Descubra quais são as vantagens do EAD e as desvantagens dessa modalidade de ensino e confira como um aplicativo de estudos pode te ajudar.

vantagens do EAD

Ter um diploma de curso superior é fundamental, atualmente, para quem quer se destacar no mercado de trabalho e construir uma carreira profissional de sucesso.

Mas não é fácil dedicar tempo e dinheiro para comparecer diariamente a uma faculdade, não é mesmo?

Já parou para pensar nas vantagens e desvantagens de estudar a distância?

A educação a distância é uma modalidade que permite que os estudantes concluam diferentes tipos de cursos sem precisar sair de casa.

Nos últimos anos, o número de estudantes adeptos do formato EAD (ensino a distância) cresceu de maneira significativa, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

Segundo um estudo feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a quantidade de alunos matriculados em cursos EAD cresceu 378,9% entre os anos de 2009 e 2019.

Veja o gráfico:

https://drive.google.com/file/d/1mp87WlSsvWD2svCIbN8dQqxJzvGjc3bh/view?usp=sharing

Por outro lado, nesse mesmo período, o número de estudantes matriculados no ensino presencial cresceu apenas 17,8%.

De fato, existem vantagens do EAD que incentivam as pessoas a se matricularem em cursos nessa modalidade. No entanto, há também certas desvantagens que precisam ser consideradas.

Neste artigo, você vai conhecer quais são as vantagens e desvantagens de estudar a distância e entender como superar as dificuldades em estudar por meio do EAD utilizando aplicativos de estudos, além de muita força de vontade e determinação para vencer:

Vantagens:

  1. Maior autonomia para os alunos;
  2. Cursos reconhecidos pelo MEC e diplomas válidos;
  3. Menor investimento;
  4. Não é preciso se deslocar até a faculdade.

Desvantagens:

  1. Dificuldade em manter a concentração nos estudos;
  2. Ausência de um contato direto com os professores.

Vantagens do EAD: 3 motivos para estudar a distância


O estudo a distância pode ser uma boa alternativa para quem deseja fazer uma graduação ou uma pós-graduação, mas que não tem muito tempo para comparecer presencialmente à instituição ou quer ter mais autonomia na escolha dos horários da aula.

Confira a seguir quais são as principais vantagens do EAD:

1 - Maior autonomia para os alunos


Como bem mencionamos anteriormente, a autonomia dos alunos é uma das maiores vantagens do EAD.

No ensino a distância, tem-se maior liberdade para definir o horário mais conveniente para assistir às aulas e aprender os conteúdos.

O EAD é mais flexível do que o formato presencial e permite que o aluno organize sua agenda de estudos de maneira personalizada.

2 - Cursos reconhecidos pelo MEC e diplomas válidos


Muitas pessoas ainda têm receio em relação ao ensino a distância no que se refere ao reconhecimento dos cursos EAD e à validade dos diplomas.

E sim, há vários cursos de graduação e pós-graduação que são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Além disso, os diplomas têm a mesma validade que os concedidos para quem cursou presencialmente.

3 - Menor investimento


Os cursos a distância costumam ser mais baratos do que aqueles em formato presencial.

Dessa forma, o aluno consegue fazer um investimento em educação que cabe melhor no bolso.

4 - Não é preciso se deslocar até a faculdade


Um dos grandes obstáculos para quem quer estudar, principalmente em grandes cidades, onde o trânsito é complicado e o transporte público deficiente, é se deslocar até a faculdade e depois retornar para casa.

Na modalidade de estudo a distância, isso não é necessário. O aluno estuda em casa, ou em outro local de sua escolha, ganhando tempo, gastando menos e ainda não se desgastando com deslocamentos constantes.

E quais são as desvantagens do EAD?


Assim como praticamente tudo na vida, há também vantagens e desvantagens de estudar a distância. Os principais ônus do EAD são:

1 - Dificuldade em manter a concentração nos estudos


Estudar em casa pode ter como desvantagem maiores distrações, o que acaba dificultando a concentração dos alunos.

É mais fácil se manter concentrado em sala de aula do que na sala de casa, por exemplo. Para isso, recomenda-se organizar o ambiente de estudo em casa da melhor forma possível.

Além disso, existe uma forma de superar isso, com ajuda de um planejamento de estudos. Basta se organizar e seguir seu planejamento que o foco nos estudos se torna algo natural para você.

Existem até apps que você pode baixar em seu celular para ajudar você a se planejar e manter todo foco que precisa para completar seus estudos com sucesso, veja este exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=-0op_GlH7dg

2 - Ausência de um contato direto com os professores


No ensino presencial, os alunos têm a oportunidade de consultar diretamente o professor para esclarecer alguma dúvida sobre o conteúdo passado na sala de aula.

Já no EAD, a ausência desse contato direto e mais próximo com os professores pode configurar como uma desvantagem.

Felizmente, com o avanço das tecnologias de comunicação, esse problema pode ser minimizado por meio de videochamadas. Não é a mesma coisa que o “tête-à-tête” presencial, mas já ajuda a diminuir a distância entre professores e alunos.

Como superar as desvantagens do EAD com aplicativo de estudos?


Hoje em dia, existem muitas ferramentas que podem te ajudar a otimizar o seu tempo e a melhorar sua produtividade nos estudos.

O Estudaqui, por exemplo, é um aplicativo que te orienta na elaboração do seu plano de estudos personalizado.

Além disso, essa ferramenta também mostra estatísticas sobre o seu rendimento, envia lembretes e define gatilhos de recompensa para te manter motivado nos estudos.

Bom, agora que você já conhece as vantagens do EAD e as desvantagens dessa modalidade, avalie se o estudo a distância combina com você e não deixe de investir na sua formação profissional.

Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de Educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.