Quais são os principais equipamentos para um motociclista?

Se você um dia já pensou em andar de moto certamente já se perguntou quais são os principais equipamentos para um motociclista. 

Com o aumento constante dos combustíveis uma das alternativas para tentar economizar foi trocar o carro pela moto. 

Além de ser econômica quanto a gasolina, o veículo se destaca pela rapidez com que consegue chegar ao destino final, uma vez que trânsito lento não existe para o motociclista. 

Tendo em vista que todo cuidado é pouco vamos abaixo descrever os principais equipamentos para um motociclista. 

Não importa se você é um piloto veterano ou novato, os cuidados são os mesmo, e a atenção sempre redobrada ao sair no asfalto.

Antes de falarmos dos principais equipamentos para um motociclista é importante reforçar que é recomendado em tempos oportunos uma visita na moto peças, assegurando que está tudo em ordem com sua amiga de duas rodas.  

Afinal, quais são os principais equipamentos para um motociclista

Uma moto não importando a marca e modelo merece atenção, o que inclui revisão e utilização dos equipamentos apropriados, aumentando a sua segurança e prolongando a vida útil da moto. 

Ao sinal de qualquer problema procure ajuda especializada e se assegure de estar utilizando peças para motos de acordo com a que possui, dito isto vamos conhecer os principais equipamentos para um motociclista. 

Capacete 

O capacete talvez tenha sido a primeira coisa no seu pensamento, quando falamos dos principais equipamentos para um motociclista.

Não é por menos, este item de segurança é utilizado por 99% dos motociclistas, sendo de uso obrigatório de acordo com a Resolução do CONTRAN 453 de 09/2016.

“Art. 1º É obrigatório, para circular na vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.”

O mercado conta com diversos tamanho e modelos, a fim de não existir mais desculpas para o seu não uso, e assim como a determinação o item é para ser usado pelo piloto e pelo garupa. 

Óculos escuro

Diferente do capacete o óculos não é obrigatório, porém sua utilização pode ser útil quando a viseira estiver levantada, acidentes causados por poeira, insetos ou pedrinhas que voam em direção aos olhos podem acontecer. 

Quando for escolher os óculos prefira os de plásticos, pois se por ventura acontecer um acidente esta não penetrará no rosto como pode acontecer ao utilizar um de metal. 

Alguns tipos de lentes são mais convenientes, como as de policarbonato devido a sua resistência, lembrando que o que estamos falando é com preço acessível. 

Calçado apropriado 

Pode parecer uma bobagem, mas não é, por conta desse tipo de pensamento é que apenas 32% dos motociclistas utilizam o calçado apropriado. 

Após a cabeça, os pés e tornozelos são os membros mais vulneráveis em um acidente, e não estamos falando em tênis comum, o item de segurança muitas vezes é trocado por havaianas e o pior, tem gente que pilota descalço. 

Então, qual calçado utilizar? O recomendado é que ultrapasse a altura do tornozelo, como botas, ou tênis para moto, em uma breve pesquisa é possível encontrar várias opções com modelos e preços variáveis. 

Calças e Jaquetas

Claro que a vestimenta não ia ficar de lado quando falamos sobre os principais equipamentos para um motociclista. 

Cerca de 53% dos motociclistas utilizam calças e jaquetas apropriadas, as roupas são importantes porque protegem o corpo contra o sol, chuva, corrente de vento, etc. indispensáveis inclusive para os que se aventuram em uma viagem sob duas rodas. 

Aqui abrimos uma brecha para falarmos sobre as roupas impermeabilizantes, essencial para os dias de chuva, vale a pena esse investimento. 

Luvas

Um acessório de proteção que fica de lado por 50% dos motociclistas, as luvas também são importantes, por protegerem durante uma queda, frio etc. 

Pode ser nylon ou couro, modelos não faltam ficando a gosto do freguês escolher o material e o valor, o único lugar em que as luvas não pode estar é fora das mãos de quem está pilotando.

Concluindo

Agora que você já sabe quais são os principais equipamentos para um motociclista é hora de fazer uma revisão nos que você já possui, e notando falta de algum desses itens, tente providenciar, afinal, sua vida e de outras pessoas merecem ser protegidas. 

Sabe de algum outro equipamento que considera indispensável e que não colocamos aqui? Fale com a gente através dos comentários abaixo. 

Gostou das nossas dicas? Veja o nosso Blog para outros assuntos relacionado a moto, acessórios, dicas e muito mais. Até a próxima!

Quais são os principais equipamentos para um motociclista