Concurso para dentista

Concurso para dentista: vale a pena ser um servidor público?

Todo profissional busca melhores oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, é comum ter dúvidas entre prestar um concurso para dentista ou seguir carreira como profissional liberal e até abrir sua própria clínica.

Afinal, o que seria mais interessante? É possível ganhar bem sendo um dentista em Ceilândia ou é melhor receber um salário fixo? Para tomar a melhor decisão, é preciso avaliar os pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções.

Se você tem dúvidas e não sabe em qual área de trabalho investir, este post pode ser bastante útil. Continue a leitura, avalie os prós e contras e escolha o que melhor se encaixa ao seu perfil e às suas expectativas!

Concurso para dentista: como funciona, vantagens e desvantagens

Para começar este post, falaremos sobre o concurso para dentista. De fato, muitos profissionais decidem seguir por esse caminho, já que existem muitos pontos positivos em se tornar um servidor público.

Porém, a escolha também envolve renúncias e tem suas desvantagens. Veja a seguir um breve resumo e comece a pensar no assunto!

Como funciona

Quem decide investir no concurso na área de odontologia precisa, antes de tudo, estar preparado para estudar. Isso porque, ser aprovado não é uma tarefa simples e exige muitas horas, meses e até anos de dedicação.

Mas, e depois de tomar posse, como é o seu dia a dia? Isso depende muito do cargo que você assumirá e do órgão em que exercerá suas funções. Mas, em geral, os dentistas são direcionados para o atendimento à população que precisa de assistência odontológica gratuita.

Isso pode ser feito em postos e centros de saúde, em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, por exemplo. Normalmente, a agenda é cheia e os casos atendidos variam muito, mas costumam estar relacionados com a falta de acesso a bons dentistas. 

As vantagens

Ser um servidor público pode ter vantagens interessantes. É exatamente por isso que muitos profissionais, principalmente os recém-formados, optam por esse tipo de atuação. Dentre os principais pontos positivos podemos destacar:

  • estabilidade financeira;
  • plano de carreira;
  • salários atrativos.

As desvantagens 

Obviamente, a decisão de fazer um concurso para dentista envolve pontos negativos. É importante avaliar essas questões, pois estamos falando do seu futuro profissional e pessoal. Confira:

  • rotina de trabalho pouco flexível;
  • alta carga de atendimentos;
  • possibilidade de ser transferido da sua cidade;
  • falta de estrutura de qualidade para os atendimentos.

Profissional liberal: como é a rotina, benefícios e desafios

Agora que você já conhece o lado bom e ruim de fazer um concurso público, é hora de verificar como é a rotina de quem decide exercer sua profissão como profissional liberal ou contratado de uma clínica odontológica.

É muito importante dizer que o mercado evoluiu bastante nos últimos anos e isso impulsionou a abertura de muitas vagas de trabalho para dentistas. Por isso, é fundamental avaliar a situação e fazer uma escolha consciente.

A rotina de trabalho

Não há como dizer que a rotina de um dentista que não opta pelo serviço público seja mais tranquila. Afinal, ele precisa trabalhar e se esforçar muito para crescer profissionalmente e atingir seus objetivos.

Caso opte por abrir seu próprio consultório, é necessário adquirir habilidades de gestão de pessoas, organizar agenda e não se descuidar do atendimento ao paciente — um dos maiores diferenciais da atualidade.

Caso escolha trabalhar em uma clínica, ele terá que cumprir com a agenda de atendimentos, zelar por um atendimento de excelência e, claro, cuidar bem dos insumos e equipamentos confiados a ele.

Os benefícios

Optar em investir em uma carreira na área privada pode ser um caminho interessante. Na verdade, a maioria dos dentistas trilham carreiras de sucesso, seja atuando como liberal ou trabalhando em clínicas já existentes. Confira alguns benefícios dessa decisão:

  • possibilidade de negociar horários de trabalho;
  • trabalho mais dinâmico;
  • mais oportunidades de crescimento;
  • estímulo ao aperfeiçoamento profissional.

Os desafios

Assim como no caso do concurso para dentista, a atuação na esfera privada tem pontos negativos. Estamos falando de desafios que precisam ser encarados com seriedade, mas que fazem parte do processo em busca da estabilidade financeira e profissional, como:

  • muita concorrência no mercado;
  • dificuldades com gestão financeira da clínica;
  • necessidade de trabalhar marketing odontológico.

Como escolher o que é melhor para sua carreira

Até aqui você conferiu pontos positivos e negativos dos dois caminhos para a sua carreira, mas como descobrir o que é melhor para você? Por ser uma decisão importante, é preciso avaliar bem os dois cenários e alguns fatores determinantes para o seu sucesso profissional. Acompanhe!

Entenda o seu perfil

O primeiro ponto a ser levado em consideração é o seu perfil. Afinal, você precisa investir em uma carreira que faça sentido e que possa te ajudar a conquistar tudo o que deseja.

Existem pessoas com espírito empreendedor, que gostam de desafios e que não se contentam com uma rotina fixa e sem perspectiva de mudança. Já outras gostam de estabilidade e estão dispostas a renunciar outras coisas para isso.

Pense sobre suas expectativas

Qual sua expectativa para o futuro? Onde você se imagina nos próximos anos? Esse é mais um ponto que precisa ser levado em consideração na hora de optar ou não em fazer um concurso para dentista. 

Avalie sua disponibilidade de tempo para o estudo

Para passar no concurso público, você precisará se dedicar bastante ao estudo. Você está preparado para isso? Sua rotina e condições financeiras permitem uma dedicação exclusiva por um período? Responda a essas questões para chegar a uma conclusão.

Verifique se há boas oportunidades de emprego na sua região

Antes de partir para o concurso público, procure algumas oportunidades de trabalho na região. Trabalhar em uma clínica pode ajudá-lo a conhecer a rotina e até te preparar para empreender na área.

Conclusão

Ao longo do post, você teve uma visão geral sobre os caminhos possíveis para a sua carreira. A decisão de investir no concurso para dentista é complexa, mas pode ser tomada com segurança quando você avalia com atenção os prós e contras dos dois cenários.