Betacaroteno e vitaminas ajudam a acelerar e a manter a cor do verão; entenda como e veja uma lista detalhada do que incluir na dieta

alimentos que te dão um bronzeado natural

Todo mundo ama aquela cor morena que o sol deixa na pele, mas chegar a ela nem sempre é fácil. Afinal, também precisamos usar protetor solar e nos proteger dos raios nos horários mais fortes. Mas, você sabia que o que você come pode te ajudar a chegar àquele tom bronzeado mais rápido e também a mantê-lo por mais tempo?
 
Uma alimentação balanceada influencia em todo o funcionamento do nosso corpo e nos mantém saudáveis para aproveitar o verão. Mas, além disso, muitos nutrientes que ingerimos podem dar aquela força para o processo de bronzeamento natural. Continue lendo que você vai saber quais são eles e como fazem isso.

Os melhores amigos do bronzeado


Os alimentos ricos em betacaroteno e vitamina A estimulam a produção de melanina, proteína responsável pela coloração da pele.

Além de ajudarem a conquistar o bronzeado, eles também são aliados para que você não o perca rapidamente e têm antioxidantes, que protegem a pele dos radicais livres.

É por eles que começamos nossa lista de melhores amigos do bronzeado. Anota aí:

1. Cenoura - ela é uma fonte riquíssima de vitamina A e de carotenóides, que são os pigmentos que originam o betacaroteno.

2. Beterraba - ela é cheia do próprio betacaroteno.

3. Manga - ela também tem betacaroteno, mas tem mais: possui vitaminas A, C e E, que também são antioxidantes e ajudam a cuidar da pele.

4. Abóbora e outros alimentos dessa coloração - a maioria dos alimentos alaranjados e amarelados têm betacaroteno e o motivo pelo qual isso é bom você já sabe.

5. Espinafre e outros vegetais verde-escuros - também têm boa quantidade de betacaroteno.

Os alimentos ricos em vitamina C também são perfeitos para quem vai se bronzear porque ajudam a te proteger dos raios solares, o que é bom para te deixar com a pele morena, e não avermelhada e sensível. A vitamina C também é antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento que o sol pode acelerar.

O melhor é que os alimentos mais ricos em vitamina C também costumam ser muito refrescantes, a cara dos drinks e sucos que todo mundo adora tomar nos dias quentes. É com eles que seguimos nossa lista:

6. Limão - o rei da vitamina C.

7. Laranja - a rainha da vitamina C.

8- Acerola - além da C, ela tem muita vitamina A, que tem carotenóides que a gente já ama.

9. Caju - também tem vitamina C e carotenóides.

O licopeno é outro antioxidante que ajuda a proteger a pele dos raios solares e também a manter o bronzeado. O que nos leva aos outros dois alimentos da nossa lista:

10. Melancia - rica em licopeno e ainda ótima para nos manter hidratados, o que também é essencial para a pele.

11.Tomate - além de licopeno, ele tem vitaminas A e C.

Mais um nutriente muito bem-vindo é o Ômega 3. A substância ajuda o corpo a absorver o betacaroteno — que estimula a produção de melanina, lembra? Veja alguns dos melhores alimentos:

12. Oleaginosas - as castanhas e nozes são cheias de Ômega 3 e ótimos petiscos.

3. Peixes - também têm tudo a ver com praia e rio e algumas espécies são grandes fontes de Ômega 3.

O ideal é consumir todos os itens dessa lista em algum momento do dia, começando esse reforço pelo menos uma semana antes daquela viagem à praia ou ida ao clube. Use a criatividade para pensar em saladas, sucos e até mesmo em drinks que ajudem no seu objetivo.

Para turbinar ainda mais o bronzeado ou para quem não quer ou não pode tomar muito sol, os autobronzeadores são ótimas opções. Mesmo assim, cuidar da alimentação ajuda a pele a ficar bonita e viçosa.

Por fim, não se esqueça de tomar muito líquido e reforçar a hidratação com um creme adequado para o seu tipo de pele no fim do dia. E não precisamos nem dizer para nunca se expor ao sol sem protetor solar. Ele não atrapalha a obtenção do tom dourado, pelo contrário, ajuda a conseguir um bronzeado saudável.