Arrumar eletrodomésticos vale a pena

Arrumar eletrodomésticos vale a pena?

Quando algum eletrodoméstico de nossas casas dá problema, a principal dúvida que vem à mente é a seguinte: arrumar eletrodomésticos vale a pena? Dependendo da paciência da pessoa, ele sequer faz um orçamento de conserto, ela já parte para comprar um novo.

Se um eletrodoméstico estragar, caso o orçamento esteja apertado, iremos avaliar o concerto. Dependendo das condições e do momento da pessoa, não é algo fácil. O importante é fazer um orçamento para saber se o concerto é vantajoso.

Quando vamos reparar, devemos levar o seguinte ponto de consideração: a idade do eletrodoméstico. Quando ele estraga, devemos analisar o seu consumo de energia e se vale a pena o conserto. Segundo estudos, a cada 5 anos, os novos eletrodomésticos lançados conseguem ter uma redução de 5% a 10% no consumo de energia.

Se você comprar uma geladeira em 2017 e uma em 2022, certamente ela terá um consumo de energia muito melhor, devido às tecnologias embarcadas recém lançadas. E com isso, a economia de energia na compra de um novo produto é expressiva.

Arrumar eletrodomésticos vale a pena?

Se você quer aprender a calcular se vale a pena consertar ou comprar um novo eletrodoméstico leve as seguintes dicas:

Faça um orçamento no seu eletrodoméstico que estragou, e multiplique ele pelo número de anos que ele vai durar caso você conserte ele.

Ou seja, o valor do conserto de freezer vertical multiplicado pelos anos que ele será usado.

Se o valor resultar em ser maior do que o preço de um produto do mesmo porte novo, recomenda-se não consertá-lo.

Analise também o seguinte: quanto tempo de vida o seu eletrodoméstico já possui? Normalmente um eletrodoméstico tem o tempo de vida útil de 15 anos. Se ele já tem 12 anos, certamente não vale a pena correr atrás do concerto.

O indicativo geral para o concerto de um eletrodoméstico novo é o seguinte: O ideal é que o valor do concerto de um eletrodoméstico da sua casa não passe mais do que 35% do valor de um eletrodoméstico novo. Se passar desse limite, procure então optar pela compra de um novo eletrodoméstico.

Uma coisa que vale lembrar é o seguinte, os novos eletrodomésticos muitas vezes tem um consumo de energia muito menor. Porém, os antigos são mais resistentes. Os novos eletrodomésticos, podem não ter a mesma qualidade de resistência dos antigos.

Infelizmente atualmente existe algo chamado obsolescência programada. E os novos produtos estão saindo de fábrica com isso embarcado. E acaba que eles são feitos para não ter uma duração grande… fazendo com que talvez em 10 anos o consumidor conserte ou procure comprar um novo novamente.

Procure sempre pesquisar a confiabilidade da marca que você escolheu para comprar. Procure em fóruns sobre esta questão da obsolescência programada, e verifique se aquela marca embarcou nisso. Procure também na internet se o produto escolhido tem uma boa durabilidade.

Sobre o preço que você está disposto a pagar, verifique o tempo de durabilidade daquele equipamento. Procure saber se caso necessite de um concerto, quais as médias de valores você terá de ter de desembolsar para resolver um pequeno, médio ou grande problema naquele eletrodoméstico.

Evite marcas que embarcam esta ideia de produtos mais frágeis ou ligados a obsolescência programada. Se você ver que uma marca é muito mal avaliada, ou que a qualidade e o tempo de vida útil está caindo ao longo do tempo, evite ela.

Consertar eletrodomésticos importados compensa?

Sobre a questão de eletrodomésticos com peças importadas, evite completamente. Pois, eles podem durar 10 anos sem dar problemas. Mas, você irá encontrar peças de reposição para esta marca daqui a 10 anos a que preço, caso necessite de uma manutenção?

Será que você irá encontrar um profissional capacitado a um preço bom para resolver o seu problema? A depender do problema de uma geladeira side by side por exemplo, aquelas da GE importadas dos EUA, elas duram muitos anos, mas e caso necessite de conserto?

O tempo de importação da peça e a mão de obra especializada é cara… Opte sempre que possível por uma marca nacional de ótima qualidade. É melhor pagar 10 ou 20% mais caro no momento da compra, e ter um produto nacional que dura 5 anos a mais.

Procure sempre que for comprar um eletrodoméstico novo, saber quais as principais práticas de uso para fazer com que ele tenha o seu tempo de vida aumentado. Existem coisas que você poderá colocar em seu eletrodoméstico que pode aumentar o tempo de vida dele, um exemplo: Capa para máquina de lavar.

Outra coisa que recomendamos muito para fazer com que os seus eletrodomésticos passem a ter um tempo de vida maior é o seguinte. Procure fazer uma modernização e atualização da sua rede elétrica para os novos padrões.

Quando for comprar um eletrodoméstico novo, procure trocar o padrão de sua rede e deixe-a enquadrada no padrão de qualidade para aumentar o tempo de vida do seu equipamento novo.