Como escolher o curso de coaching ideal

Como escolher o curso de coaching ideal?

Um coach é um profissional que auxilia seu aprendiz e cliente a desenvolver novas habilidades. Um curso de coaching, portanto, deve ensinar este profissional a metodologia certa para isso. Deve, assim, capacitá-lo.

Como profissional desta área, você deve ser capaz de ajudar seu coachee a atingir o seu melhor nível. Por certo, o curso de coaching que você fizer, como sua formação, será uma excelente base para isso. É sobre isso que falarei mais hoje.

Como atua um coach

Um coach tem uma atuação que, ao mesmo tempo, é bem específica nos objetivos, mas ampla na abordagem. Pode parecer confuso à primeira vista, mas você verá em maiores detalhes durante o curso de coaching.

O importante agora é entender alguns aspectos básicos desta carreira profissional. Destaco que alguns são mais importantes de já compreender desde agora, como os seguintes:

  • Objetivo no cliente: seu foco deverá ser sempre o desenvolvimento pessoal e profissional de seu aprendiz
  • Metodologia específica: no curso de coaching você aprenderá a metodologia que será utilizada para alcançar este objetivo que falei acima
  • Estudo de diversas ciências: todas as técnicas de um coach têm base científica, unindo muitas áreas de estudo numa só atuação e abordagem
  • Muitos nichos: existem vários tipos de coach, os quais se compreendem dentro dos life coaching (voltados para desenvolvimento pessoal) e business coaching (que se especializam na melhora profissional de seus clientes)

É importante, por exemplo, que você consiga identificar o que faz o seu cliente não conseguir evoluir naquela área em particular. Afinal, se ele o está contratando, é porque tem alguma coisa que o incomoda.

Talvez você possa gostar de saber: como realizar o resgateantecipado da previdência privada

Digamos que você seja um coach voltado para ajudar quem deseja ser aprovado em concursos. Você precisa identificar quais são os comportamentos e as crenças que limitam o desenvolvimento do seu aprendiz, e que o impedem de passar nas provas.

Será, por exemplo, que ele não consegue estudar direito? Por qual motivo? Ou então, no momento da prova, ele tem o famoso branco, por falta de confiança, e não consegue responder nada sem duvidar de si próprio?

Cada um de seus coachees terá uma característica singular. O seu dever, como coach, e que será desenvolvido no curso de coaching, é identificar isso e ajudá-lo a tratar.

Benefícios de um curso de coaching

Seguindo, essa atuação do coach tem por base o curso de coaching, como já falei. Esse curso é benéfico também para você, que se tornará um profissional, de distintas maneiras. Separei as principais abaixo:

1. Melhora a sua vida pessoal

Primeiro, ele ajuda a melhorar a sua própria vida pessoal. Isso porque, durante o curso de coaching, você aprenderá muito mais à fundo o que irá aplicar no dia a dia. Assim, poderá identificar as suas próprias crenças e comportamentos limitantes e atuar sobre eles.

2. Torna você um líder

Com um curso desses, você terá a oportunidade de desenvolver habilidades que o tornarão um líder. Comunicação, capacidade motivacional, aprendizado sobre linguagem corporal e tantos outros são características que exemplificam isto.

3. Permite que você atue profissionalmente

Por certo, se você quer ser um coach e atuar profissionalmente nisto, deve fazer um curso de coaching. Quanto mais especializado você for, mais pessoas e empresas vão querer contratá-lo.

4. Traz bons rendimentos

Hoje, os coaches estão valorizados no mercado, dado que os clientes têm cada vez dado mais valor – sejam empresas ou pessoas. Os custos das sessões têm melhorado, e chegam a até R$ 700,00.

5. Promove ganhos na sua empresa

Talvez você queira fazer um curso de coaching para aprimorar suas habilidades profissionais dentro da própria empresa, como um gestor, por exemplo. Neste caso, também é benéfico, e você aprenderá muito.

6. Possibilita especialização

Como já falei, existem muitos nichos em que coaches podem trabalhar. Com um curso de coaching, você pode se especializar em um deles e começar a sua atuação profissional.

Escolhendo o curso certo

Todos esses benefícios de um curso de coaching são ótimos, não é mesmo? Só que é bom ressaltar que, quanto melhor for a instituição escolhida por você, maior será o seu aprendizado e mais valorizado você será no mercado.

É importante ter uma vantagem competitiva, mesmo que sobre outros coaches. Os clientes precisam querer contratar você, escolhê-lo. Você precisa, portanto, ser uma referência na sua área. E um bom curso é a base de tudo.

Para escolher, siga alguns passos básicos:

  1. Pesquise todos os cursos que encontrar
  2. Observe aspectos como carga horária, disciplinas, métodos e quais são os professores
  3. Faça uma lista com aqueles que mais interessarem a você
  4. Pesquise sobre a instituição: por exemplo, quantos certificados ela possui?
  5. Procure por profissionais coaches que já se formaram nestas instituições: como eles estão inseridos no mercado?
  6. Observe pelo feedback que as pessoas dão destas instituições na internet: pesquise em redes sociais e no Google
  7. Tente entrar em contato com pessoas que já fizeram eles (em particular, se tiver conhecidos)
  8. Faça um ranking do melhor para o pior, dentro das suas pretensões
  9. Entre em contato com cada instituição e converse com eles
  10. Decida qual é o curso perfeito para você

Com esse passo a passo, não tem erro. É impossível não achar um curso que seja do seu agrado e que vá trazer todos aqueles benefícios que citei antes.

Características desenvolvidas no curso de coaching

Já falei sobre isso em alguns momentos do texto, mas preciso ressaltar, para finalizar, quais são as características desenvolvidas no curso de coaching. Em síntese, são as seguintes capacidades:

  • Motivação
  • Linguagem corporal
  • Comunicação
  • Autoconhecimento
  • Paciência
  • Autoridade
  • Saber ser um bom ouvinte
  • Imparcialidade
  • Liderança

Estas são, certamente, as principais, dentre muitas outras. Você vai ver que um curso como este ajuda muito a formar você como um excelente profissional. Mas não esqueça da sua parte: dedicação e muito estudo são fundamentais para ter sucesso.

Depois de completada a sua formação como coach, chega a hora de atuar no mercado profissional. Tendo feito o curso numa instituição bem conceituada, você não deverá ter muitos problemas de inserção. Por isso é tão importante a sua escolha.