Programador

Programador, tenha uma carreira freelance em tempo integral

Transformando suas habilidades de programador em uma carreira freelance em tempo integral

Então, você está procurando transformar suas habilidades de programação e desenvolvimento web em uma carreira de freelance totalmente desenvolvida? Você está com sorte.Nunca foi o momento melhor (ou mais fácil) para começar sua carreira como um programador ou desenvolvedor freelance WordPress.

Oportunidades de trabalho freelance e autônomo oferecem uma grande variedade de benefícios que vão desde flexibilidade e autonomia até uma nova sensação de liberdade em comparação com empregos típicos das 9 às 5 horas.

Esteja você procurando definir seu próprio horário ou a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, a vida freelance não é mais uma fantasia, mas sim um caminho muito procurado e muitas vezes pragmático para quem o escolhe.Estatisticamente falando, o Senac prevê que o número de carreiras de desenvolvimento web crescerá mais de 15% até 2026.

Além disso, muitas organizações buscam ativamente freelancers porque freelancers oferecem flexibilidade e economia de custos que os funcionários em tempo integral simplesmente não conseguem igualar.Hoje, os profissionais freelances podem iniciar, gerenciar e desenvolver suas carreiras a partir de um conjunto cada vez maior de ferramentas e recursos que vão desde plugins para WordPress que ajudam na execução tática e logística de desenvolvimento na criação de sites WordPress até sites que ajudam a conectar freelancers a clientes em potencial.

Quer sua carreira freelance de desenvolvimento web seja simplesmente um objetivo no horizonte ou se você está se perguntando o que fazer a seguir para expandir seus negócios, aqui estão três etapas para iniciar, construir e gerenciar sua carreira como desenvolvedor web freelance.

Iniciando seu negócio

Não é oficial se você não tiver um site escolha uma boa hospedagem WordPress para você criar o seu site.

No mundo digital de hoje, um site sofisticado faz maravilhas para legitimar seu trabalho e desenvolver sua marca. Especificamente, um site pode ajudar com o seguinte:

  • Mostre aos clientes potenciais e existentes o seu compromisso com as atividades de desenvolvimento web e de negócios
  • Exibir projetos para clientes para que eles possam confirmar sua competência
  • Agregue valor e contribua com a comunidade de desenvolvimento web publicando artigos relevantes e informativos
  • Melhore a sua classificação nos resultados da pesquisa para empresas locais que procuram os seus serviços com SEO adequado

Torne a sua presença profissional online conhecida ao obter o seu nome de domínio. Deixe suas habilidades de design e desenvolvimento brilharem em seu site e configure sua loja online usando ferramentas integradas ao site para automatizar certos aspectos de seu negócio, como SEO, formulários de leads e manutenção.

Seguindo estas dicas você pode até ganhar dinheiro com parcerias, revendendo serviços de marketing digital. Em tempos de pandemia as agências de marketing digital estão sendo muito demandadas.

Construindo seu negócio

Agora que você está online, é hora de encontrar alguns clientes.

Verdade seja dita, esta é a parte mais desafiadora do freelancer para aqueles que são novos no caminho, bem como para desenvolvedores web freelance experientes. Aqui vão algumas dicas para você começar:

  • Falar com pessoas! Parece simples e é mais fácil falar do que fazer, mas depois de dar o primeiro passo para alcançar as pessoas, você perceberá o quão valioso é sua rede. Converse com seus amigos, familiares, colegas sobre suas linhas de trabalho e necessidades online. Crie um perfil em plataformas de freelancer como Workana.com, freelancer.com.br e Fiverr.com para divulgar seu nome. Entre em contato com empresas locais para saber mais sobre como você pode apoiar o desenvolvimento e a manutenção dos sites da empresa.
  • Facilite a obtenção de indicações e ofereça incentivos: As indicações são fundamentais para construir seus clientes e a maneira mais fácil de ser indicado por clientes atuais e outras empresas é criar cartões de visita profissionais e um endereço de e-mail profissional que possa ser sincronizado com seu site. Criar um programa de indicações que ofereça compensação monetária ou presentes às pessoas que indicarem negócios à sua maneira também é uma boa opção. O programa não precisa ser formal. Pode ser simplesmente levar a pessoa para um café ou enviar um cartão, dependendo do tamanho do negócio de referência.
  • Crie um bom relacionamento: os clientes não indicarão alguém de quem não gostam, portanto, construir um bom relacionamento é uma ótima maneira de garantir que seus clientes estão falando sobre você! Algumas maneiras fáceis de fazer isso são ser comunicativo, dar um pouco a mais quando puder, mostrar sua personalidade – é uma forma de se destacar, ser um verdadeiro fã do trabalho deles e mostrar como você os está ajudando, discutir regularmente os resultados do trabalho que você está fazendo.
  • Divulgue seu trabalho: Conteúdo gera negócios. Aproveite todos os canais de conteúdo à sua disposição – mídia social, e-mail marketing, posts em blogs e muito mais. Considere também participar de eventos do setor e eventos de pequenas empresas para encontrar clientes em potencial. Não deixe pedra sobre pedra.

Transformando seu freelancer em um negócio completo

Com um negócio freelance estável e em crescimento, você pode expandir seus negócios por meio da especialização e de estratégias de desenvolvimento de negócios com foco no cliente.

Defina seu processo profissional e faça com que seus clientes cumpram com ele os cronogramas de workback.

À medida que os negócios crescem e seu portfólio se destaca, é normal começar a dizer “não” aos projetos se eles não se alinharem aos seus objetivos de negócios exclusivos – seja o desenvolvimento do portfólio, o cronograma ou o lucro.Dito isso, esse estágio se torna emocionante porque você pode definir seus próprios objetivos e usá-los para orientar seu trabalho.

  • Encontre o seu nicho: aprimore sua experiência em uma área específica dentro do ciclo de desenvolvimento. Quanto mais especializado você for, mais desejável se tornará para um cliente em potencial que busca sua experiência, aumentando assim sua faturabilidade e lucros
  • Forneça questionários resumidos do projeto: Utilize os plugins de formulário em seu site WordPress para obter o máximo possível de informações iniciais de clientes em potencial, para que você possa decidir se é um projeto que gostaria de realizar ou não.
  • Refine seu fluxo de trabalho e processo: depois de começar a obter um fluxo constante de clientes, você pode começar a desenvolver um fluxo de trabalho que funcione melhor para você. Isso incluirá planos de workback, cronogramas, e você pode manter seus clientes dentro desses prazos enquanto desenvolve seu processo. Uma parte importante do bom relacionamento com o cliente é ser muito comunicativo, organizado e responsivo. Refinar seu fluxo de trabalho e processo o ajudará a entrar em um bom ritmo com seus clientes.
  • Deixe que as ferramentas façam o trabalho tedioso para você : considere usar ferramentas para automatizar o trabalho de manutenção do site para você, para que você possa se concentrar na parte divertida do seu negócio – design e criação de sites e construção de sua base de clientes!

Tirar do papel uma carreira freelance em desenvolvimento web não é fácil, mas ao mesmo tempo nunca foi tão fácil.

Habilidades de desenvolvimento web estão em alta demanda em todo o mundo, e uma das maiores vantagens do desenvolvimento web é o fato de que você não precisa necessariamente estar no local para fazer o trabalho.