Vale a pena estudar para concursos públicos

Vale a pena estudar para concursos públicos?

Há muitos anos inúmeras são as pessoas que se dedicam e sonham em passar em um concurso publico ou que seus filhos passem em concursos públicos devido a todos os benefícios que a aprovação traz. Mas de um tempo para cá vem entrando em questionamento se realmente vale a pena estudar e se dedicar para prestar um concurso, já que alguns não acontecem todos os anos e pelo baixo número de vagas ofertados em alguns casos fazendo com que os que são abertos apresentem uma grande dificuldade de aprovação devido a concorrência. Mesmo com os pontos considerados desvantagens dos concursos os benefícios ainda prevalecem e são capazes de promover uma qualidade de vida que nenhum outro emprego em empresas particulares conseguem promover.

Para os interessados em concursos públicos é sempre importante ficar atento as previsões de lançamento de concursos para os próximos anos, como os concursos 2023 para não perder a chance de conquistar todos os benefícios que os concursos podem promover:

Estabilidade financeira

Uma das maiores vantagens de ser concursado público é que os funcionários não podem ser demitidos a qualquer momento. Para que um funcionário público seja demitido é necessário que ele infrinja de forma grave alguma das regras estabelecidas que basicamente são insubordinação, avaliação baixa provocada pela falta de dedicação ou algum tipo de comportamento inapropriado no local de trabalho.

Os funcionários públicos têm quase que a certeza de que nunca irão ser demitidos e que irão se aposentar trabalhando em cargo público.

Melhor remuneração

Em alguns casos a depender do cargo e do concurso prestado a remuneração pode ser mais alta do que as oferecidas em outros empregos, sendo um importante responsável por despertar o interesse das pessoas em conquistar uma das vagas ofertadas.

Quando comparados com empregos do setor privado, que o requisito é apenas o ensino médio completo, os cargos públicos ainda conseguem oferecer um salário bem mais atrativo possibilitando uma realidade a essas pessoas que seria muito difícil conseguir no setor privado.

Não necessita de experiência profissional

A grande maioria dos concursos públicos divulgados para a população não tem a necessidade de que os candidatos tenham alguma experiência previa na área, só se for algum concurso específico que seja mais focado e precise de alguma especialização dos concorrentes.

Devido a essa não necessidade em ter experiência os concursos são uma grande oportunidade para que muitos jovens consigam através deles o seu primeiro emprego e assim a entrada no mercado.

Qualidade de vida

Fora todos os benefícios ditos acima os empregos em cargos públicos ainda possibilitam férias anuais e recesso de final, possibilitando fazer a tão sonhada viagem ou aproveitar o tempo com a família e amigos enquanto descansa um pouco do trabalho.