Não é segredo que a pandemia COVID-19 nos forçou a fazer mudanças substanciais em nossas vidas diárias. As empresas mudaram, sempre que possível, para o trabalho remoto.

Ensino a distância

As escolas de ensino fundamental e médio necessariamente adotaram o ensino à distância; e muitos estudantes universitários que antes estavam matriculados em cursos no campus agora se encontram em um aprendizado online imprevisto.

Embora o aprendizado online traga muitos benefícios positivos que o tornam a escolha preferida de milhões de alunos, ele vem sem seus desafios especialmente para os alunos que estão mais familiarizados com os cursos presenciais.
 

Tudo que você precisa saber para ter um bom desempenho no ensino a distância, confira as dicas:


1. Prepare-se para entender as datas de vencimento de suas atribuições.


Normalmente, os alunos que fazem curso de Inglês EAD por exemplo, interagem com o assunto e suas atribuições por meio de um sistema de gerenciamento de aprendizagem.

Qualquer que seja o LMS que seus cursos utilizem, é crucial que você gaste tempo se familiarizando com a interface e com suas atribuições específicas.

Olhe com antecedência para suas atribuições programadas e tome nota particular das datas de vencimento para que você possa elaborar melhor um plano realista para concluir todo o seu trabalho.

Em uma aula online, as coisas normalmente são executadas em um formato modular, onde você pode não ter a estrutura normal de uma aula presencial.

Muitas vezes você não tem aquele lembrete físico de estar na sala de aula que o trabalho é devido. Há muita coisa acontecendo em uma aula online e os alunos precisam organizar seu tempo.

2. Defina um tempo para estudar e trabalhar


Como em outras universidades, muitos alunos seguem seus estudos juntamente com outras responsabilidades e obrigações. Trabalho, creche, obrigações familiares, estágios e afins competem por seu tempo e atenção, tornando-se fundamental que você crie uma agenda que lhe permita enfrentar todos esses desafios.
 

3. Comunique-se regularmente para projetos em grupo


Os cursos universitários geralmente incluem projetos em grupo e tarefas elaboradas para serem concluídas junto com outros em sua classe. Esse fato é tão verdadeiro para os cursos online quanto para os cursos presenciais.

Mas, enquanto os cursos presenciais facilitam os projetos em grupo, reunindo os grupos cara a cara, os alunos online devem ter um cuidado especial para garantir que eles estão se comunicando de forma eficaz.
 

4. Divida o trabalho de grupo


Nesse sentido, também é importante que os grupos dividam as diferentes tarefas de maneira apropriada, para que todos sejam responsáveis ​​por sua parte e para que todos entendam exatamente o que são responsáveis ​​por concluir.

Certifique-se de que, ao fazer projetos em grupo, olhe muito à frente para poder dividir o trabalho e coordenar seus esforços.

Dessa forma, se algo não acontecer em algumas semanas, todos podem usar seu tempo disponível para gastar em suas tarefas quando puderem.

5. Converse frequentemente com seu professor


Assim como é importante para você se comunicar com seus colegas de grupo e de classe, é importante que você também se comunique com seu professor ou instrutor.

Faça um esforço para entrar em contato com seu professor, quer você tenha dúvidas sobre uma tarefa ou apenas queira que eles saibam onde você está se esforçando.

Não pense que você só pode se comunicar quando algo está errado. Deixar seu professor saber quando algo deu certo seja uma lição da qual você valorizou em particular ou apreciação por um colega de grupo pode ajudar muito a construir um relacionamento com seu instrutor.

6. Participe tanto quanto possível


Quer você esteja fazendo cursos online ou pessoalmente, a participação é crucial para o sucesso. Além de mostrar ao professor que você está engajado, a participação ativa mostra que você está aprendendo e que está disposto a fazer o esforço necessário para ter sucesso.

Embora a educação seja frequentemente percebida por alguns como um processo passivo, a participação a transforma em um processo ativo.

Simplificando, quanto mais você participa como aluno, mais você aproveitará com sua experiência.

7. Seja flexível


O aprendizado online requer flexibilidade, para você e para outras pessoas em seu curso incluindo seus professores.

Lembre-se de que seus instrutores tiveram que mudar para o ensino remoto em apenas um fim de semana, o mesmo tempo que você levou para fazer a transição para o ensino online.

Ninguém planejou isso. Simplesmente demonstrando empatia, sendo ativo em seu material de curso, conversando com seus colegas e instrutor, é possível recriar a comunidade que você tinha no campus e fazer essa transição o mais suave possível.

Embora o aprendizado online possa não ter sido sua primeira escolha, seguir os conselhos descritos acima pode ajudá-lo a obter o máximo de seus cursos.

Acima de tudo, manter linhas de comunicação claras e abertas com seus instrutores e colegas de classe, e permanecer envolvido com o material do curso, garantirá o sucesso neste momento desafiador.

De fato, o ensino a distância é muito desafiador, mais agindo da maneira correta e utilizando as ferramentas ao seu favor, você vai conseguir ter um excelente desempenho com o ensino EAD.