Para ter uma comunidade digital engajada, os líderes devem traduzir esse interesse compartilhado em um forte desejo de transformar, facilitar a comunicação de todos os membros e permitir que a comunidade cresça.

Como criar uma comunidade digital

Escritores constroem comunidades reais em torno de seu trabalho, conseguindo atrair grandes audiências e vender milhões de livros.

Podemos destacar que o J.K. Rowling é um ótimo exemplo, não sendo apenas de leitores, mas de uma comunidade digital.

Você deseja construir algo para a sua carreira de escritor?

Então, continue neste artigo e anote as nossas dicas.

Vamos lá?

O que é uma Comunidade Digital?

A comunidade digital é um grupo de pessoas que pensam da mesma forma que carregam as mesmas bandeiras, sentem a mesma dor e passam pelas mesmas coisas.

Ao compartilhar um interesse comum, eles colaboram para manter as chamas e as ideias acesas entre seus membros, ao mesmo tempo em que trazem novos membros.

Segundo os Cursos de Computação, a comunidade digital deve ser um lugar para fortalecer as conexões com os clientes, um lugar seguro para eles conversarem com outras pessoas, cocriar com marcas ou autores e sugerir melhorias.

A finalidade de criar uma comunidade digital dentro da sua marca pessoal é encontrar diversas pessoas esperando por alguém para levantar a bandeira e fortalecer seu relacionamento com seu público, ampliando assim o impacto da sua marca dentro da vida das pessoas.

Ao fazer isso, você pode criar um fã de sua marca. Pessoas desejam consumir cada vez mais novos produtos, livros e e-books.

As comunidades existem em ambientes físicos e online, e há muitas ferramentas disponíveis para criar versões virtuais.

Os melhores deles, no entanto, permanecem grupos fechados no Facebook, tanto no objetivo de atrair pessoas interessadas em temas relacionados ao seu trabalho, quanto em criar uma comunidade de clientes.

Líder e regras claras

Podemos destacar que todas as comunidades digitais precisam de liderança. As pessoas procuram sempre por aqueles que podem mostrar o caminho que se deve tomar.

Diversos líderes são aqueles que se envolvem com outros com as suas devidas ideias, não somente aqueles que gerenciam os recursos e processos para torná-los mais eficazes.

Um líder cria a mudança em que acredita e empurra as pessoas nessa direção.

Ao contrário do que parece, diversas pessoas gostam de ter regras e saber o que podem e o que não podem fazer em equipe.

Por exemplo, quando você vai à praia, as regras são diferentes de quando você vai ao cinema.

E compreender como se comportar em cada situação faz com que as pessoas se sintam mais à vontade porque têm um código de conduta que ela deverá seguir e a confiança de que não serão culpadas por suas ações.

Entenda o que é a comunidade digital

É muito importante que você possa compreender o que realmente é uma comunidade digital. Não é apenas um grupo de pessoas em um ambiente virtual.

Será um grupo de pessoas com diversos interesses compartilhados e, no que diz respeito à comunidade da empresa, esses interesses dizem respeito a tudo sobre sua marca e as soluções que ela oferece. Como tal, é uma rede de relacionamentos, interações e compartilhamento de diversas experiências entre pessoas que se conectam com sua empresa de diferentes maneiras.

Saiba como criar uma comunidade digital

Aqui você verá como aprender a planejar e criar uma comunidade de empresas com muita estratégia e alinhamento.

Vamos lá?

1. Defina o objetivo da sua comunidade

Como você pode ver, uma comunidade virtual será vários benefícios para o seu negócio e, para isso, você precisa estar focado e muito claro sobre o que pretende fazer ao criar esse espaço.

Vende mais? É para saber mais sobre a forma como os clientes interagem com a sua marca ou com o seu produto? Você está fortalecendo sua marca? Faça a si mesmo essas perguntas e, depois de identificar seus objetivos, será mais fácil e seguro desenvolver uma estratégia de ação em sua comunidade.

2. Conheça sua função nos negócios

Um aspecto importante de toda estratégia de marketing é entender a personalidade da sua empresa. Criar uma comunidade digital não é exceção. Você precisa saber o que atrai seu personagem, o que eles esperam da comunidade, o que eles esperam da sua marca naquele grupo, como eles se comportam e como eles interagem, etc.

Assim como outras frentes de marketing, as personas são um dos alicerces da sua estrutura você deverá sempre seguir para o melhor gerenciamento da comunidade virtual.

3. Posicionamento da sua marca

Segundo os Cursos de Informática, o posicionamento da marca é essencial quando você tem o objetivo de criar uma comunidade digital.

Quando você define esses pilares, é possível criar um melhor modelo de comunidade, com bons temas que serão discutidos, a linguagem que será usada, a forma de interagir e sobre como moderar a comunidade com todos os pontos básicos para um melhor engajamento.

4. Conteúdo relevante e de alta qualidade

Tenha em mente que o conteúdo é algo essencial no objetivo de promover a interação e a convivência de uma determinada comunidade. Assim, como nas redes sociais, blogs, sites e de plataformas e mídias, o conteúdo sempre deverá estar totalmente alinhado com o perfil da comunidade.

Pesquise e crie suas próprias linhas editoriais, usando material que responda a perguntas que informem seus clientes, pode ser útil de alguma forma e fortalecer o relacionamento. Lembre-se, isso tem mais a ver com o relacionamento do cliente com a marca do que com o seu produto. O conteúdo não está falando sobre sua empresa e seu produto o tempo todo, então tenha isso em mente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.