concurso para construção civil

O que você precisa saber antes de prestar concurso para construção civil

Estabilidade financeira e reconhecimento no trabalho são objetivos claros de quase todo profissional, e para chegar a esse resultado muitos recorrem ao concurso público como uma maneira de assegurar ainda mais a sua carreira.

Não é novidade para ninguém a situação preocupante que o Brasil se encontra quando o assunto é economia e empregabilidade, são milhões de desempregados e pessoas à procura de um mínimo serviço para prestar e poder ganhar algum dinheiro.

As pessoas que possuem a chance de estudar e prestar um concurso público devem abraçar essa oportunidade e se esforçar para que ela não escape entre seus dedos.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação ao concurso público no Brasil, e por isso, fizemos este artigo para ajudar você que pensa em prestar um concurso na área de construção civil.

O que é um concurso público?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o famoso concurso público, mas não sabem ao certo qual a sua real função, então vamos lá.

De forma bem simples, um concurso público é uma prova realizada por diversos profissionais que desejam ingressar em determinada área dentro de um órgão público.

Essas áreas variam desde a comunicação como uma assessoria tributária até a parte de direitos como um advogado trabalhista.

Baseando-se nas notas desta prova, o que obter o melhor resultado é selecionado para a vaga.

Aqui no Brasil são mais de 21 milhões de pessoas que prestam algum concurso público por ano, isso só mostra como a rede pública ainda possui um grande poder de aquisição de novos profissionais para diversas áreas.

Muitos optam pelo concurso público porque têm o sonho de trabalhar em uma empresa da rede pública ou porque sabem que esse cargo fornece diversos benefícios e um salário nada mal.

São inúmeras profissões que oferecem a possibilidade de admissão por meio de um concurso publico hoje, algumas delas são:

Mas, para prestar um concurso, os estudantes também devem obedecer os requisitos exigidos por lei para tal ação, e vamos falar sobre eles agora.

Requisitos básicos para se prestar um concurso público

Assim como tudo na vida, o concurso público também não é um mar de rosas e possui algumas regrinhas que precisam ser seguidas ao pé da letra para que o estudante não tenha problemas ou não perca a chance de ingressar na rede pública.

Todos os requisitos apresentados aqui vão de acordo com a Lei nº 8.112/90 que estabelece seis regras para quem irá prestar concurso público, são elas:

1- Nacionalidade brasileira

Em primeiro lugar, o estudante precisa ser brasileiro, ou seja, o seu país de nascimento precisa ter sido o Brasil.

Essa é uma das regras principais e que valem para qualquer cargo, desde um estágio em uma empresa de descupinização até a segurança da prefeitura.

Sendo assim, estrangeiros não podem prestar nenhum tipo de concurso público, a não ser os portugueses que são salvos pelo Estatuto de Igualdade de Direitos entre Brasil e Portugal, que garante uma exceção a eles para realizarem concurso por aqui.

2- Nível de escolaridade do cargo

Os concursos públicos sempre apresentam um edital antes da prova, este edital nada mais é do que um documento que mostra quais os requisitos o estudante precisa cumprir para se candidatar a aquele cargo.

E um desses requisitos que devem ser cumpridos ao pé da letra é o nível de escolaridade exigido pelo cargo, se o cargo exige que o estudante tenha o nível superior completo é necessário obedecer essa regra à risca.

Se para trabalhar em uma administradora de condomínios é pedido que tenha o nível técnico, não corra o risco de se candidatar se não obedecer este requisito, pois sabe que a resposta será não.

3- Gozo dos direitos políticos e eleitorais

Este requisito já aborda os privilégios e ações que os estudantes exercem também como cidadão e brasileiros e que se não compridos podem atrapalhar o resultado final.

O voto, por exemplo, é um direito que o cidadão possui por ter a possibilidade de escolher os seus governantes de acordo com os seus valores e princípios.

É preciso apresentar o seu último comprovante de voto para provar que tem feito a sua função como cidadão.

4- Quitação com as obrigações militares

Também é necessário estar em dia com as suas funções como eleitor e militar, no caso dos homens.

Sendo assim, para os homens, é preciso apresentar algum documento que comprove o seu alistamento nas forças armadas para provar que também está com todos os documentos e deveres em dia.

5- Idade mínima de 18 anos

Esse requisito não é novidade para ninguém, para realizar qualquer serviço no Brasil, seja contratar uma assessoria contábil ou para tirar uma Carteira de Habilitação, é necessário ter no mínimo 18 anos.

Entretanto, nada te impede de já ir pesquisando e estudando para os cursos mesmo ainda sendo menor de idade. Dessa forma, você estará ainda mais preparado para o concurso quando chegar aos 18 anos.

6- Aptidão física e mental

Por fim, mas de forma alguma a menos importante, o concurseiro precisa ter aptidão física e mental, ou seja, não apresentar nenhuma doença ou problema relacionado a essas áreas que coloque o seu desempenho em prova.

Assim como se procura por um plano odontológico quando se tem um problema dental, não pense duas vezes antes de procurar uma ajuda especializada caso você tenha algum problema físico ou mental.

Mesmo que você não esteja sentindo nada no momento, consulte o seu médico para fazer um check-up e consulte um terapeuta para desabafar e falar sobre esse processo que não é fácil.

Esses são os requisitos exigidos por lei para que você obedeça e não tenha nenhum problema na hora de prestar o concurso e ir atrás do seu sonho.

O que estudar para um concurso na área de construção civil?

Este tópico é totalmente dedicado a você que estuda engenharia civil e deseja prestar um concurso para trabalhar em um escritório de projetos de engenharia pública.

Separamos uma lista com as matérias que mais caem nesse tipo de concurso, contendo desde os assuntos mais frequentes até aqueles que não são cobrados, mas que também merecem a sua atenção.

Confira:

  • Concreto armado;
  • Instalações hidrossanitárias e elétricas;
  • Orçamento, planejamento e licitações;
  • Sistemas e técnicas construtivas;
  • Saúde e segurança do trabalho;
  • Fundações de estrutura de contenção;
  • Materiais de construção;
  • Mecânica dos solos;
  • Análise de estruturas;
  • Saneamento e meio ambiente.

Esses são alguns dos assuntos mais cobrados dentro de um concurso na área de construção civil, fique neles e continue estudando para obter o resultado que espera.

Dicas para quem irá prestar um concurso público

Prestar um concurso público é um grande desafio na vida do profissional que sempre almejou um cargo público, o nervosismo e a ansiedade parecem tomar conta do estudante, e se isso não for controlado pode trazer graves problemas.

Assim como um economista precisa criar uma gestão de folha de pagamento para organizar as suas finanças, você também deve organizar a sua rotina e horários para não deixar os estudos consumirem você e nem procrastinar as suas tarefas.

Por isso, preparamos uma outra lista contendo dicas eficazes e práticas para te ajudar a ter um dia a dia um pouco mais leve e um cronograma mais flexível para estudar bastante e continuar descansando e tendo momentos de lazer.

Para isso:

  • Estude pelas provas anteriores;
  • Crie um planejamento de estudos;
  • Descarte atividade que não agregam em nada;
  • Faça pausas de vez em quando;
  • Leia o edital atentamente;
  • Tenha um livro com questões sobre o concurso;
  • Mantenha a calma;
  • Faça terapia ou meditação;
  • Cuide da sua saúde física e alimentação;
  • Saia de vez em quando, para se divertir.

A organização faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa, e principalmente na de quem dedica boa parte do seu tempo aos estudos para a prestação de um concurso público.

Essas são dicas, não só para te ajudar a estudar mais e manter a concentração, mas para cuidar do seu bem-estar e tornar esse processo mais leve e simples para você.

Considerações finais

Não deixe de estudar e de continuar indo atrás de informações e conteúdo valioso para te ajudar nessa jornada, o caminho não é fácil, mas o resultado irá valer a pena.

Boa sorte na sua trajetória e que as dicas apresentadas aqui possam te ajudar a se organizar e continuar indo atrás do seu sonho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.