o que faz um redator

O que faz um redator?

Um redator publicitário pode trabalhar de duas formas mais populares: em uma agência ou uma empresa que precisa de constante produção textual ou como redator freelancer, especializado em determinados tipos de textos.

Se você escreve bem e já teve vontade de ser um redator, mas ficou com a dúvida: “o que faz um redator?”, saiba que há formas de você trabalhar com a escrita mesmo sem formação em Publicidade e Propaganda ou cursos correlatos.

Mas, o que faz um redator? Um redator publicitário de uma agência é responsável pelo conteúdo textual de campanhas de publicidade e marketing. No entanto, entenda que mesmo um redator precisa ter certas áreas especializadas de textos para escrever.

Um redator de uma agência ou empresa pode ser responsável por escrever anúncios para o Google Ads ou o Instagram Ads, slogans, jingles para rádio, textos para outdoors, entre outras produções textuais.

No entanto, atualmente a demanda maior é por redatores para atuar em marketing digital. Existe um mercado repleto de ofertas para redatores, mesmo sem experiência ou graduação na área.

O que faz um redator na área de marketing digital? Um redator contratado ou freelancer pode ser especializado em diversos tipos de textos para web, como anúncios em redes sociais, textos otimizados com SEO para sites, artigos otimizados com SEO, landing pages, roteiros para vídeos de VSL, vídeos de Youtube ou até mesmo legendas e textos para artes de redes sociais, como o Instagram.

É isso que faz um redator na área de marketing digital. Esse profissional escreve bem e domina técnicas de escrita para web.

Você quer ser um redator freelancer, mas não tem graduação nem experiência na área? Confira algumas dicas para iniciar sua jornada como redator.

1.  Escolha um ou dois tipos de textos para obter especialização

Mesmo que você não tenha formação acadêmica na área de Comunicação, será necessário realizar dois ou mais cursos de carga horária baixa para dominar algumas técnicas de escrita para web. Você pode escolher inicialmente dois tipos de textos, como artigos otimizados com SEO e textos fixos para páginas de site.

Depois, basta fazer cursos online e gratuitos focados nos tipos de textos escolhidos. Não é recomendado oferecer serviços para todos os tipos de textos. Isso porque cada estrutura textual exige a aplicação de determinadas técnicas.

Portanto, para iniciar sua carreira freelancer, escolha dois tipos de textos para fazer cursos e entender quais técnicas aplicar em seus textos.

2.  Pratique e crie um portfólio

Depois que você realizou os cursos de especialização em dois tipos de textos diferentes para web, é hora de praticar. Faça um cronograma de horários para agendar dias e horas de prática. O ideal é escrever entre 500 e 1000 palavras por vez.

No entanto, seu trabalho inicial não será desperdiçado. Você poderá usá-los como portfólio na hora de captar seus primeiros clientes. Outra boa ideia é oferecer serviço gratuito para parentes e amigos.

Se você decidiu escrever legendas para Instagram e textos para as artes, você pode cuidar do Instagram de uma amiga cabeleireira, manicure e outras opções, por exemplo.

Dica extra: existem ferramentas para mudar texto online que permite que você reescreva o conteúdo com outras palavras. Um programa assim pode ser muito útil no início de sua carreira para você entender melhor como conseguir fazer seus textos.

3.  Defina alguns assuntos para você escrever

Na hora de oferecer seus serviços, não adianta aceitar escrever sobre assuntos que você não tem conhecimento nenhum. Isso porque os textos oferecidos serão de pouca qualidade, prejudicando sua reputação e os resultados esperados pelos clientes.

Se você gosta de vida fitness, escolha esse tema. Se você já trabalhou como auxiliar administrativo, escolha assuntos administrativos também. Pode ser qualquer assunto, que você tenha conhecimento por hobby, curiosidade ou experiência na área.

Dessa maneira, você irá produzir mais, porque seus textos exigirão menos pesquisa. É uma forma de ganhar mais também.

4.  Use sites de prospecção de clientes

Agora que você já fez cursos, praticou e definiu bem os tipos de textos e assuntos sobre os quais você pode escrever, é hora de apostar em sites como o 99freelas ou Workana para captar seus primeiros clientes. Essa é uma forma fácil de negociar, fechar trabalhos e receber de forma segura, sem receio de calote.

Você pode escolher trabalhar meio período ou 8 horas por dia. Também existe a possibilidade de precificar bem seus serviços, levando em consideração os preços praticados no mercado. Ao utilizar essas ferramentas, você ganhará mais experiência na hora de negociar com os clientes.