As carreiras do futuro são carreiras que podemos definir como totalmente diferentes das áreas com grandes expectativas de valorização dentro dos próximos anos e das décadas, criando boas oportunidades de carreira para todos que desejam escolher elas.

Cursos que podem garantir uma boa renda nos próximos anos

Se você está pensando em fazer a transição ou apenas entrar no mercado, é bom olhar para o futuro em vez de apenas pensar em carreiras que estão em alta demanda no momento.

Acontece que os profissionais precisam de algum tempo para adquirir o devido conhecimento e experiência prática com o objetivo de se destacarem na função escolhida. Como, por exemplo, dentro da área administrativa, se um auxiliar administrativo não fizer um bom Curso de Auxiliar Administrativo vai lhe faltar o devido conhecimento sobre as tarefas que ele vai exercer dentro da empresa.

Por isso, muita coisa pode acontecer entre o momento em que você decide se dedicar à indústria e as recompensas que obtém por conseguir um bom emprego ou carreira na indústria.

Vamos lá?

Cursos com maiores chances de empregabilidade 

Segundo pesquisas, podemos destacar que os cursos que podem trazer uma maior renda são:

·         Medicina: 100%

·         Engenharia de Computação: 92,6%

·         Ciência da Computação: 90,5%

·         Farmácia: 79,3%

·         Odontologia: 78,9%

1. Medicina

O curso de medicina não é um dos mais polêmicos do vestibular brasileiro, com mais de 300 pessoas concorrendo a cada vaga. Este curso tem uma empregabilidade muito alta e salários altos em comparação com outros cursos de ensino superior.

Medicina, com duração de mais seis anos, é apenas um programa de bacharelado presencial. Muitas cidades não oferecem porque sua autorização depende da infraestrutura comprovada das instituições de ensino.

Com o objetivo de conseguir ingressar dentro da universidade, você deve tirar uma boa nota no vestibular, além de ir muito bem na redação, por conta disso, indicamos que você faça um Curso de Redação para melhorar a sua qualidade de escrita.

2. Engenharia de Computação

Os cursos de engenharia da computação têm duração média de cinco anos e podem ser cursados ​​de forma presencial ou a distância. Os graduados deste programa têm a capacidade de projetar e construir os devidos hardware e software.

Destacamos que o campo de TI nunca para. Embora existam muitos profissionais atuando no Brasil, ainda são as vagas mais qualificadas. Qualquer pessoa que seja especialista em infraestrutura, desenvolvimento dos aplicativos, arquitetura ou que saiba implementar as devidas plataformas móveis e web com certeza encontrará um emprego.

É por isso que cursos com nomes semelhantes também ocupam o pódio neste ranking de empregabilidade, mostrado abaixo.

3. Ciência da Computação

Um diploma de bacharel em ciência da computação dura cerca de quatro anos. Os graduados deste programa normalmente trabalham como programadores, desenvolvedores, analistas de TI, ou gerentes de TI.

Esta é uma região com grande empregabilidade atualmente, oferecendo um grande número de vagas na forma de home offices. Profissionais experientes podem chegar facilmente a salários acima de 15, 20 ou 30.000 reais.

4. Farmácia

O programa de farmácia é um bacharelado com duração de cinco anos. Só podem exercer a profissão de farmacêutico aqueles que possuem uma licenciatura superior, e isso ajuda a garantir a empregabilidade dos diplomados nesta área.

Redes de farmácias estão surgindo por toda a cidade e não estão mais confinadas ao centro da cidade. As oportunidades neste campo também estão aumentando, pois toda farmácia precisa de um farmacêutico responsável.

Além disso, muitos graduados procuram emprego na indústria, onde podem realizar trabalhos de pesquisa e supervisão na fabricação de produtos farmacêuticos e produtos relacionados.

5. Odontologia

Hoje em dia, ter um sorriso bonito não é somente uma questão de estética, é uma questão de saúde. Essa percepção tornou-se mais comum, e a procura por dentistas aumentou além do momento da “dor de dente”.

A duração média da Faculdade de Odontologia é de cinco anos e acontece de forma presencial. É um curso que tem altos custos fixos para os alunos em termos de mensalidades, materiais e de livros.

Tendências do mercado de trabalho

O mercado de trabalho sempre foi afetado por questões culturais que mudaram os estilos de vida e, além da evolução tecnológica, também sofreram algumas mudanças profundas.

A Revolução Industrial é um marcador interessante para a construção de um panorama de grandes mudanças na oferta, na busca de empregos e profissões.

Tecnologia no mercado de trabalho

Se a tecnologia já é essencial com objetivo de manter as empresas competitivas, ela se tornou ainda mais importante no contexto da pandemia.

A flexibilidade da jornada e do home office levou a uma maior necessidade de profissionais de TI qualificados para lidar com diversas questões.

Para entender o impacto, pesquisas apontam que a crise causada pelo coronavírus acelerou o processo de transformação digital das empresas, e essas empresas começam a dar mais atenção à tecnologia da informação.

Porém, quem pensa que somente os profissionais de TI serão capazes de lidar com esses fatores como o uso massivo de dados dentro dos próximos anos estão errados.

Quais características das profissões do futuro?

Aproximação com a tecnologia

Acima você viu que operar e trabalhar com as tecnologias não é tarefa totalmente restrita aos profissionais de TI ou aos engenheiros.

O mundo digital produz uma grande quantidade de dados (big data), que servem para diversos propósitos.

Isso implica na busca por profissionais que saibam sobre essa dinâmica e entendam sobre como utilizar os dados de forma estratégica.

Valorização de soft skills

Em um cenário onde as máquinas se tornam cada vez mais eficientes, é vital aperfeiçoar as competências que elas não são capazes de adquirir, que têm a ver com a essência humana.

A inteligência emocional e a proatividade são habilidades de liderança e otimismo dentro das competências comportamentais que são valorizadas por profissionais do futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.