Seguro viagem: conheça mais sobre sua importância

Muitas pessoas viajam e não investem dinheiro no seguro viagem por acreditar que será desperdício, uma vez que ninguém conta com imprevistos. No entanto, contratar esse tipo de serviço é essencial para a sua tranquilidade. Alguns países no exterior exigem a contratação do seguro viagem por parte dos turistas. O objetivo é evitar despesas com os visitantes. 

Ademais, cada pessoa possui suas particularidades durante a viagem. Ou seja, a presença de crianças, idosos, doenças pré-existentes que precisam de cuidados, entre outros. Além dos riscos relacionados à perda ou extravio de bagagens, voos adiados ou cancelados.

A necessidade de contratar o seguro viagem é válida para viagens internas, ou seja, dentro do Brasil. Afinal os imprevistos podem acontecer em qualquer lugar. Para lhe ajudar na contratação de um serviço tão importante, separamos algumas informações para você. Leia o texto abaixo até o final. 

5 dicas para contratar o seguro viagem sem erros

1. Pesquise sobre as corretoras de seguro

Muitas agências de turismo trabalham em conjunto com excelentes corretoras de seguro viagem para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Ainda assim, é fundamental verificar o histórico de atuação das corretoras apresentadas para conhecer o tipo de assistência e atendimento. 

Além disso, é fundamental saber se há registros de negligência ou omissão da seguradora ao atender algum cliente. Por isso, busque informações com pessoas que já contrataram o serviço, nas redes sociais e até mesmo nos sites de reclamação de clientes. Informe-se cuidadosamente, verificando as respostas apresentadas pelas empresas. 

2. Não omita informações na contratação dos serviços

O seguro viagem tem como principal função garantir maior segurança em seu passeio, por isso, as coberturas variam de acordo com as necessidades do segurado. Portanto, é fundamental informar todos os detalhes, inclusive se houver doenças pré-existentes. 

A presença de uma gestação mesmo que em fase inicial deve ser relatada para que o seguro viagem cobre qualquer necessidade de atendimento médico, considerando a situação especial em que a mulher está vivendo. 

Outra informação importante é sobre o roteiro da viagem, para saber se haverá participação em atividades esportivas variadas. Dessa forma, a seguradora vai montar seu pacote visando lhe oferecer toda a proteção necessária. 

3. Analise as coberturas do seguro viagem

Embora a cobertura seja algo personalizado, é importante entender as principais coberturas que o seguro deve atender. Veja abaixo quais são elas: 

  • Cobertura completa para as bagagens: extravio ou danos;  
  • Assistência médica e odontológica: seja no atendimento ou no reembolso com despesas relacionadas; 
  • Cobertura de custos com medicamentos; 
  • Assistência em caso de atraso ou cancelamento de vôo sem aviso prévio; 
  • Reembolso dos gastos com assessoria jurídica caso seja necessário acionar um advogado durante a viagem; 
  • Cancelamento gratuito de viagens; 
  • Assistência médica para gestantes e idosos; 
  • Seguro contra COVID-19, nem todas as seguradoras oferecem esse benefício;
  • Reembolso de despesas com traslado do corpo até a cidade de origem, caso aconteça algum óbito. 

4. Compare preços e condições

Na hora de contratar seu seguro é fundamental analisar sua realidade, necessidades e perfil da viagem, de forma que o pacote escolhido esteja de acordo com o que você precisa. Porém, é importante fazer uma cotação com pelo menos 3 seguradoras para garantir que a sua escolha não está sendo a mais onerosa. 

No entanto, é importante não se basear apenas no preço. Sendo assim, a dica é que você relacione os serviços que precisa e avalie com diferentes empresas o custo final. Lembre-se de verificar se a menor oferta oferece cobertura contempla o que você precisa. 

Conclusão

Investir na contratação do seguro viagem é uma forma de economizar, especialmente em viagens ao exterior, pois a moeda local pode ser muito mais valiosa que o real. Portanto, o valor pago no seguro, certamente será menor que o que você pagaria. 

Além disso, nunca se sabe quando os imprevistos podem acontecer, seja um acidente de trânsito, uma necessidade de auxílio médico ou mesmo problemas relacionados à sua bagagem ou cancelamento de voo. 

Dessa forma, avalie os preços, compare as vantagens e opte pela seguradora que lhe ofereça maior segurança. Mas não se esqueça de que o seguro viagem não é uma necessidade apenas para viagens internacionais. Mesmo aquelas realizadas dentro do país, devem ser seguradas, aumentando assim a sua tranquilidade.

Seguro viagem