Tapete ou carpete

Tapete ou carpete: o que é melhor qual a melhor escolha para minha casa?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade, a fim de torná-la mais aconchegante e personalizada, de acordo com os gostos e necessidades dos moradores. Nesse sentido, carpetes e tapetes são elementos muito utilizados, principalmente para deixar as casas ou apartamentos mais confortáveis, não apenas termicamente, mas também visualmente. No entanto, é comum surgirem algumas dúvidas ao longo do processo, principalmente na hora de escolher entre um e outro. 

O ponto de partida para o design de um ambiente é o piso, sendo destaque na cor, textura e sensação de acolhimento. Justamente por isso, é importante analisar com cuidado para garantir a escolha mais adequada para o dia a dia. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar mais sobre as diferenças entre carpete e tapete e te ajudar a escolher o melhor. 

Quais as vantagens do carpete?

Os carpetes são fabricados com o objetivo de serem fixados no rodapé, abrangendo toda a extensão da casa. Confira abaixo os principais benefícios:

Conforto

Uma das principais vantagens do carpete é que esse elemento cria uma atmosfera acolhedora e de extremo conforto nos ambientes em que é instalado. Inclusive, permite que os moradores deixem os calçados na entrada e fiquem mais à vontade nos cômodos, evitando que os pés entrem em choque térmico com o piso frio. Além disso, o revestimento promove conforto acústico no ambiente, sendo ideal para apartamentos e casas geminadas

Padrão visual

Vale lembrar ainda que o carpete mantém um padrão no imóvel, ou seja, o visual se mantém o mesmo, sem grandes alterações, principalmente se for levado para todos os cômodos que pedem por esse conforto, como é o caso do hall de entrada, sala de estar e quartos. Além disso, ele alonga os ambientes, permitindo criar composições elegantes e clássicas com os outros elementos presentes no espaço. Dessa forma, você garante um imóvel sofisticado em sem grandes diferenciações entre um cômodo e outro. 

Segurança

Outra grande vantagem dos carpetes é que eles são considerados mais seguros, visto que não se movimentam no chão como os tapetes. Inclusive, justamente por isso, eles são indicados para casas com idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, prevenindo acidentes, como escorregar em um tapete sobre o piso frio. 

O que considerar na hora de escolher o carpete de sua casa?

Existem diversos materiais que podem ser utilizados na produção de um carpete, além do fato das cores combinarem com o restante da decoração do imóvel. Por exemplo, cores vibrantes são mais indicadas para espaços modernos, enquanto as neutras combinam com todos os estilos. 

Quais as vantagens do tapete?

O tapete, por outro lado, pode ser encontrado nos mais diferentes tamanhos, formatos, cores e espessuras, podendo ser colocado debaixo de uma mesa, sofá, etc. Veja abaixo suas principais vantagens: 

Fácil manutenção

Para quem tem animais ou filhos pequenos, o tapete é mais indicado, visto que as chances de incidentes com alimentos, tintas e outras substâncias são maiores. Além disso, os pelos e sujeira natural dos animais podem manchar o carpete ao longo do tempo. Já o tapete pode ser lavado de forma rápida e fácil. 

Boa alternativa para alérgicos

Para quem é alérgico a poeira, ácaro e pelos de animais, o tapete é muito indicado. Existem diversos materiais que podem ser utilizados na fabricação, assim como podem ser usados em pontos estratégicos do ambiente, como home office, beira da cama, sob o sofá, etc. 

Versátil

É mais fácil modificar a decoração com o tapete, visto que pode ser trocado de lugar e substituído ao fazer mudanças nos ambientes e transformar o estilo dos espaços. 

Como escolher o tapete?

Além de analisar se a peça vai cobrir todo o piso, é importante garantir que elea tenha o tamanho certo para o espaço, seja ele integrado ou não. Além disso, a cor também precisa ser considerada, identificando se ele será ponto de destaque ou não. Outro ponto importante é o conforto promovido e isso deve ser escolhido de acordo com o material. Vale lembrar ainda que o estilo do imóvel também é importante, da mesma forma que a dificuldade ou facilidade de manutenção e limpeza. Afinal, de nada adianta uma peça bonita, mas que não será funcional no dia a dia. 

Tapete ou carpete: qual o melhor? 

É importante deixar claro que não existe melhor ou pior, mas sim aquele que mais se adequa às suas necessidades, preferências e estilo do ambiente. Tapetes ou carpetes podem ser usados como parte estrutural, ou seja, criando um tipo de base para apoiar os móveis com firmeza. Sendo assim, você deve analisar as vantagens de cada um para garantir a escolha ideal. O recomendado é que você conte com a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores, pois como possuem maior conhecimento e experiência, podem indicar a opção mais interessante de acordo com seu projeto.