Veja quais as medidas para aliviar os sintomas

remédios indicados para COVID-19

Desde os primeiros casos reconhecidos de Coronavírus, pesquisadores ao redor mundo iniciaram as pesquisas na busca por remédios eficientes no combate à doença e possíveis tratamentos.

Como não há um remédio específico para a doença, os médicos têm tratado os casos mais graves, como os que estão internados em UTI, de modo experimental através de medicamentos off-label, ou seja, fazendo o uso diferente daquele que consta na bula.

Com tantas informações, acabam gerando confusões sobre quais os medicamentos para melhorar ou retardar os sintomas. A recomendação é procurar um atendimento para que o médico possa avaliar cada caso individualmente e fazer a indicação mais adequada.

No caso de pacientes que precisam de transporte ao hospital, a Brasil Emergências Médicas oferece o serviço de ambulância particular para realizar o deslocamento de maneira segura e confortável, segundo todos os protocolos indicados de desinfecção para evitar a transmissão do vírus.

Para esclarecer melhor acerca dos remédios indicados para a COVID-19, reunimos neste artigo algumas informações sobre o assunto. Confira!

Cuidados para evitar o contágio pelo Coronavírus


Prevenir é melhor do que remediar. Alguns cuidados e hábitos simples aplicados no dia a dia podem fazer toda a diferença para evitar o contágio e transmissão do vírus. Veja alguns deles:

  • Lavar as mãos com frequência: higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, evitar tocar olhos e nariz com a mão suja e usar álcool 70%.
  • Evitar contato muito próximo e aglomeração: manter cerca de dois metros de distância das pessoas em locais públicos, evitar locais muito cheios e manter o distanciamento com pessoas com sintomas ou testado positivo, mesmo que na mesma casa.
  • Usar máscaras: sempre cubra toda a boca e nariz, sempre usar em locais públicos. Não é necessário o uso de crianças menores de dois anos.
  • Limpar e desinfetar superfícies: limpar e desinfetar superfícies de uso comum, como mesas, maçanetas, pias, banheiros, torneiras, teclado, interruptores de luz, corrimão, telefones, etc.
  • Cuidar da saúde: prestar atenção ao aparecimento de sintomas, como tosse, coriza ou febre alta.

No caso de sintomas permanecer em isolamento e procurar atendimento. Caso haja necessidade de remoção, a Brasil Emergências Médicas oferece serviço de ambulância particular em toda Curitiba, com profissionais capacitados e veículos preparados e equipados.

Remédios para COVID-19: quais os aprovados e indicados?


Para fazer a indicação de remédios, os pesquisadores precisam garantir a segurança e eficácia do uso. Atualmente, o tratamento indicado para os casos leves, se assemelham ao tratamento de outras infecções respiratórias já conhecidas, como a gripe. Vale ressaltar que os medicamentos indicados tratam os sintomas da doença e não a sua causa.

Além de medicamentos para aliviar os sintomas, repouso e ingestão de líquidos são recomendações para a melhora do quadro. Exames de sangue ou de imagem também podem ser solicitados pelo médico para avaliar o estado de saúde do paciente.

Com a corrida na busca por remédios eficazes para tratamento e prevenção da COVID-1, mais de 150 drogas se encontram em estudo ao redor do mundo, incluindo antivirais, anti-inflamatórios, anticorpos e outras combinações de medicamentos. Todavia, ainda não existe um tratamento específico para a doença.

Por isso, para os casos leves da doença, autoridades da saúde indicam além do repouso e ingestão de líquidos, o uso de analgésicos e remédios para febre, assim como os usados na gripe comum, para aliviar os sintomas. Já nos casos é necessário atendimento hospitalar com um médico para indicação de tratamento adequado.

Remédios para aliviar sintomas:

  • Antipiréticos: diminui a temperatura e combater a febre;
  • Analgésicos: aliviam as dores musculares por todo o corpo;
  • Antibióticos: busca tratar possíveis infecções bacterianas que possam surgir junto com a COVID-19 e piorar o quadro.

Lembrando que todo medicamento deve ser tomado sob prescrição médica.

Serviço de ambulância particular


A Brasil Emergências Médicas oferece o serviço de ambulância particular em Curitiba para casos de remoção e transporte, seja em situações de urgência e emergência, transferência entre hospitais ou alta.

Nós seguimos todos os protocolos de acordo com as normas vigentes para evitar a transmissão do vírus. Mantemos os pacientes, a equipe de saúde e o motorista seguros, usando os equipamentos de EPIs necessários, realizando a desinfecção dos aparelhos e cuidando da limpeza e higienização da ambulância particular.

Veja algumas das medidas de cuidados de propagação e contágio recomendados para o transporte em ambulância particular seguidos rigorosamente pela Brasil Emergências Médicas, garantindo a segurança de todos:

  • Após cada atendimento suspeito ou confirmado de COVID-19, é realizado a limpeza e desinfecção adequada da viatura/ambulância;
  • A limpeza da viatura é uma ação de toda a equipe, incluindo condutor, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico.
  • Envolver os bancos dianteiros com saco plástico (trocando sempre que houver rompimento);
  • Proteger mochilas e outros itens impermeáveis com filme PVC para facilitar a limpeza posterior.
  • Utilizar caixas de medicamentos menores e de material lavável, organizadas com medicamentos essenciais para serem levadas para fora da viatura. A mochila/ maleta principal contendo medicamentos completos pode ser mantida protegida dentro da viatura/ambulância.
  • Evitar abrir armários e compartimentos, a menos que seja essencial. Se algum equipamento for necessário deve ser retirado do armário antes de iniciar atendimento ao paciente;
  • Manter as janelas da viatura/ambulância abertas para favorecer a ventilação e a circulação do ar. O ar-condicionado ou a ventilação nos veículos deve ser configurado para extrair e não recircular o ar dentro do veículo.
  • É obrigatório o uso de EPI padronizado durante os procedimentos de limpeza;
  • Recomenda-se que a limpeza seja realizada imediatamente após a transferência de cuidado do paciente, ainda na unidade de destino, para reduzir a exposição dos profissionais.
  • Deve-se minimizar o número de pessoas na ambulância com o paciente durante o transporte. Familiares devem ser orientados a seguir por meios próprios. Os casos extraordinários devem ser avaliados em conjunto com a CR.
  • O paciente deve utilizar máscara cirúrgica durante todo o percurso, desde que tolerada, exceto se indicado oxigenoterapia por máscara;

Manter todos os cuidados necessários no combate ao Coronavírus é muito importante. Ter um atendimento médico adequado para tratamento dos sintomas e acompanhamento do quadro também é decisivo para evitar o agravamento da doença.

A Brasil Emergências Médicas garante a todos os seus clientes o conforto e a segurança necessários para realizar todos os seus serviços. Nossa “ambulância particular” está em perfeito estado e de acordo com as normas e regulamentos vigentes. Contamos também com uma equipe capacitada e treinada para lidar com situações de urgência e emergência.

Caso você tenha interesse em contratar uma ambulância em Curitiba e queira fazer um orçamento, entre em contato conosco agora mesmo!

ambulância particular