Entenda o mundo do consignado

Entenda o mundo do consignado. Quais suas vantagens?

Empréstimo consignado é destinado aqueles que tem cargo público, trabalha com carteira assinado ou recebe algum benefício do INSS, essa modalidade é famosa por ser mais barata do que as outras opções oferecidas no mercado financeiro. 

Quer saber mais a respeito? Fique conosco e leia este artigo para entender melhor como funciona o Mundo do Consignado, confira aqui os principais detalhes:

O QUE É O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

Tipo de empréstimo este que se caracteriza por sua diferença na forma de pagamento: mensalmente é descontado diretamente de seu salário ou benefício do INSS as parcelas contratadas. 

Com essa garantia que as instituições financeiras tem de que receberão o valor cedido em dia, se da a vantagem de menores taxas de juros do que de um empréstimo pessoal por exemplo, ocorrendo assim menos riscos de inadimplência.

Esse tipo de empréstimo já se tornou comum, qualquer pessoa sabe o que significa e nem precisa consultar um dicionário de finanças, mas qual as vantagens? Quando vale a pesa usar? Quem pode fazer? É sobre isso que falaremos a seguir.

VANTAGENS

– Taxas de juros menores:

Com a vantagem de uma das melhores taxas de juros do mercado, o consignado se torna útil em situações emergenciais.

– Prazos mais longos:

Nesta modalidade costuma se dar prazos longos para o pagamento. Chegando em até 120 meses em alguns casos.

QUANDO VALE A PENA USAR?

– Quando não se compromete o seu orçamento, e a parcela cabe no seu bolso.

– Quando se tem dívidas grandes no cartão de crédito ou cheque especial. Como os juros dessas modalidades são bem maiores, é vantajoso o uso do consignado para conseguir quitar suas dívidas, reduzindo assim o valor total a se pagar.

QUEM PODE FAZER O EMPRÉSTIMO?

Como está modalidade tem o seu pagamento feito como desconto diretamente da folha salarial ou benefício recebido, nem todos conseguem usufruir dessa linha de crédito. 

Por esse motivo essa modalidade é popularmente conhecida entre os Aposentados, Pensionistas do INSS, Servidores Públicos e Militares das forças armadas. 

Até funcionários de empresas privadas, com carteira assinada, tem problemas ao tentar contratar, porque só conseguem o adquirir se a sua empresa onde trabalha possuir convênio com algum banco.

É PRECISO SER CORRENTISTA DO BANCO EM QUE FARÁ O EMPRÉSTIMO?

Não. Quem contrata o crédito consignado não é obrigado a ter conta no banco onde fará o empréstimo.

ONDE CONTRATAR?

Se você trabalha com carteira assinada será preciso comparecer primeiro ao setor de recursos humanos (RH) de sua empresa. Lá, descubra quais são as instituições financeiras que sua empresa possui convênio e que oferecem o empréstimo. 

Beneficiários do INSS e Funcionários Públicos devem procurar os bancos, nesse caso sendo possível contratar o empréstimo pessoalmente ou até mesmo online.

O BANCO FAZ ANÁLISE DE CRÉDITO ANTES DE EMPRESTAR O DINHEIRO?

Sim. Por isso, mesmo com a garantia do salário, o empréstimo pode ser negado.

– Qual é o limite de crédito?

Segundo informações do Banco Central, o valor das parcelas não podem comprometer mais do que 35% do salário do trabalhador ou do benefício recebido pelo aposentado ou pensionista.

– Os juros do empréstimo consignado são determinados por lei?

Não, varia de banco para banco as taxas cobrada por essa modalidade de crédito.

CONCLUSÃO

Mesmo essa modalidade tendo uma das menores taxas de juros do mercado, é preciso analisar seu orçamento financeiro e necessidade de crédito, para evitar riscos de endividamento.

Para conhecer mais sobre o empréstimo consignado, Procure sua instituição financeira e agende uma avaliação!

Até a próxima!