças, sendo fundamental ter um bom planejamento financeiro para não ficar no vermelho. Alguns pontos importantes para ficar atento são saber fazer o adiantamento e reembolso de custos, fazer a gestão de cancelamento de contratos e faturas, atentar-se a honorários, acompanhar indicadores de negócios, etc.

5. Escolha o local

Por mais que alugar salas ou imóveis próximos a fóruns seja algo comum, hoje em dia os processos estão cada vez mais digitais. Por isso, é importante escolher um lugar que seja de fácil acesso para clientes, mas que também se encaixe em seu orçamento mensal.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá montar seu escritório de advocacia com muito mais facilidade e planejamento.