Cozinha preta

Cozinha preta: como decorar?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, a hora mais aguardada é a decoração dos ambientes. A cozinha é o principal cômodo de um imóvel, sendo o local onde se prepara as refeições, além de poder receber os convidados. Nesse sentido, é importante que ela seja bem planejada e transmita a personalidade dos moradores. Um modelo que está em alta e conquista cada vez mais pessoas com seus projetos é a cozinha preta, sinônimo de elegância e beleza. 

Contudo, sabemos que esse não é o convencional, o que pode gerar muitas dúvidas. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para dar algumas dicas interessantes de como deixar sua nova cozinha ainda mais bonita. 

Por que ter uma cozinha preta?

Além de ser tendência na decoração, a cozinha preta traz charme e sofisticação ao seu novo imóvel. Inclusive, elementos em tons escuros trazem sensação de bem-estar e aconchego, fazendo com que esse cantinho de torne um verdadeiro refúgio, enquanto prepara pratos deliciosos.

Além disso, a cor preta é extremamente versátil, sendo considerada neutra e adaptando-se a diferentes estilos de decoração, como o industrial, minimalista, moderno, clássico, etc. Nesse sentido, o estilo vai depender dos tipos de móveis, revestimentos e objetos que pretende incluir na cozinha e não apenas da cor. Outro ponto que merece destaque é que o preto não fica encardido e não evidencia a sujeira. Portanto é uma ótima cor para incluir em áreas gourmet que ficam na área externa. 

Como ter uma cozinha preta? 

Depois de entender os benefícios da cozinha preta em seu novo imóvel, confira abaixo o que você precisa observar no ambiente e como incluir essa cor na decoração:

1. Observe a iluminação

Antes de tudo, observe a luminosidade do ambiente. Isso porque, em ambientes amplos e com bastante entrada de luz natural, o preto pode ser utilizado em diversas partes, como paredes, piso, bancada, etc. Mas, como é um espaço que exige boa iluminação para trabalhar no dia a dia, é importante considerar as lâmpadas e luminárias, optando por spots bem direcionados para garantir maior facilidade e visualização no preparo. 

2. Atente-se ao tamanho do ambiente

Vale lembrar que em espaços pequenos, uma cozinha totalmente preta não é recomendada, visto que não reflete a luz, fazendo com que o ambiente pareça menor do que realmente é. Para evitar esse problema, inclua o preto em detalhes, como uma parede com revestimento ou aplicação de cerâmica ou pastilhas no frontão. Além disso, o revestimento atrás do fogão ou para realçar a bancada é uma ótima pedida.

3. Armários

Os armários pretos deixam o ambiente sofisticado e elegante, ainda que os outros elementos sejam em tons claros. Inclusive, combinar eletrodomésticos e marcenaria da mesma cor é uma ótima alternativa para manter a discrição, especialmente se forem embutidos. Vale lembrar ainda que a marcenaria não fica encardida, demorando a aparecerem marcas de uso, além de ser mais fácil e prático de manter a cozinha limpa. 

4. Revestimento

A cerâmica com acabamento natural (fosco) na cozinha é ideal para evitar escorregões e outros acidentes, caso derrube algum líquido ou alimentos no chão. Existem diversos revestimentos para incluir na cozinha preta, variando entre brilhosos, foscos e opções que reproduzem materiais naturais. Sendo assim, você vai encontrar aquele que mais se adequa ao seu estilo de projeto. 

5. Contraste

Misturar cores escuras e claras é uma ótima maneira de trazer amplitude ao ambiente. Você pode fazer o contraste com piso branco ou bege, além de combinar armários escuros com revestimento de parede mais claro. Outra alternativa interessante é incluir cadeiras, toalhas de mesa e outros utensílios mais claros na sua cozinha preta. 

6. Misture as cores

Ainda é possível equilibrar a cozinha preta incluindo outras cores, como vermelho, laranja, amarelo, verde ou azul. Uma forma é por meio dos eletroportáteis coloridos, assim como panelas e móveis. A marcenaria cinza ou branca e piso de madeira também combinam muito bem com uma cozinha preta, trazendo maior suavidade e harmonia. 

7. Madeira é uma ótima aliada

Em um ambiente integrado, usar mais elementos escuros é uma ótima pedida. Mas, quando combinado com a madeira traz um charme ainda mais especial, principalmente para quem gosta do estilo rústico. Ela pode estar presente nas paredes, no teto e na mesa, é claro. O preto, por outro lado, fica em destaque nos armários, eletrodomésticos e no restante da decoração, criando harmonia, leveza e um toque de modernidade. 

Então, agora que você sabe como decorar uma cozinha preta, já pode colocar nossas dicas em prática. É primordial ter um bom planejamento e, claro, contar com a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores. Isso porque, eles têm maior conhecimento e experiência, podendo indicar as melhores combinações, materiais e sugestões. Dessa forma, você garante um projeto totalmente personalizado e sofisticado, adequado às suas necessidades e preferências.