Se antes a educação a distância enfrentava alguma resistência dos profissionais dentro do mercado, o que aconteceu atualmente é totalmente o contrário.

Vantagens do ensino EAD

A evolução tecnológica está mudando todo o processo de aprendizagem e o ensino a distância vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro do mercado.

Além disso, é crescente a demanda por profissionais especializados no mercado de trabalho onde a graduação deixa de ser um diferencial. O campo jurídico não é exceção.

Diante disso, o número de advogados que buscam cursos de pós-graduação a distância aumenta a cada dia devido aos benefícios que o ensino de Cursos Online oferece. Que será: maior flexibilidade, comodidade e redução de custos.

Quer saber mais sobre esse tipo de ensino? Continue lendo este artigo para descobrir as vantagens do EAD.

1. Flexibilidade de horários

Podemos destacar que talvez a flexibilidade de horário seja a maior vantagem que podemos encontrar dentro do ensino a distância. O modelo EAD permite que os alunos construam suas próprias rotinas e coordenem todos os momentos de trabalho, estudo e lazer.

Isso significa que a educação a distância pode acomodar a sobrecarga de gerentes seniores, advogados e até professores. Também é uma ótima opção para profissionais que não têm uma rotina clara.

Os benefícios do horário de trabalho flexível do EAD não param.

A possibilidade de estudar em outros horários também contribui para a produtividade, pois os profissionais podem escolher o melhor horário de estudo com base em seu desempenho.

2. Otimização do tempo

Não ter tempo não é mais uma desculpa para não ser profissional. Aprender remotamente significa economizar muito tempo.

Os profissionais podem economizar tempo viajando para instituições de ensino porque podem estudar em casa. Sem falar na vantagem de não enfrentar trânsito, chuva, etc.

3. Mais conveniente

No ensino a distância, você pode "carregar aulas" a qualquer hora, em qualquer lugar.

Como Cursos Online Gratuitos estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana pela internet, os alunos poderão acompanhar o curso em viagens de férias, viagens de negócios ou em qualquer lugar. Tudo que o aluno vai precisar será de um computador e de uma internet.

4. Validade reconhecida

Uma das razões para a desconfiança da educação a distância é que o curso pode não ser equivalente ao ensino presencial.

Isso está mudando a todo momento e, hoje em dia, os cursos EAD estão cada vez mais sendo respeitados e estão sendo equiparados com diversos cursos presenciais.

As instituições de ensino passam por avaliações rigorosas para obter o credenciamento do MEC. Durante esse processo, serão analisados: o currículo do currículo, recursos didáticos, currículo dos professores, infraestrutura física, recursos técnicos, etc.

Vale ressaltar que, mediante aprovação do Ministério da Educação, os diplomas dos cursos a distância serão considerados equivalentes aos dos cursos presenciais. Portanto, o aluno garantirá a validade do documento dentro do Brasil.

5. Suporte para dúvidas

Educação a distância não é um sinônimo de falta de interação dos professores com os seus alunos, é ao contrário.

Enquanto a dinâmica de ensino EAD ocorre fora do ambiente físico da sala de aula, os Cursos Online Gratuitos contam com uma excelente plataforma online onde os conteúdos podem ser ministrados e discutidos.

Isso permite que os alunos tirem suas dúvidas e considerem os tópicos que estão estudando, podendo interagir com outros alunos de diferentes estados.

O melhor de tudo: diferentemente do ensino presencial, você pode enviar perguntas ao professor a qualquer momento.

6. Melhor aproveitamento das aulas

É muito comum que dentro de uma sala estejam diferentes alunos com níveis de experiência e conhecimento. Cada aluno terá o seu próprio ritmo de aprendizado.

Isso porque cada aluno assistirá às aulas no seu ritmo e necessidade, o que otimiza a absorção do conteúdo.

7. Inclusão

O ensino a distância tem se mostrado como sendo um fator muito importante dentro da inclusão de pessoas que por algum motivo não podem se deslocar até o local do curso presencial.

Por meio do EAD, essas pessoas estão a apenas um clique das suas aulas, além de contar com excelentes profissionais de qualidade.

8. Autonomia

Foi-se o tempo em que as aulas eram limitadas aos professores explicando o conteúdo sem a participação ativa dos alunos.

O modelo EAD traz uma nova cara à dinâmica de aprendizagem, possibilitando que os alunos se envolvam de forma mais ativa. Diversas ferramentas de aprendizagem permitem que exista uma interação dos professores e alunos.

Essas ferramentas incluem: fóruns, seminários, bate-papos e muito mais.

Esses mecanismos também ajudam a fomentar a autonomia e a disciplina dos alunos, tornando o ensino menos verticalizado e mais colaborativo.

9. Melhor fixação de conteúdo

Com o modelo de ensino a distância, os materiais didáticos estão prontamente disponíveis, geralmente alguns meses após o término do curso.

Dessa forma, os alunos podem revisar o curso quantas vezes forem necessárias, garantindo uma melhor absorção do que aprenderam.

10. Reduzir custos

Além das vantagens citadas acima, o ensino a distância terá a vantagem de ser mais barato que os cursos presenciais. Pois, o fato de a aprendizagem ocorrer dentro de um ambiente virtual permite mais alunos e não exige infraestrutura física complexa.

Os alunos economizam assim mais dinheiro dentro da mensalidade do curso, além do transporte, alimentação, estacionamento e muito mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.