Pesquisa mostra que Cuiabá é a terceira capital do Brasil com as piores calçadas

Pesquisa mostra que Cuiabá é a terceira capital do Brasil com as piores calçadas

As vias públicas nacionais não se mostram das melhores, seja para pedestres ou motoristas e Cuiabá se mostrou forte nesse sentido

Segundo um relatório feito pela Campanha Calçadas do Brasil, a cidade de Cuiabá fica em terceira colocada no ranking nacional que mostra as piores calçadas. O relatório que trabalha em uma escala de 0 a 10, mostra que a capital de Mato Grosso do Sul alcançou a nota 4,52.

Relatos trazidos por um grande portal local, juntamente com toda a população, confirma que Cuiabá realmente deve e muito quando se fala de boas calçadas, ficando claro que a prefeitura não se mostra tão interessada em sanar essa questão.

Entre os bairros, foi verificado que quem mais sofre é a população que mora em Araés, liderando o ranking local. Segundo relatos, a população encontra calçadas cheias de areia e cascalho, além disso o pedestre é obrigado a dividir espaço com carros estacionados, entulhos e mato alto.

O aposentado Bernardo Neves, que é cadeirante devido a um AVC que sofreu, diz:

“Você tem que dividir a calçada com carro. A calçada aqui não vale nada. Não tem calçada, tanto no bairro como no centro”

O que a pesquisa leva em consideração?

Para pontuar de 0 a 10 as calçadas do país, o relatório leva em consideração não só buracos, mas também a qualidade do piso, a largura, inclinação, degraus e a existência de rampas de acessibilidade, também verificando barreiras que podem surgir, como carros estacionados.

Por mais que a culpa recaia sobre a prefeitura, boa parte das calçadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, podendo levar multa caso seja verificado os problemas citados acima.

O município diz que tem um plano que orienta a população sobre a construção e manutenção das calçadas, mas pelo relatório conseguimos ver que o mesmo não está sendo seguido e falta maior verificação para solução dos problemas.

Acima de Cuiabá, temos Fortaleza em segundo colocado e Belém no podium. Segundo o próprio relatório, a cidade com melhores calçadas é São Paulo, mas também observamos muitas com grande dificuldade para passagem de pedestres.