Como validar seu diploma em Portugal

Como validar seu diploma em Portugal

Para quem pretende estudar ou mesmo exercer a sua profissão no país, é importante que o seu diploma esteja válido em Portugal. Por ser um processo burocrático, muitas pessoas ficam confusas sobre como fazê-lo. A boa notícia é que hoje o processo é mais rápido, menos burocrático e pode ser realizado com mais facilidade até no Brasil.

O ato de validação do seu título acadêmico em Portugal permitirá o seu reconhecimento naquele país. Assim, depois de passar por este procedimento, acompanhado da avaliação do seu diploma e do curso que concluiu no Brasil, pode certificar o reconhecimento formal do seu diploma em Portugal, em comparação com a qualificação portuguesa.

Este procedimento tornará o seu curso válido para todos os efeitos legais em Portugal, como se tivesse concluído o seu curso naquele país.

Passo a passo para realizar a validação do diploma:

A vantagem é que as três formas de validar diploma em Portugal podem ser feitas online. Por isso, antes mesmo da viagem, já pode candidatar-se a um diploma equivalente em Portugal.

Então, o titular do diploma solicita o reconhecimento através do preenchimento do formulário online disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior de Portugal (DGES). Através desta plataforma online, irá selecionar o modo de validação do seu diploma em Portugal e o modo educacional instituição através da qual será efetuada esta validação, preenchendo o formulário e anexando os documentos necessários.

Assim, o processo propriamente dito será realizado por qualquer universidade pública ou escola técnica profissional pública da sua escolha em Portugal, ou seja, para se candidatar ao diploma equivalente obtido em Portugal é necessário escolher uma instituição de ensino superior que ministre algum dos cursos na mesma área da sua formação naquele país.

Ressaltamos que este processo pode variar de curso para curso, podendo incluir, além do pagamento da documentação e das taxas exigidas para a inscrição, a realização de exames e a entrega de uma dissertação ou conhecimentos equivalentes. A decisão final de reconhecimento do diploma brasileiro depende da instituição de ensino que optar por fazer a análise.

Documentos necessários para a validação:

Dependendo da forma de verificação aplicável ao seu caso, é melhor verificar a documentação específica para o caso específico. Dependendo do tipo de reconhecimento (automático, nivelado ou específico), os requisitos do documento podem sofrer alterações, no entanto, para a verificação do seu diploma em Portugal, para além do preenchimento do formulário, normalmente são exigidos os seguintes documentos: Lembre-se, também varia por universidade e curso.

  • Diploma com título de graduação (original e fotocópia);
  • Histórico de notas com as notas finais do curso;
  • Ementa do curso;
  • Dissertação (se aplicável).

Vale ressaltar que é necessário fazer o apostilamento no Brasil antes de enviar documentos para instituições de ensino, mas como funciona esse procedimento?

Este trabalho será realizado por um notário brasileiro após reconhecimento de firma do documento. Esse procedimento visa simplificar a legalização de documentos entre os 112 signatários da Convenção de Haia, de forma que os documentos brasileiros e os documentos estrangeiros sejam mutuamente reconhecidos.

Valor pago para realização da validação do diploma em Portugal:

O preço varia de universidade para universidade e depende também dos procedimentos específicos do diploma português que o candidato escolher, por exemplo, o preço varia entre 200,00 euros e 600 euros.

É importante lembrar que existem três tipos de reconhecimento. Portanto, o processo geralmente é mais barato para reconhecimento automático e mais caro para reconhecimento específico. É também possível converter a classificação final para uma escala portuguesa, o que também pode significar uma valorização.

Em qualquer caso, por depender da universidade, recomendamos que você preste atenção especialmente ao site da instituição de ensino para entender o valor exato do custo de cada processo de verificação de diploma.

Quanto tempo demora para validar o diploma em Portugal?

Nos dias atuais, o processo de reconhecimento de um diploma em Portugal demora até 90 dias. Para o efeito, o profissional deve apresentar corretamente todos os documentos necessários para que a avaliação seja realizada pela comissão universitária.

Importante ressaltar que Portugal dispõe de 3 métodos de verificação de diplomas, assim, o tempo depende também de cada método. Por exemplo, como a identificação automática é mais simples, o processo pode levar até 30 dias para ser concluído.