Terraço, sacada e varanda: quais as diferenças?

Na hora de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, muitos prezam por um espaço onde possam relaxar e poder observar o lado de fora, seja da casa ou apartamento. Como consequência, é comum surgirem algumas dúvidas sobre as áreas onde isso pode ser feito, como terraço, sacada e varanda. A confusão pode, inclusive, afetar as buscas da imobiliária, pois caso você informe que quer um apartamento com sacada, mas pensando e terraço, pode causar divergências na hora da visita. Portanto, preparamos o post de hoje para te ajudar e explicar de uma vez por todas as diferenças entre terraço, sacada e varanda. Vamos lá?

O que é sacada?

Em resumo, a sacada é uma área externa do apartamento que “salta” para fora da construção. Justamente por isso, não existem sacadas em casas térreas, somente nos sobrados e prédios. Em boa parte dos casos, ela está ligada a portas ou janelas de acesso às áreas sociais e dormitórios do imóvel. 

Vale lembrar que ainda que não sejam extremamente espaçosas, são muito aconchegantes, sendo muito importante, principalmente para quem mora em grandes centros. Afinal, é um respiro para poder observar a cidade e ter uma distração, mesmo morando em apartamento pequeno. Inclusive, colocar um conjunto de cadeiras no espaço é uma ótima pedida para deixar o cantinho ainda mais especial. 

O que é varanda?

Já quando falamos em varada, ela na verdade é uma extensão das casas e apartamentos. A principal diferença quando comparada com a sacada é que ela é um espaço mais amplo, geralmente conectado à sala ou cozinha, podendo ser construída até mesmo em casas térreas em conjunto com o jardim ou área de lazer. 

Outra característica da varanda é que ela pode ser coberta ou totalmente aberta, dependendo de seus gostos pessoais e preferências. Além disso, é um ambiente muito utilizado para receber amigos e familiares de maneira confortável e livre. 

Vale destacar que atualmente, muitos empreendimentos estão investindo na inclusão de varanda gourmet. Ela nada mais é do que um espaço de lazer que abriga churrasqueira, móveis confortáveis e uma decoração diferenciada. Aqui também é um excelente local para receber os amigos no apartamento.  

O que é o terraço? 

Depois de entender de uma vez por todas as diferenças entre sacada e varanda, é importante falar sobre outro ambiente que pode causar muita confusão. O terraço é um espaço que fica na parte mais alta de prédios e casas, sendo que sua estrutura é projetada para receber luz solar direta. Justamente por isso, não costuma ter cobertura, somente em alguns casos com cobertura parcial para aproveitar o espaço mesmo em dias mais frios, ou muito quentes e proteger os convidados do sol. 

Ao contrário da varanda e da sacada, que costumam ficar em um espaço menor da casa ou apartamento, o terraço tem metragem ainda maior, podendo contar com piscina, móveis confortáveis, cozinha, jardim, mini horta e até mesmo uma jacuzzi. Portanto, é um espaço voltado principalmente para a diversão no dia a dia e para receber convidados. 

Em prédios, geralmente o terraço é uma área comum do condomínio, onde todos os moradores podem usufruir do espaço. Contudo, isso não é regra. Isso porque, alguns projetos vendem o apartamento da cobertura com acesso privado ao terraço. Já em casas, o indicado é que você faça um projeto com terraço, principalmente se não tiver um grande quintal. Com isso, você otimiza o espaço e aproveita ao máximo sua área de lazer. 

Como decorar cada um dos ambientes?

Quando falamos em decoração de varanda, existem diversas possibilidades. Muitos gostam de aproveitar o espaço para criar um home office, enquanto outros preferem relaxar em móveis confortáveis. Além disso, existem ainda aqueles que têm o costume de reunir a família para fazer o bom e velho churrasco de domingo na varanda gourmet. Portanto, saiba quais são suas necessidades e preferências para poder criar o melhor ambiente de varanda. 

A decoração da sacada precisa ser aconchegante para que você possa aproveitá-la ao máximo, sendo interessante apostar em móveis confortáveis e funcionais. Uma boa dica é uma mesa pequena que serve como decoração e para realizar refeições como café da manhã ou um jantar romântico. 

Por fim, os terraços são ambientes mais amplos e exigem um projeto completo, visto que você pode incluir uma piscina, churrasqueira, jardim, etc. 

Então, agora que você sabe as diferenças entre sacada, varanda e terraço, não vai mais se confundir. Lembre-se que a sacada “salta” para fora da construção, enquanto a varanda é considerada uma extensão de casas e apartamentos. Por outro lado, o terraço fica no topo da construção, possuindo metragem maior que os anteriores e com maior área sem cobertura. Com isso, em mente, você já sabe o que é mais interessante para suas necessidades e preferências da família, podendo dizer com maior clareza quais são suas prioridades à imobiliária no momento de escolher o imóvel ideal.

Terraço, sacada e varanda