Aplicativos para estudantes

Aplicativos para estudantes: as 10 melhores opções

Está difícil manter o foco nos estudos? Fizemos uma lista com aplicativos para estudantes que podem te ajudar. Confira!

Manter o foco nos estudos muitas vezes pode ser um desafio, por isso aqui vamos mostrar os melhores aplicativos para estudantes.

Eles permitem otimizar os estudos, aumentar a produtividade, organizar a rotina e muito mais.

Confira!

10 melhores aplicativos para estudantes

  1. Google Calendar
  2. Asana
  3. Google Keep
  4. OneNote
  5. Notion
  6. Estudaqui
  7. Productive
  8. Plantie
  9. Be Focused
  10. Duolingo

1. Google Calendar

O Google Calendar não tem segredo: é o calendário do Google para você controlar seus afazeres do dia. É um bom aplicativo para estudantes, pois nele você pode criar eventos para as aulas que precisa assistir, por exemplo, e configurar notificações para ser lembrado do início da atividade alguns minutos antes.

Com sua agenda montada, você vai visualizar um panorama de tudo que precisa fazer no dia, semana ou mês. Também vale usá-lo para otimizar seu dia, criando blocos de atividades como estudo de matéria X, realização de exercícios de matéria Y, e assim por diante.

A ferramenta está disponível para Android e iOS, e pode ser utilizada tanto no celular quanto no computador.

2. Asana

Asana

Entre as opções de aplicativos para organizar os estudos, podemos citar a Asana.

Ela oferece diversos recursos para você organizar todos os seus afazeres: tarefas, subtarefas, quadros, calendário e projetos. Um dos benefícios da ferramenta é a possibilidade de marcar atividades como concluídas, o que proporciona uma sensação de dever cumprido.

Você pode soltar a criatividade para utilizar a Asana da forma mais adequada à sua rotina. Basta explorar seus recursos e descobrir todas as suas funcionalidades.

Está disponível para Android e iOS, e pode ser acessada no celular e no computador.

3. Google Keep

O Google Keep funciona como um “post it digital”, o que é ótimo para abandonar de vez aqueles inúmeros papéis espalhados por aí. Com ele, suas anotações ficam organizadas, as quais podem ser personalizadas com diferentes cores e formatos.

Você consegue baixá-lo tanto no Android quanto no iOS, e pode acessá-lo no celular e no computador.

4. OneNote

O OneNote é a ferramenta de anotações da Microsoft e tem a mesma premissa do Google Keep: manter suas anotações devidamente armazenadas e organizadas.

Você pode ir além e usar o OneNote para salvar slides, fazer resumos de aulas importantes, criar mapas mentais, usar cores, setas e todos os recursos que o aplicativo oferece.

Está disponível para Android e iOS, e pode ser usado no celular e no computador.

5. Notion

O Notion compila em um único aplicativo recursos de anotações, lista de tarefas, textos, templates, projetos e quadros.

Ele é intuitivo e fácil de usar, pode ser integrado a outras ferramentas como Google Docs e Figma, e te ajuda a manter o controle sobre tudo o que você precisa fazer e tem anotado.

Disponível para Android e iOS, e pode ser usado no celular e no computador.

6. Estudaqui

Dentre os aplicativos de estudos, uma opção é o Estudaqui. Com ele você automatiza a organização das matérias, considerando a facilidade que você tem com cada disciplina. São quatro pilares:

  • ciclo de estudos personalizado de acordo com suas dificuldades pessoais, peso das matérias, além de intercalar raciocínio e memorização para treinar o cérebro;
  • estatísticas e controle de estudo com tempo, detalhes de cada atividade, tempo gasto com pausas, e eficiência por disciplina, período e dia da semana;
  • motivação diária para bater metas por meio de gatilhos de recompensas e lembretes para dar andamento aos estudos;
  • agendamento de revisões ao fim de cada estudo e programação de revisões futuras.

O Estudaqui é um dos melhores apps para estudar e é a solução ideal para monitorar os seus estudos, acompanhar quanto falta para terminar um ciclo e analisar suas estatísticas pessoais. Assim, você melhora sua performance diariamente e consegue a tão desejada aprovação no menor tempo possível.

Disponível para Android e iOS.

Leia também: 5 melhores aplicativos para estudar para concurso

7. Productive

Outra opção dentre os aplicativos para estudantes é o Productive.

Ele é o app ideal para te ajudar a desenvolver um novo hábito e se tornar mais produtivo. Com ele você pode criar os hábitos que deseja implementar na sua rotina, como estudar mais horas por dia, ler, meditar, fazer exercícios e beber mais água, por exemplo.

O app oferece desafios, recompensas e estatísticas para acompanhar o desempenho diário.

Disponível para Android e iOS, e pode ser acessado do celular e do computador.

8. Plantie

Plantie

O objetivo do Plantie é te ajudar a aumentar sua produtividade por meio do cuidado de uma planta. Você configura o tempo que deseja manter o foco e ele bloqueia a tela do seu celular.

Enquanto isso, a planta vai crescendo. Para ela não morrer, você deve cumprir todo o tempo previamente selecionado. Caso contrário, você consegue desbloquear o celular, mas não cumpre a missão de fazê-la crescer.

Você pode baixá-lo no iOS. Para o Android, uma alternativa é o aplicativo Forest, que segue a mesma proposta.

9. Be Focused

Que tal aplicar a técnica Pomodoro nos seus estudos? A ideia é estudar em ciclos de 25 minutos de foco total, fazendo pequenas pausas ao término de cada etapa. Dessa forma, aumenta a concentração e ganha eficiência nas suas tarefas.

Com o Be Focused você pode configurar seus ciclos e pausas da forma que fizer mais sentido na sua rotina de estudos.

O aplicativo está disponível apenas para iOS. Para Android, você pode usar o Focus To-Do.

10. Duolingo

Por fim, dentre os melhores apps de estudo, também está o Duolingo. Você pode aprender um novo idioma na palma das mão por meio de conteúdos personalizados e ainda se divertir no processo.

Também é um recurso importante para relembrar conceitos de uma língua que você já domina e manter o cérebro afiado. Os idiomas disponíveis são: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto.

Você pode baixá-lo no Android e iOS, e acessá-lo pelo celular e computador.

Aqui você confere os 15 melhores sites e aplicativos para estudar idiomas.

Gostou das dicas dos melhores aplicativos para estudantes? Conta para a gente nos comentários o que achou e aproveite para conferir o artigo com 30 aplicativos para estudar no computador ou celular.

Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.