Qual a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades

Qual a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades

Nesse artigo você vai entender qual a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades no país.

Como podemos perceber, o turismo é uma atividade econômica que influencia muitas outras áreas da sociedade, como por exemplo, política, ambiental e cultural.

Sendo assim, ele é muito importante para que as cidades se desenvolvam em aspecto econômico, estrutural e social.

Dessa maneira, para que você possa entender melhor, vamos explicar a real importância dele para as cidades, e citar algumas cidades turísticas do estado de São Paulo.

Confira!

A importância do turismo para ajudar a desenvolver as cidades

O turismo pode ser uma fonte de desenvolvimento muito grande, desde ele seja trabalhado da forma correta.

É importante salientar que, o turismo pode sim ser uma ferramenta para desenvolvimento da infraestrutura das cidades assim como da qualidade de vida desses municípios.

Muitos setores que compõem as cidades como os de hospedagem, bares, restaurantes, passeios entre outros conseguem se beneficiar dos investimentos para o turismo.

Além disso o turismo gera muitos empregos para o município, o que consequentemente causa um impacto na economia do mesmo.

Muitas cidades que vivem de outras atividades como o comércio, a agricultura, e a indústria por exemplo, investem também no turismo como atividade econômica para a região.

Rios, lagos, morros ou serras são potenciais ferramentas de desenvolvimento para o turismo na cidade, assim como as igrejas ou patrimônios históricos de outros tipos, pode ser utilizado como alternativa de implementação do turismo.

Para que isso seja possível é necessário que se tenham parcerias entre o público e privado para que o turismo avance de forma qualitativa nesses municípios.

É possível observar que de longo prazo o incentivo ao turismo nessas cidades pode trazer a noção de preservação do meio ambiente, assim como benefícios sociais.

Sendo assim, agora que você entendeu realmente a importância do turismo nas cidades, separamos alguns municípios turísticos do estado se São Paulo para que você possa conhecer.

Cidades turísticas em São Paulo

Agora que sabemos da importância do turismo para o crescimento dos municípios, vamos conhecer algumas cidades turísticas do estado de São Paulo, e as atividades que você pode vivenciar nelas!

Rio Claro

Se você está em busca de um local tranquilo, com várias trilhas para fazer e museus para conhecer, que tal fazer uma reserva em um hotel em Rio Claro?

A cidade tem uma vida cultural bastante diversa com o Museu da Energia de Rio Claro, o Museu da Paleontologia e Estratigrafia, além dos Museu de Eucalyptus e o Teatro Cultural de Rio Claro.

É possível também aproveitar os inúmeros bares e restaurantes que tem pela cidade, o Mercado Municipal de Rio Claro entre outras opções de lazer.

Embu das artes

A cidade de Embu das Artes fica a uma distância de 30 km da capital paulista e é um destino excelente para quem gosta de arte e artesanato.

Nos fins de semana e feriados, o centro histórico da cidade fica tomado por inúmeros objetos de artesanato, objetos de decoração, roupas e bijuterias que compõem a Feira de Arte e Artesanato da cidade.

Vale a pena fazer uma visita.

São Roque

Para quem gosta de paisagens incríveis e um clima serrano, a cidade de São Roque que fica a cerca de 50 km de São Paulo capital, é um ótimo destino.

O roteiro do vinho é uma das principais atrações da cidade, sendo que o visitante além de conhecer sua produção, pode apreciar a bebida.

Juquitiba

Para quem ama o contato com a natureza, além de praticar esportes radicais, essa cidade que fica cerca de 70 km da capital é um ótimo destino.

Na cidade é possível praticar o arvorismo, a tirolesa e o trekking, além do rafting, sendo essa uma ótima alternativa para quem gosta de aventura.

Paranapiacaba

A vila que está há 50 km de distância da capital São Paulo, possui uma arquitetura tipicamente inglesa e é um excelente passeio para quem quer ir e voltar no mesmo dia.

Na vila é possível praticar trilhas que possuem nascentes, quedas d’água, além de apreciar maravilhosas piscinas naturais.

Além disso, há também o Museu do Castelinho para quem gosta de algo mais tranquilo, e as incríveis ruas do vilarejo para você conhecer.

Vinhedo

Na cidade acontece a Festa da Uva e do Vinho, sendo a região uma excelente opção para quem é amante dessa bebida.

A cidade está a uma distância de cerca de 70 km da capital São Paulo, e também é uma ótima alternativa para quem quer viagens e passeios rápidos.

Guararema

Distante cerca de 80 km de São Paulo, capital, essa incrível cidade com atmosfera do interior proporciona passeios que te levam ao passado, onde é possível andar de maria-fumaça.

Nesse artigo você entendeu a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades, assim como também, alguns municípios de São Paulo que são ótimos destinos turísticos!