Educação financeira infantil

Educação financeira infantil – você sabe o que é?

A educação financeira infantil ensina a criança a como lidar bem com o dinheiro desde cedo na vida. Então, ela adquire habilidades que vão permanecer ao longo do seu crescimento e se consolidar na fase adulta.

O resultado será um adulto mais consciente e preparado para lidar com a vida financeira com responsabilidade. Para isso, utiliza métodos que ensinam a importância de fazer a economia, de planejar o futuro, controlar os gastos e traçar metas.

A educação financeira dos filhos é uma preocupação que muitos pais têm nos dias de hoje. E isso é muito importante, afinal, os filhos precisam estar preparados para lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável. Mas, para isso, é necessário que os pais sejam exemplo para os seus filhos, demonstrando boas práticas financeiras em casa. 

Além disso, é importante envolver as crianças nas decisões financeiras da família, para que elas aprendam na prática como funciona o orçamento doméstico e como tomar decisões financeiras responsáveis.

Continue lendo e saiba mais.

O que é educação financeira infantil e por que ela é importante?

Educação financeira para crianças é uma forma de ensinar sobre gastos, controle de despesas pessoais e como fazer bom uso do dinheiro para obter o melhor custo-benefício. Ou seja, é literalmente um método de ensino para educar sobre necessidades de consumo, desejos de consumo e uso do dinheiro.

Afinal, não ter os conhecimentos necessários sobre o manejo de dinheiro pode levar a criança a ter muitos problemas futuros com dívidas e má gestão financeira. Por exemplo, ela pode se tornar um adulto desorganizado, que não consegue controlar seus gastos.

Então, isso é tão importante para as crianças que faz parte da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, desde o ano 2020. E um dos principais objetivos é justamente mudar hábitos e relações que as crianças mantêm com dinheiro.

O que ensina a educação financeira infantil na prática?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a educação financeira para crianças não trata de matemática financeira. Ou seja, o objetivo não é ensinar cálculos complicados. Mas, sim, como lidar de forma responsável e consciente com o próprio dinheiro no dia a dia.

Para isso, a educação financeira para crianças ensina principalmente que:

  • O dinheiro não surge do nada, é preciso trabalhar para obtê-lo e ter fontes de renda lícitas;
  • Se você gastar mais do que ganha vai acabar endividado;
  • Imprevistos sempre acontecem. Portanto, formar uma reserva financeira para emergências é necessário;
  • É importante fazer economia, saber onde gastar o seu dinheiro e quando gastar;
  • Traçar metas e economizar para adquirir produtos à vista é mais vantajoso;
  • É importante prestar atenção em como gastar o seu dinheiro, para evitar desperdícios.

Ou seja, são conhecimentos úteis e práticos. Com isso, a criança vai aprender desde cedo a ter soluções que realmente funcionam para problemas financeiros.

Por exemplo, em um momento de dificuldade muitas pessoas recorrem a empréstimos e cartões de crédito. Porque, não constituíram uma reserva de emergência. E quando a criança aprende sobre isso desde cedo, ela pode evitar esse obstáculo.

Inserção nas escolas

A educação financeira infantil não é uma disciplina e sim um direcionamento didático. Portanto, ela pode aparecer em qualquer disciplina, sendo trabalhada de diferentes formas pelos professores ao longo do ano letivo.

Contudo, as escolas também podem implementar uma disciplina curricular opcional ou extracurricular para tratar da educação financeira. Então usar material didático específico e ensinar as crianças de forma mais aprofundada.

Mas, essa é uma opção que depende de cada escola. Além disso, a educação financeira para criança funciona melhor quando há uma parceria entre escola e família. Já que é possível que os pais participem ativamente ensinando seus filhos a como gerir o dinheiro de forma responsável.

Concluindo

A educação financeira infantil faz parte da BNCC. Pois, é um conhecimento fundamental para formar adultos conscientes e responsáveis com o dinheiro. Mas, os pais também podem e devem trabalhar essa questão com seus filhos desde pequenos em casa.

Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Comente! Não deixe de ler mais matérias sobre Escrita E Alfabetização.