Poucas pessoas se interessem sobre o assunto, mas um Curso de Primeiros Socorros poderá lhe ajudar em diversos momentos inesperados. Pois, saber dar o primeiro atendimento para à vítima de algum acidente poderá ser essencial para salvar a sua vida.

O que se aprende em um curso online de primeiros socorros

Qualquer um poderá colaborar para amenizar o sofrimento e reduzir os riscos aos acidentados. Porém, devido à insegurança, muitos estão despreparados e são inexperiência e podem causar graves problemas para a vítima se eles não souberem como agir.

Pensando sobre isso, elaboramos este texto com o objetivo de esclarecer todos os principais pontos sobre o curso e mostrar para você como ele pode ser útil.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Quais são os procedimentos básicos em uma situação de emergência?


O objetivo principal dos primeiros socorros é manter os sinais vitais da vítima estáveis. Os primeiros socorros podem ser feitos individualmente ou em conjunto, porém, a ajuda médica deve ser solicitada imediatamente.

A cena do acidente deve ser averiguada com a finalidade de evitar que mais pessoas se machuquem. Entre outros objetivos estão:

  • Identificar todas as situações que ponham a vida em risco;
  • Controlar totalmente os focos de sangramento;
  • Aplicar as devidas técnicas adequadas de atendimento, se for preciso;
  • Reduzir o risco de outras lesões e complicações;
  • Acalmar a vítima e deixá-la confortável;
  • Tratar de outras condições que coloquem a vida em risco.

O que é o curso de primeiros socorros?


O curso vai englobar várias práticas e procedimentos que tem o objetivo de transmitir conhecimentos básicos de primeiros socorros em casos de emergência, engasgos de crianças, acidentes domésticos, atropelamentos, entre outras situações.

Indicamos que quando você for procurar por um Curso, opte pelas plataformas que oferecem um Certificado de Conclusão de Curso.

Por que o curso de primeiros socorros é tão importante?


É fundamental que toda pessoa tenha um compromisso ético com a vida de outras pessoas e, de acordo com as suas possibilidades.

Mas, não basta ter boa vontade, será preciso ter um bom conhecimento técnico, das ações que serão realizadas de forma errada pode agravar ainda mais o estado do acidentado.

Com isso, fica evidente a importância do curso de primeiros socorros. Com ele você terá os conhecimentos necessários para ajudar quem precisa de auxílio em casos de urgência.

Assuntos que não abordados em um Curso:


Noções de primeiros socorros


Para socorrer uma vítima de mal súbito, você deve manter sempre a calma e seguir os devidos procedimentos:

  • Verifique sempre se a vítima consegue falar;
  • Evitar mover a pessoa do lugar;
  • Checar a respiração e pulsação;
  • Afastar os curiosos.

Procedimentos de primeiros socorros para parada cardíaca


A Parada Cardiorrespiratória é definida como sendo o momento da perda repentina das funções exercidas pelo coração. Diversas vezes, a vítima sente uma dor forte no órgão, podendo perder a consciência e a respiração.

Os três minutos posteriores ao ataque cardíaco serão fundamentais para auxiliar a vítima e salvá-la.

Como socorrer a vítima de Parada Cardíaca


Primeiramente, você deve deitar a vítima de barriga para cima. Se a pessoa estiver de barriga para baixo, busque a ajuda de outra pessoa para auxiliar durante a massagem.

Incline o queixo da pessoa para ajudá-la a respirar. Deixando os braços esticados e coloque sempre a palma de uma das mãos sobre a região do tórax. Use uma mão em cima da outra com a finalidade de fazer a pressão necessária.

Massagem cardíaca em adultos


Você deverá realizar a pressão durante 18 segundos, fazendo a pressão durante 30 vezes nesse período. Na massagem você deverá afundar a mão até 5 cm para que o coração possa receber a massagem.

Prestando sempre atenção ao movimento do tórax. Repetindo o procedimento de afundar e soltar as mãos para que o coração consiga bombear o sangue.

Massagem cardíaca em bebês


Deite o bebê com a barriga para cima, incline a cabeça dele para trás e verifique se há alguma coisa obstruindo a respiração do mesmo.

Com o dedo indicador e médio, pressione o coração com alguns empurrões consecutivos que deverão ser a cada segundo. Repetindo até o resgate chegar.

Parada respiratória


A Parada Respiratória acontece quando o cérebro para de receber o oxigênio, fazendo com que a pessoa perca a respiração e a consciência.

Esse mal súbito poderá acontecer em decorrência de: parada cardíaca, engasgos, pressões no pescoço, afogamentos, choques, entre outros.

Procedimento para socorrer vítimas de Paradas Respiratórias


Sempre coloque a vítima deitada ao chão com a barriga para cima, inclinando a cabeça dela para trás e o queixo erguido.

Utilize os dedos indicador e polegar para fechar as narinas. Deixando assim a boca da vítima aberta e encostando os seus lábios nos dela. A seguir de dois sopros para que o ar vá para os pulmões.

Primeiros socorros para queimaduras


O Ministério da Saúde estima que 1 milhão de pessoas sofrem com queimaduras por ano. E a grande maioria tende a ser crianças.

Os primeiros socorros para queimaduras vão auxiliar na prevenção de infecções e de agravamentos.

Fraturas


Se você não tem o conhecimento necessário para colocar a parte do corpo fraturada no lugar, jamais faça esse procedimento, pois você poderá prejudicar ainda mais o quadro da vítima.

Indicamos que você entre em contato com o atendimento de emergência e aguarde a ajuda de um profissional.

Cortes


Os cortes são acidentes comuns em nosso dia a dia. Eles podem acontecer de diversas formas, eles podem ser superficiais ou mais profundos. Nos dois casos, sempre lave o machucado com água corrente e o pressione com gaze ou pano limpo com o objetivo de estancar o sangramento.

Depois de ler sobre o que se aprende em um curso online de primeiros socorros, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.