Como cuidar da pele da região dos olhos

Como cuidar da pele da região dos olhos?

Entenda as queixas e como cuidar melhor dessa região.

A região da pele dos olhos é, sem sombra de dúvidas, uma das mais sensíveis do corpo humano. Composta por uma pele mais fina que o restante do corpo e, ao mesmo tempo, uma musculatura responsável pelos movimentos dos olhos (as pálpebras superior e inferior) é natural que seja uma das áreas mais suscetíveis às ações do tempo.

É natural a pele da pálpebra afundar com o passar dos anos, mas existem algumas ações que podem intensificar ainda mais esse processo. Em contrapartida, também existem algumas maneiras de cuidar melhor dessa região. Confira abaixo as principais queixas e como cuidar da região dos olhos.

Principais queixas

As principais queixas da população em relação à área dos olhos são as rugas, os pés-de-galinha, as linhas de expressão e as famosas olheiras. Todas estas, com exceção das olheiras, são causadas pelos movimentos naturais de “abre e fecha” dos olhos, pelas expressões repetidas ao longo do dia e pela produção de colágeno que vai caindo de acordo com a idade (esse é um processo normal).

No mercado, já existem disponíveis diversos produtos específicos para essa região, com destaque para a vertente de cosméticos saudáveis. Mas para além disso, alguns fatores podem acelerar esse processo, como a poluição, o tabagismo, pouca hidratação (seja externa ou interna), a privação de sono e a exposição ao sol. Este último é o mais danoso de todos.

Já as olheiras, que consistem no escurecimento das pálpebras inferiores pelo acúmulo de hemoglobinas que causam alterações nos vasos e na pigmentação, têm uma natureza diferente. Alguns são puramente genéticos ou por eventos naturais, como o período menstrual. Outros são causados por hábitos como a privação de sono, cansaço, estresse, cigarro, bebida e pela exposição solar. Isso não quer dizer que não se pode fazer algo em relação a isso caso algumas dessas situações ocorram com você.

Um ponto de atenção para a região das pálpebras é o sol. A região pode ser deixada de lado na hora da aplicação do protetor solar e acabar ficando mais suscetível aos raios ultravioleta, que causam manchas e escurecimento. Use e abuse também dos óculos escuros quando for se expor diretamente ao sol por um longo período.

Quando e como começar a cuidar dessa região?

Diversos especialistas afirmam que o melhor momento para começar a cuidar da região dos olhos é a partir dos vinte e cinco anos. Isso, é claro, em se tratando de produtos e cuidados mais específicos. Contudo, isso não quer dizer que outras práticas, como uma boa alimentação e hidratação (em todos os sentidos), não ajudem a prevenir.

Para manter a pele dos seus olhos mais saudáveis e com uma boa aparência, tenha boas noites de sono, alimente-se bem, hidrate-se (tanto de dentro para fora, consumindo água de maneira regular, quanto a própria pele com um bom creme hidratante), evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas e abuse do protetor solar. E, é claro, consulte o seu dermatologista para saber quais são os produtos mais específicos para o seu tipo de pele e suas necessidades.

Um produto que tem se mostrado um grande aliado da região das pálpebras é a água micelar. Esse produto é recomendado por especialistas por não conter componentes que possam irritar a derme, como álcool e parabenos. A água micelar limpa e retira a maquiagem. E falando em maquiagem, a água micelar é uma ótima opção de demaquilante.

Somando tudo isso a uma rotina de cuidados feita especificamente para você, a região da pele dos seus olhos ficará mais fortalecida e com uma boa aparência. Que tal já começar hoje?

Leitura recomendada: Mitos e Verdades sobre Fios de PDO, saiba mais com o Dr. Fabio Barros.