Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: roteiro para 4, 5 e 6 dias de viagem

Veja atrações imperdíveis para um roteiro de poucos dias e sugestões para quem pode ficar mais alguns.

A capital carioca é conhecida como cidade maravilhosa e não é por acaso. O local tem tantos lugares que valem uma visita que é impossível conhecer todos em apenas uma viagem. Por isso, especialmente se é a primeira vez que você vai até lá, ter um roteiro é fundamental para não ficar perdido em meio à variedade de opções.

Primeiramente, você precisa planejar como vai chegar ao Rio e onde vai ficar hospedado. Pela rodoviária, chegam ônibus de vários lugares, por linhas como as da Viação 1001. De lá, você tem fácil acesso aos bairros mais famosos da cidade, onde você provavelmente irá se hospedar.

Passagem compra, é hora de saber quais são os lugares que você quer visitar. Não sabe por onde começar? Fizemos uma lista para estadias de 4, 5 e 6 dias, um guia que você pode adaptar conforme seus interesses.

Roteiro para 4 dias

Uma viagem de 4 dias é ideal para quem não gosta ou não pode passar muitos dias longe de casa e, com um bom roteiro, é possível fazer vários passeios. Veja as dicas.

Dia 1 – praias de Copacabana e Ipanema + pôr do sol no Arpoador

É normal que os turistas já cheguem ao Rio ansiosos para curtir um dia nas praias mais famosas da capital, então a nossa dica é começar por elas. Copacabana e Ipanema ficam uma do lado da outra, então você pode conhecer as duas no mesmo dia.

Aproveite para caminhar pelo famoso calçadão de Ipanema e tirar uma foto com a estátua de Tom Jobim. Para terminar, que tal aproveitar o pôr do sol na pedra do Arpoador, que também fica perto? Várias pessoas se reúnem lá no fim do dia para aplaudir a beleza.

Dia 2 – Cristo Redentor + noite na Lapa

Todo mundo precisa subir no Cristo Redentor pelo menos uma vez na vida e, se você nunca foi, reserve um dia para isso. É possível chegar no alto do Corcovado de trem ou van. A dica é ir logo cedo e comprar o ingresso com antecedência. Depois, que tal descansar um pouco e curtir uma boa noite nos bares da Lapa?

Dia 3 – Lagoa Rodrigo de Freitas + Parque Lage

Aproveite a terceira manhã para passear de pedalinho em outro cartão-postal da cidade: a Lagoa Rodrigo de Freitas, lugar incrível com vista para o mar. Não muito longe de lá fica o Parque Lage, onde você pode tomar um café durante a tarde e tirar muitas fotos. Caso sobre tempo, curta o fim do dia em alguma praia.

Dia 4 – Pão de Açúcar + praia Vermelha + mureta da Urca

Se essa é sua primeira visita ao Rio, não vá embora sem fazer um passeio de bondinho no Morro da Urca, pois a vista é incrível. Depois, curta o resto do dia na Praia Vermelha, ótima para banho. Vale ainda curtir o fim do dia nas proximidades da mureta da Urca, onde muita gente se reúne para beber uma cerveja.

Roteiro para 5 dias

Tem mais um dia? Nossa dica é seguir a lista acima e reservar o quinto dia para a cultura, já que a cidade também é cheia de museus e outras atrações que valem a visita.

Museu do Amanhã + Museu de Arte do Rio + AquaRio

O Museu do Amanhã é um lugar cheio de ciência e tecnologia que vai impressionar turistas de todas as idades. Fica em uma paisagem incrível, na Praça Mauá, com vista para o mar. O Museu de Arte do Rio (MAR) também fica lá e abriga um acervo de quadros de respeito, além de várias exposições temporárias.

Você também pode visitar o maior aquário marinho da América do Sul, que tem uma diversidade incrível de peixes e onde é possível ver até tubarões. As crianças adoram, mas os adultos também. Fica na Gamboa, bairro onde você pode esticar para comer e beber em algum dos melhores restaurantes do Rio.

Roteiro para 6 dias

Para quem tem a sorte de poder ficar 6 dias ou mais na cidade maravilhosa, a nossa dica é visitar todos os locais acima e curtir mais praias. São várias opções, mas, para esta lista, separamos uma dica das boas.

Prainha, Grumari e Praia do Secreto.

Essas duas primeiras praias, Prainha, praia de grumari, ficam um pouco mais afastadas, na Zona Oeste da cidade. No entanto, justamente por isso, são mais calmas e preservadas. Há quem diga que estão entre as mais bonitas do Rio. Também vale conhecer a Praia do Secreto, onde a maré baixa forma piscinas naturais.