Vantagens dos cursos livres

7 Vantagens dos cursos livres

Com o avanço da internet uma modalidade de ensino que caiu no gosto das pessoas foram os cursos livres. Aqui eu te mostro 7 vantagens dos cursos livres na modalidade online.

Um dos principais aspectos desse tipo de ensino é que ele vem transformando a vida de muitas pessoas, que em outras condições não teriam acesso à educação.

Isso se deve principalmente a maior característica dos cursos livres que é a flexibilidade.

Para entender o que é um curso livre você deve saber que existem dois tipos de educação: a formal e a não formal.

Os cursos livres se encaixam nessa segunda categoria sendo considerados “não formal” ou “informais”.

Sendo assim, não são reconhecidos pelo MEC, mas possuem base legal na lei no Decreto n° 5.154/04 e da Portaria N°008/02.

Por outro lado, os cursos livres não cumprem com uma carga horária extensa que normalmente é exigida pelas instituições de ensino reguladas pelo MEC.

Sendo assim, ao invés de oferecer um diploma os cursos livres oferecem certificado que recentemente vem tendo grande aceitação no mercado de trabalho.

Então se está buscando um curso que seja mais rápido e flexível quanto a carga horária e assuntos, mas que te proporcione um aprendizado transformador, escolha um bom curso online sem medo.

Você pode aprender:

  • Uma nova profissão;
  • Melhorar seu currículo;
  • Aprender um hobbie;
  • Ou até mesmo algum assunto que você sempre teve vontade de aprender, mas não tinha tempo nem dinheiro.
Mas como encontrar um bom curso livre online? É fácil veja aqui 9 passos para escolher cursos online sem erro.

7 Vantagens dos cursos livres

1 São flexíveis

Os cursos livres geralmente têm curta duração e são mais acessíveis, pois alguns deles são totalmente online, ou seja, não há necessidade de frequentar uma sala de aula física.

A maioria dos cursos livres te permitem uma liberdade maior, pois não delimitam um tempo de conclusão.

Mas é exatamente por isso que você precisa ter controle e organização com os estudos, pois tudo vai depender de você.

2 Não exige certificação prévia

Normalmente os cursos livres não exigem um diploma ou conhecimento prévio, então podem ser feitos por qualquer pessoa desde que se tenha interesse.

Salvo aqueles com um assunto bem avançado e específico que apesar de não haver exigência de uma formação anterior, é ideal que você já tenha conhecimento prévio.

3 São mais em conta

É possível encontrar cursos livres gratuitos ou pagos que geralmente estão mais em conta.

Isso ocorre principalmente porque os cursos livres são oferecidos na modalidade online, portanto demandam menos gastos para ser oferecido aos alunos, mas o conteúdo é basicamente o mesmo.

Se você deseja comprar um curso livre se atente às promoções que ocorrem principalmente em datas comemorativas.

4 Pode estudar em qualquer hora e lugar

Fazer um curso livre online tem essa grande vantagem que é poder estudar em qualquer hora ou lugar, na sua casa, escritório ou até mesmo na praia. Basta ter um aparelho com acesso a internet.

Além de tudo você pode assistir quantas vezes quiser.

5 Estude vários assuntos

Com curso livres você tem a vantagem de poder estudar mais de um assunto ao mesmo tempo e não precisa ser da sua área de atuação

6 Acesso às Avaliações do Curso

Normalmente nas plataformas que os cursos online são oferecidos é possível encontrar avaliações de alunos do mesmo. Assim você pode ter uma noção da qualidade do que será ensinado

Fora que a maioria deles quando é hospedado por um site seguro vai ter garantia de 7 dias garantido por lei.

Ou seja, se você não gostar ou se arrepender pode solicitar o reembolso e receber todo seu dinheiro de volta sem explicações.

7 Renda Extra

Existem duas formas possíveis de conseguir renda extra com cursos livres.

A primeira delas é fazer algum tipo de curso voltado para habilidades específicas que te ajudaram a fazer uma renda extra ou até mesmo montar um negócio próprio com o de fotografia, redação, edição de vídeo, vender doces, etc.

Outra opção é se afiliar ao curso livre através da plataforma que ele está inserido e vendê-lo para outras pessoas utilizando estratégias de marketing digital. Aliás, muitas pessoas estão ganhando bastante dinheiro. É um dos meios mais indicados de ganhar dinheiro na internet atualmente.

Entenda através desse artigo como ganhar dinheiro sendo um afiliado, vai ver que algo mais fácil e simples do que pensava.

Conclusão

Aqui te mostramos que apesar dos cursos livres não substituírem a educação formal. Eles podem ser interessantes para transformar a vida das pessoas.

Inclusive um deles transformou a minha. Hoje trabalho com a internet graças a um ótimo curso livre.

Além disso, foi apresentado as vantagens dos cursos livres que tornam o conhecimento mais democrático para qualquer pessoa, eles podem ser feitos em qualquer hora e lugar, atendendo assim as pessoas que têm a vida corrida ou que não tem condições de pagar um curso presencial com suporte.

Portanto, ter resultados com cursos livres vai depender muito mais de você.