A informática focada em concursos públicos vêm sofrendo um grande avanço nos últimos anos, tendo em vista os benefícios deste aprendizado para a vida profissional.

estudar informática focada em concursos públicos

Mas, para quem deseja obter os benefícios do mundo digital no mercado de trabalho, é importante aprender da forma certa sobre os recursos do computador.

Por essa razão, o material de hoje foi elaborado para te apresentar algumas dicas que auxiliarão no aprendizado de informática para concursos públicos.

Então, se deseja turbinar suas habilidades e assim aumentar suas chances de aprovação nos concursos, continue com a sua leitura!

Como a informática pode auxiliar em concursos públicos


Quando falamos em concurso público, boa parte das pessoas logo pensa na necessidade de estudar muito sobre as questões do exame, a fim de garantir a aprovação.

Com isso, muitos partem para pesquisar por simulados e por conteúdos sobre a área de atuação, com o intuito de dominar todos os assuntos que possam cair na prova.

Mas, o que poucos consideram é que existem outros conteúdos fundamentais para esse tipo de prova, que muitas vezes não são tão óbvios, como é o caso da informática.

A informática focada em concursos públicos é um tema de extrema importância, uma vez que é um conhecimento fundamental, muitas vezes exigido durante o processo de seleção, ou até mesmo no dia a dia profissional.

E, diferentemente do que muitos acreditam, a informática básica acaba não sendo tão interessante para isso, visto que é preciso focar os estudos para o uso em concurso público.

Nesse caso, os conhecimentos em informática devem englobar todas as necessidades do dia a dia profissional, além de dominar alguns assuntos específicos, como é o caso do pacote Office.

A seguir veremos algumas dicas fundamentais para quem deseja estudar informática focada em concursos públicos, que auxilie na aprovação e atuação profissional!

1. Foque no pacote Office


Há quem considere o pacote Office como um conhecimento básico e pouco importante, afinal de contas, quem hoje em dia não consegue criar um documento no Word ou uma planilha do Excel?

Se pararmos para refletir apenas sobre esse ponto de vista, de fato pode não se mostrar tão necessário investir nesse tipo de aprendizado, mas não podemos nos esquecer que o uso do pacote Office vai muito além dessas funções simples.

Caso você vá prestar concurso público para um cargo de engenharia civil, por exemplo, pode ser necessário saber produzir uma planilha completa, que traga dados estatísticos.

Nesse caso, apenas saber colocar informações nas células da planilha acaba não sendo suficiente, e te deixaria para trás, frente aos demais candidatos.

O mesmo vale para elaboração de documentos, ou até mesmo para criação de apresentações no PowerPoint, que devem ser bem elaboradas.

Sendo assim, se você deseja evitar desafios e garantir máximo conhecimento em informática focada em concursos públicos, certamente vale apostar em um curso de informática com foco no pacote Office.

2. Selecione bons cursos


Continuando a falar sobre cursos, atualmente não são todas as pessoas que consideram a necessidade de investir nesse tipo de conteúdo quando se trata de informática.

Isto se deve ao fato do computador e da internet terem se tornado objetos de uso cotidiano, o que faz com que muitos vejam o uso como simples e básico.

Mas, quando falamos em informática para uso profissional, especialmente focada em concursos públicos, apenas o uso do dia a dia pode não ser suficiente.

Afinal de contas, não pense que nas questões do concurso você encontrará perguntas simples, como “qual o mecanismo utilizado para ligar o computador?”, pois isso certamente não ocorrerá.

As questões elaboradas para concurso público são bem mais complexas, e o nível depende diretamente do cargo que se pretende ocupar.

Por isso, apostar em um bom curso de informática pode se mostrar essencial, uma vez que te ensinará desde os conceitos mais básicos, até conteúdos mais elaborados sobre a área.

Desse modo, você poderá se considerar devidamente preparado para qualquer questão que surgir durante a prova de concurso, e/ou qualquer desafio profissional!

3. Tire um tempo em sua rotina para estudar/treinar


De nada adianta fazer diversos cursos de informática focada em concursos públicos, se você não separa nenhum momento do seu dia para treinar e estudar sobre o assunto.

Como já vimos, a informática não consiste apenas em ligar o computador e acessar a internet, já que existem muitas funções e questões nesse universo bem mais complexas.

Sendo assim, quem pretende dominar o assunto, ao ponto de conseguir se considerar um especialista ao ocupar um cargo público, deve priorizar o treino e os estudos.

Isso vale especialmente para o pacote Office, uma vez que não tem outro meio para desvendar todas as suas funções, se não for por meio do estudo diário.

Mas, fique tranquilo (a), pois não é preciso dedicar horas e horas ao conteúdo, pois apenas alguns minutos por dia são suficientes para te familiarizar com esse universo.

Uma boa dica é tentar agregar suas horas de estudo de simulados com esse conteúdo, afinal de contas, por que não utilizar o Word para elaborar os seus simulados?

Seja qual for o método escolhido, certamente será de grande valor para o seu conhecimento, o que agregará e muito no seu desempenho nos concursos públicos!

4. Reconheça e trabalhe suas dificuldades


A última dica acaba não sendo considerada por muitos, afinal de contas, por que focar nas dificuldades, quando podemos priorizar aquilo que já sabemos?

Esse tipo de pensamento até pode servir para motivação, mas não podemos nos esquecer que só desenvolvemos as dificuldades a partir do momento que focamos em vencê-las.

Por isso, separe tudo aquilo que você não consegue entender bem em informática, e foque os seus estudos nesses assuntos.

Afinal de contas, do que adianta você focar em Excel, se você já sabe praticamente tudo o que deveria saber sobre o tema?

Priorize aquilo que tem dificuldade, e assim poderá ter muito mais facilidade de responder as questões, e a informática focada em concursos públicos nunca mais será um problema em sua vida profissional!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.