Encarando os seus medos como um empreendedor

Encarando os seus medos como um empreendedor

É comum entre todos os empreendedores ter que encarar diversos desafios diários, ainda mais no Brasil, um dos países com tantas dificuldades, burocracias e complexidades fiscais para qualquer empreendimento.

Todo mundo com quem já falei e que é um empreendedor teve que ficar cara a cara com seus medos. Eu também tive que fazer isso. Quero compartilhar com vocês algumas das técnicas que usei para enfrentá-las. O primeiro passo é não estar em negação: encare seus receios , para que possa superá-los.

O medo é uma questão tão grande que impede as pessoas de se tornarem empreendedoras. Eu ouvi do CEO de uma empresa de marketing de rede imobiliária que, embora ele tenha pessoas realizando seminários da empresa, que talvez 2 a 5% das pessoas que participaram dos seminários realmente vão sair e aplicar o conhecimento adquirido ao ofertar imóveis. Ele está convencido de que o resto está paralisado pelo medo.

Aqui estão algumas das técnicas que usei como aprendi com os empreendedores que conheço:

Você é o que você pensa

Quando você se encontrar refletindo demais, sem conseguir produzir tanto, com a cabeça sobrecarrega com cenários ruins para o seu negócio, concentre-se um minuto no que você quer. Imagine você conquistando seus objetivos. Veja a sua nova casa. Enxergue você com seus clientes, fechando negócios, com seu carro novo. Você tem o que você se visualiza.

Esqueça pensamentos negativos

Quando você se ouve dizendo que você não é bom o suficiente – você vai falhar. Basta mudar isso, troque os seus pensamentos e suas falas. Deixe de lado pensamentos e falas negativas, seja positivo. Acredite no poder dos pensamentos e das palavras: pense no que você pode fazer para superar as adversidades e, ao invés de ficar apenas planejando, execute. E sempre com pensamentos positivos.

Tenha amigos ou sócios para te apoiar

Espero que você tenha sido capaz de encontrar algum nível de apoio de pelo menos um outro empreendedor. Idealmente, você tem um outro amigo ou sócio que te apoia. Se não, então você deve ter algum tipo de rede de suporte de sua equipe com quem você possa falar. Além do apoio, é importante contar com conselhos diversificados, para que você possa enxergar as coisas com outros olhares.

Leia livros e artigos de desenvolvimento pessoal

Isso vai te ajudar a desenvolver recursos e ferramentas para aprimorar seu dia a dia, e para você se desenvolver. Leia histórias de empreendedores que conquistaram seus medos, que superaram grandes desafios, e use os aprendizados para aprender e se inspirar.

Não pense tanto, comece a executar mais

Às vezes, apenas dar um pequeno passo ajuda a caminhar o suficiente para que o medo ou a insegurança não te atrapalhe. Um exemplo seria deixar de escrever um artigo como este por medo do fracasso. Apenas começando, você pode criar impulso suficiente para concluir.

Visualize o resultado, mas torne a sua disciplina seu principal objetivo

Há uma diferença sutil aqui para o empreendedor. Claro que todos buscamos o resultado, mas talvez isso não esteja no seu controle direto. Visualize o resultado em sua mente, mas faça do seu principal objetivo a busca consistente pela disciplina, de forma a estar sempre agindo para conquistar seus resultados. A ação eventualmente produzirá o resultado e você certamente pode alcançar esse objetivo.

Curtiu as dicas?

Essas dicas foram preparadas pela Amazona Beachwear , uma loja online de biquini, com diversos modelos como o biquini asa delta, biquini fio dental e que também vende biquini no atacado.